Abacaxí: manejo e produtividade
Resenha: Abacaxí: manejo e produtividade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ro.ade • 5/6/2013 • Resenha • 777 Palavras (4 Páginas) • 711 Visualizações
Abacaxí: manejo e produtividade
O produtor interessado em cultivar abacaxi já pode ir se preparando e se inteirar das recomendações feitas pelos técnicos da Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (IPA) sobre a cultura. O plantio do abacaxizeiro, quando irrigado, pode ser iniciado em qualquer época do ano, mas nas condições de sequeiro, o período propício vai de fevereiro a maio. Em Pernambuco, as regiões do Agreste (municípios de Pombos, Glória do Goitá, Gravatá, Riacho das Almas) e da Zona da Mata-Norte (Goiana, Itambé, Condado) são as mais indicadas
O ciclo do abacaxi, do plantio a colheita do fruto, varia de 14 ou 15 meses, nos plantios irrigados e de aproximadamente 18 meses, nos plantios tradicionais de sequeiro. A Pérola ou Pernambuco e a Jupi são as variedades mais cultivadas para o consumo "in natura", enquanto que, para exportação e industrialização, a Smooth cayenne é a mais recomendada.
O abacaxizeiro é resistente à seca, mas para uma produção comercial é necessário que haja suprimento de água nas principais fases de desenvolvimento da planta, principalmente durante o período de crescimento e formação do fruto.
Como plantar
O plantio pode ser feito em sistema de fileiras simples, utilizando-se os espaçamentos de 0,90 x 0,30cm (37.000 plantas/há) ou 0,80 x 0,30cm (41.600 plantas / há) ou, em fileiras duplas com espaçamentos de 0,90 x 0,40 x 0,40cm (38.400 plantas/há), 0,90 x 0,40, 0,35 cm (44.00 plantas / há) ou 0,90 x 0,40 x 0,30cm (51.200 plantas / há) com disposição das plantas em triângulo.
O rendimento médio esperado do abacaxi, para uma densidade de 41.600 plantas /ha, é de aproximadamente 50 toneladas. Utiliza-se, no plantio, os mais diversos tipos de mudas como o rebentão, filhote-rebentão, filhote e coroa; sendo as do tipo filhote as mais usadas. Não é aconselhável utilizar em um mesmo plantio diferentes tipos de mudas. O plantio deve ser feito apenas com mudas do mesmo tipo e com tamanho uniforme dentro de um mesmo talhão (25cm de comprimento ou com peso de 150 - 250g), para que se alcance uma uniformidade na época de colheita e no tamanho dos frutos.
O abacaxizeiro pode ser cultivado tanto em solos arenosos como nos argilosos, com preferência para os primeiros.
Adubação
O adubo deve ser distribuído diretamente na axila da folha basal, evitando-se que os adubos caiam nas folhas superiores (mais novas) ou no "olho" da planta. A adubação deve ser feita no ato do plantio, aplicando em fundação, na cova, todo o fósforo e, em cobertura, o nitrogênio e o potássio, parcelados aos 30, 60, 90, 180 e 270 dias
A indução da floração ou a chamada "queima" do abacaxi permite controlar a época de floração e conseqüentemente, a maturação dos frutos, possibilitando ao produtor não só reduzir o período de colheita como também a obtenção de frutos na entressafra. Esta prática consiste na utilização de carbureto de cálcio na forma sólida (um a dois gramas por planta) ou líquida (50ml da solução), aplicada na roseta foliar de cada planta. Além do carbureto, pode ser usado também o ETHEPHON na forma liquida, quando a planta estiver com 11 a 12 meses de idade.
...