Administração Interdisciplinar - Estudos De Casos
Ensaios: Administração Interdisciplinar - Estudos De Casos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gsfreitas • 11/9/2013 • 1.214 Palavras (5 Páginas) • 910 Visualizações
1 - Conceitue resumidamente, o modelo de negócios que a Gol utilizou para entrar no setor da aviação civil no Brasil.
R: Constantino de Oliveira, presidente do Grupo Áurea, teve a ideia de criar uma companhia de aviação há muito tempo, porém somente o fez, a partir de uma oportunidade, diante do enfraquecimento das demais nesta área. Fortaleceu-se por um diferencial que visava baixo custo. Era o modelo Low Cost, Low Fare ( baixo custo, baixa tarifa), que visava somente realizar vôos domésticos, reduzir gastos com serviços a bordos, obter maior produtividade, frota homogênea e econômica, reduzir gastos com manutenção e combustível, utilizar aeroportos regionais médios, reduzindo assim as taxas também.
2 - Quais lhe parecem ser a missão e a visão da Gol? Você acha que eles mudaram ao longo dos anos?
R: Missão:” Através da excelência na qualidade, na inovação, temos como missão, transportar passageiros e cargas com segurança, rapidez, flexibilidade e diversidade, baseando-se em baixos custos”
Visão: “Obter reconhecimento e superar desafios, e ser a melhor companhia aérea pra se viajar no país”
A missão provavelmente se manteve, pois buscam a qualidade e inovação sempre. Porém a missão, devido o enorme crescimento da companhia, sem dúvida se ampliou, pra alcances maiores já que esses já devem ter sido conquistados.
3 - Faça uma análise SWOT para o inicio das operações da Gol.
AJUDA
ATRAPALHA
INTERNO
BAIXO CUSTO
INEXPERIENCIA NO RAMO
EXTERNO
ENFRAQUECIMENTO DOS CONCORRENTES
CONCORRENCIA ATENTA
4- Segundo a tipologia de Michel Porter, qual é a estratégia de negócio seguida pela gol? Quais são suas principais vantagens competitivas?
R: A Gol se baseia na estratégia de baixo-custo. Foi a primeira no brasil a utilizar este método e se destacou. Possui como vantagens competitivas:
* O aumento da eficiência e da qualidade em atendimentos, pois simplificaram suas estratégias, oferecendo somente o necessário para passageiros que priorizam a rapidez na chegada a seu destino. Não proporcionam tanto conforto mas não deixam de ser eficazes em suas prioridades competitivas;
* Redução das Tarifas e custos operacionais;
* Diferenciação na estratégia Low Cost, Low Fare;
* Consegue obter maior produtividade, por conta de sua estratégia;
5 - De que forma as estratégias funcionais contribuíram para o alcance dos objetivos da Gol?
R: Através do seu modelo de negócios, a Gol proporcionou um avanço até seu objetivo principal. Ela reduziu custos, de todas as formas possíveis como por exemplo:
Realizava pequenas rotas que diminuíam o tempo de repouso no solo;
Possuía sistema de vendas online, e por telefone. Não havia reservas;
Não fornece refeições quentes, reduz estoque, custos salariais, encargos, e consequentemente libera maior espaço para assentos, o que lhe proporciona maior lucratividade.
6 - Utilizando a matriz BCG e a matriz GE/Mckinisey, qual é a posição ocupada pela Gol, no inicio das operações e atualmente, no portfólio de negócios da holding Áurea? E qual é a posição das empresas de ônibus?
R: A posição adequada para a Gol, é a Vaca leiteira. ( lucros e a geração de caixa são altos. Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos. Pode ser a base de uma empresa, já que a empresa detém uma quota de mercado considerável).
A posição das empresas de ônibus, considero a mesma.
7 - Procure analisar o setor da aviação civil a partir do modelo das cinco forças competitivas de Michael Porter.
R: Baixa possibilidade de entrantes, pois o processo operacional é complexo e necessita-se de capital.
Alta rivalidade entre os concorrentes. Procuram manter a qualidade, porém reduzindo ao máximo as tarifas.
Alto poder de barganha dos Fornecedores, pois são poucos e negociáveis.
Poder de barganha dos Consumidores é alto. Pois há muita concorrência entre as empresas. Podem haver fidelização dos consumidores.
Baixa ameaça de Produtos Substitutos. Pois o transporte aéreo vem se tornando acessível a todas as classes, sendo assim a opção de muitos que antes, utilizavam o rodoviário.
8 - A aquisição da Varig parece significar uma mudança na estratégica da Gol. Você concorda com essa afirmação? Será que a Gol conseguirá manter sua vantagem competitiva e seu modelo de negócios com a Varig?
Acredito que haverá mudança na estratégia da Gol. Porém a base será a mesma e a Gol adequará a Varig a esta, relacionado a modernização da frota, e a ampliação de serviços oferecidos. O que resultará em maiores gastos, no entanto, visando maiores retornos.
Questões
...