ATPS - Técnicas De Negociação
Trabalho Escolar: ATPS - Técnicas De Negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ss1979 • 30/9/2014 • 1.424 Palavras (6 Páginas) • 280 Visualizações
Anhanguera Educacional – Unidade Taboão da Serra
ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas
Técnicas de Negociação
CAMILLA DE LAURA FRAGOSO DE SOUZA RA: 8091831297
SIDNEY DA SILVA RA: 2400001934
MARIANA S. F. AMORIM DE SOUZA RA: 2400001168
ROMEU ALMEIDA CORREI A RA: 8490218681
Sumário
Etapa 1 4
CONCEITOS DE NEGOCIAÇÃO 4
CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO DO GRUPO 5
CTN – COMITÊ DE TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO 5
Missão 6
Objetivos 6
Etapa 2 6
1- Artigo Case Rommanel: Forças de vendas por sms, Comunicação com resultado. 6
3- Poder nas Organizações. 6
4- Hoffmamm- Poder nas Organizações. 7
Esquema de Negociação 7
Relatório 8
Bibliografia: 9
Etapa 1
CONCEITOS DE NEGOCIAÇÃO
Existem várias definições para negociação, dentre essas vastas definições concluímos que negociação é um processo de comunicação, de duas ou mais partes em busca de uma solução satisfatória para todos envolvidos, usando de variáveis e elementos em busca do processo ideal, afim que estabeleça uma negociação duradoura utilizando da ética para tal finalidade.
As negociações devem ser planejadas, requer muito trabalho, mas no final a certeza de que o resultado será satisfatório é garantido.
Planejar a negociação requer certos conhecimentos, o uso dos elementos é fundamental na negociação, permite ao negociador a capacidade de conduzir a negociação de maneira que garantam a efetivação dos processos, cabendo ao negociador decidir qual a melhor maneira de estabelecer a conduta a ser utilizada na negociação.
Abaixo, segue algumas definições selecionadas que foram desenvolvidas por renomados estudiosos, expressando diferentes pontos de vista sobre este assunto, como por exemplo:
• “Esperar que as partes se encontrem, negociem e cheguem ao acordo, sem que haja aproximação anterior, conversação habitual, confiança mútua é, não só ilógico, como uma arriscada aventura.” (Matos, 1985).
• “Negociação é o processo de buscar a aceitação de ideias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.” (Andrade, 2007).
• “Negociar bem é uma mistura de arte e ciência. Saber negociar é fundamental para o seu sucesso tanto profissional quanto pessoal.”
CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO DO GRUPO
A negociação presente de maneira constante em toda nossa vida nos envolve em barganhas, trocas e concessões, nas quais as questões de interesses (obter vantagem) sempre estão em jogo, assumindo riscos e gerando oportunidades para as partes integrantes da negociação.
É um processo de comunicação onde há objetivos principais que são aqueles que podem ser facilmente acordado, caso a outra parte da negociação estiver de acordo. Os dois lados da negociação podem ser resistentes ao que forem propostos a eles, assim, através de negociações tensas e cansativas, eles irão buscar um meio termo, sobre as metas / objetivos de ambas as partes.
As negociações ocorrem no momento em que as partes estejam dispostas a realizar o acordo, isso ocorre fundamentalmente nesse princípio.
A chave para o acordo está nas concessões, e na certeza que ambas as partes irão obter vantagens nesse acordo. Classificam os acordos das negociações, como ganha-ganha, perde/perde, ou ganha/perde. Apesar da pouca experiência, entendemos que a única classificação que se pode considerar de negociação é a ganha-ganha, pois atende as expectativas de ambas as partes e será uma parceria duradoura, as demais são conquistadas por meios antiéticos e não geram resultados duradouros.
Para obter sucesso com um bom resultado de uma negociação, é fundamental que ambas as partes negociantes, tenham as metas e objetivos muito bem esclarecidos e alternativas para um possível plano B, capaz de satisfazer aos interesses, dos envolvidos. As partes devem saber o que é esperado e quais os objetivos que guiarão a busca do acordo.
CTN – COMITÊ DE TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Foi instituído em 01/04/2014 o Comitê de Técnicas de Negociação (CTN), tendo como participantes Sr. Sidney Silva (Presidente), Sra. Camilla de Laura Fragoso de Souza (Vice- Presente), Mariana Souza (Secretária), e os demais serão membros suplentes.
O presidente terá como principal atividade analisar o planejamento apresentado pelos suplentes.
O vice-presidente será responsável comunicação do processo de negociação;
A secretária responsável por coletar informações sobre caso negociado para munir o Comitê;
Os membros suplentes devem concentrar nos interesses básicos da negociação, visando os interesses de ambas as partes e buscando estabelecer ganhos mútuos para ambas as partes;
Mediante as informações fornecidas o Comitê se reunirá passa discutir o planejamento buscando gerar ideias e decidir qual a melhor estratégia para um acordo comum.
Missão
Promover uma negociação visando a responsabilidade ambiental e social, criando uma consciência social visando um futuro melhor com lucratividade.
Objetivos
Oferecer
...