Administração
Por: mimi1008 • 4/10/2015 • Trabalho acadêmico • 279 Palavras (2 Páginas) • 125 Visualizações
AD1 - Filosofia e Ética
1-Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e senso comum?
Um dos motivos que levaram os gregos a inventarem a filosofia, foi para tentar resolver os problemas, de todos os povos para todos os tempos. Eles buscavam respostas de como estabelecer a ordem. Nesta tentativa de esclarecer, nasce a filosofia.Ao invés de fundamentar as soluções dos problemas nos sentimentos mutáveis, nas opiniões que mudam se busca encontrar uma solução firme, eterna, imutável, sólida, objetiva, neutra, universal, e esta está na razão, que é única, que funciona em tudo e em todos os seres humanos do mesmo jeito, sendo assim chegaremos a uma verdade segura.
2-Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia?
Filosofia no senso comum é a compreensão do mundo resultante de uma herança ou de experiências que continuam sendo efetuadas. É aquilo que aprendemos diariamente. Então podemos destacar isso como sendo um ato de agir e pensar que tem raízes culturais e sociais.
No conceito dos gregos, a própria filosofia mostra uma atitude de admiração ao extremo, inquietudes daquilo que não precisava ser ou do que era vulgar.
3- Qual a comparação que podemos fazer entre filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade eobjetividade?
A filosofia é uma ciência moderna na qual está inserida no campo do saber humano, sendo que, não pode ser vista como um conteúdo, mas afirma-se que há filosofias de períodos históricos diferentes.
...