Admininstração De Empresas
Trabalho Escolar: Admininstração De Empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diiegogomes • 7/11/2013 • 1.714 Palavras (7 Páginas) • 540 Visualizações
1. O conhecimento dos custos de uma empresa pode contribuir para sua melhor gestão?
No cenário econômico atual, o mercado consumidor está cada vez mais exigente. O ambiente competitivo em que as organizações estão inseridas, as mudanças no sistema deprodução e a introdução de novas tecnologias conduzem às empresas a responderem de forma
1.1 CUSTOS E SUA CLASSIFICAÇÃO
Conceitualmente custo é o gasto que é aplicado na produção ou em qualquer outra função de custo, gasto esse desembolsado ou não. É o valor aceito pelo comprador para adquirir um bem ou é a soma de todos os valores agregados ao bem, desde sua aquisição, até que ele atinja o estágio de comercialização (Dutra 2003). Os custos, para atender os seus objetivos específicos e facilitar o entendimento prático,são classificados de diferentes formas limitando o número de contas numa lista pré-determinada num rol das contas de cada empresa.
1.2. Quanto à função
Objetiva a identificação do custo das diferentes atividades da empresa de forma a possibilitar um maior controle dos valores orçados para cada uma delas. Segundo Dutra (2003) as funções podem concentrar-se em cinco níveis – direção, apoio, gerência, supervisão e execução. Sendo no nível de gerência os custos classificados em três funções distintas:
1) custos de produção – ocorrem no setor de produção e são necessários à fabricação de produtos e serviços.
2) custos administrativos – utilizados para programação e controle, são indispensáveis à execução das políticas e da programação das atividades das empresas.
3) custos de comercialização – são os custos de movimentação e distribuição de produtos. A classificação de custos quanto à função caracteriza-se pela departamentalização dos
gastos separando-os por meio de diferentes setores independentemente de sua participação na produção de bens e serviços.
1.3 Comportamento Organizacional
A empresa procura trabalhar fidelizando o relacionamento com o cliente. Com diversas ações e princípios como: respeito, honestidade, integridade e humildade e coragem, qualidade de vida, responsabilidade, transparência, respeito á confidencialidade, preservação ambiental e a qualidade na prestação de serviços. A empresa tem o objetivo de proporcionar ao cliente a melhor experiência de compra, a realizações de sonhos com formas de pagamento que caiba no seu bolso, vendendo produtos de qualidade para satisfazer as necessidades dos clientes e dando total dedicação a eles. Com essas atitudes a rede hoje é considerada a maior Viavarejo tendo como visão, o grupo Pão de Açúcar almeja ampliar a participação no mercado brasileiro, de varejo e tornar-se a empresa mais admirada, devido a sua rentabilidade, eficiência, inovação, responsabilidade social e contribuição para o desenvolvimento do Brasil.
2. Pesquisem os conceitos relacionados aos temas: GECON, ABC e RKW.
2.1 MÉTODOS DE CUSTEIO
Para Dutra (2003, p. 226) o estudo do custo de produção pode ser feito sob dois enfoques: o econômico e o contábil. Onde o primeiro diz respeito aos custos para tomada de decisões e o segundo para apuração de resultados. Muitos são os métodos existentes, no entanto, os mais utilizados são: por absorção, variável, baseado em atividades (ABC), o padrão e o meta.
Entende-se por método de custeio a apuração de valores de custos dos bens, mercadorias ou serviços das entidades públicas e privadas. Tais métodos visam determinar a metodologia de atribuição de custos aos produtos.
Com o objetivo de conhecer melhor estes métodos de custeios serão abordadas abaixo, de forma sucinta, as suas definições, bem como as vantagens e as desvantagens.
2.2 GECON
O GECON significa administração por resultado, tendo como objetivo a otimização dos resultados por meio da melhoria da produtividade e da eficiência operacionais”. Os autores enfatizam ainda que o escopo do GECON é voltado para eficácia empresarial, e que ele compreende a integração dos seguintes elementos: modelo de gestão; modelo de decisão; modelo de mensuração do resultado e modelo de informação. Após abordarem o GECON, os autores expõem outro modelo de Gestão, que é O Activity Based Management (ABM). Os autores proporcionam uma reflexão sobre o ABC e o ABM, onde exibem que “a finalidade principal do ABC é proporcionar aos administradores informações sobre o custo do produto para análise de lucratividade e outras decisões. O ABM objetiva o gerenciamento das atividades para aperfeiçoamento dos processos de produção e inovação”. O principal sistema de informação do ABM é o ABC. Os autores ainda destacam duas aplicações complementares do ABM: o ABM operacional “fazer as coisas como devem ser feitas” e o ABM estratégico “fazer as coisas que devem ser feitas”
2.3 Sistema de custeio
Em relação aos sistemas de custeio, observa-se a necessidade de sua utilização por qualquer tipo de empresa, seja ela comercial, industrial ou prestadora de serviço. Contudo, a utilização de um sistema de custeio incompatível com as características da empresa pode levar o gestor a erros ao longo do processo decisório.
2.3.1 CLASSIFICAÇÃO DE CUSTOS
Quanto à alocação ou apuração dos custos Para determinar a relação objetos de custos, é preciso separá-los em custos diretos e indiretos. Assim, Horngren, Foster e Datar (1997), conceituam cada qual com sua característica.
- Custos diretos de um objeto de custo são os custos que estão
relacionados a um determinado objeto de custo e que podem ser
identificados com este de maneira economicamente viável (custo
efetivo).
- Custos indiretos de um objeto de custo são os custos que estão
relacionados a um determinado objeto de custo, mas não podem ser
identificados com este de maneira economicamente viável (custo
efetivo). Os custos indiretos são alocados ao objeto de custo através de
um método de alocação e custo denominado
...