Agroindústria
Artigos Científicos: Agroindústria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Maikhy • 22/5/2014 • 1.439 Palavras (6 Páginas) • 947 Visualizações
FACULDADE DO NORTE PIONEIRO
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
ARTIGO CIENTÍFICO:
AGROINDÚSTRIA
Professor: Robson
Acadêmicos: Maikhy Andreatta, RA 105.1492-3
Márcio Antônio da Silva, RA 105.1477-3
Ricardo Aparecido de Oliveira, RA 105.1610-3
Israel Galvão dos Santos, RA 101.0455-3
Artigo Científico apresentado na Disciplina de
Microeconomia
do Curso de Graduação
Bacharelado em Ciências Econômicas
Novembro/2006
4º Bimestre
AGROINDÚSTRIA
RESUMO
Analisando a Agroindústria como um negócio que vem crescendo, tanto na participação do produtor rural como um dos maiores beneficiados, até o consumidor final, podemos ver alguns dos problemas enfrentados no setor.
Com o decorrer do tempo foram criados estudos que definiram a atual situação da Agroindústria e como tem sido a sua participação na atual economia do país.
OBJETIVO
Definir o conceito da Agroindústria, a participação dentro da economia, incluindo os aspectos emprego, renda e valor agregado, e valor estimado em perdas dentro da agroindústria.
PALAVRAS CHAVES
• Agroindústria
• Renda e Emprego
• Valor Agregado
• Perdas
INTRODUÇÃO
Este artigo vem elucidar de forma clara e objetiva os principais aspectos da agroindústria. Basear-se dentro dos nove tópicos, os quais estão intrinsecamente ligados.
1. Definição de Complexo Rural
Dentro do contexto rural global, identificamos duas “unidades-ativas”, o “complexo rural” e a “agroindústria”, unidades fundamentais para orientar a direção da luta do pequeno produtor rural enquanto “agente” do desenvolvimento rural, articulado com a economia como um todo.
O desenvolvimento deve ser compreendido como um conceito que exige definição interdisciplinar porque, alem de fenômeno meramente econômico, ele é fenômeno social, político, cultural. Os objetivos e metas da própria economia como um todo (e não os objetivos e metas apenas das empresas) são atingidos na medida em que são alcançados objetivos sociais, políticos e culturais, para cuja consecução a economia serve de meio e condição indispensável. Aumentar a produção sem que aumentem as decisões internas à economia ou aumentar a produção sem que haja “processo endógeno irreversível”, maior distribuição de renda pessoal e geográfica, menor dependência externa, mais emprego, pode não ser considerado “desenvolvimento”, mas significar mero “crescimento” econômico, onde a economia como um todo não alcançou seus objetivos.
O complexo rural é um conjunto de todas as operações que abarcam a produção e distribuição dos insumos rurais; as operações ao nível da exploração rural, e o armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas e de seus subprodutos.
Ewell Paul Roy define o estudo do complexo rural como a ciência que coordena o abastecimento de insumos para a produção agrária e, subseqüentemente, a produção, processamento e distribuição de alimentos e fibras. Complexo rural compreende tanto tecnologia como economia: depende de muitas tecnologias, como da ciência agropecuária, da ciência florestal, da mecânica e entomologia, assim como de muitas outras; depende também de diversas fases da economia, como da economia agrícola, do consumidor, do trabalho e da economia industrial. A todas essas disciplinas devem ser agregados elementos de ciência política, de governo, educação, sociologia, psicologia, etc. Por isso o estudo do complexo rural é interdisciplinar, aplicado à alimentação e fibras, a base de todas as civilizações.”
2. Participação da Agroindústria no Complexo Rural
Para compreendermos a importância do setor agroindustrial, como principal intermediário entre o produtor rural e o consumidor. A título de exemplo, alguns países desenvolvidos e o próprio Brasil destinam mais de 60% da produção agropecuária para ser utilizada como insumo em outros setores e mais de 40% como insumo na agroindústria. Nos Estados Unidos, em 1967, de cada 100 vendidos pelos produtores rurais, destinavam-se 87,8 como insumo da agroindústria e outros setores e apenas 12,2 eram destinados à utilização final, sem processo de transformação.
Na Alemanha o quadro é semelhante, 77,9% é utilizada como insumo e 28,1% para utilização final, na França 73,8% como insumo e 26,2% destinados para utilização final.
3. Conceito de Agroindústria
O conceito agroindústria acentua que é setor de industrialização ou transformação dos produtos, embora seja indispensável à viabilidade, o bom mercado e preço favorável e competitivo para os produtos agropecuários é necessário, para o desenvolvimento, que também seja realizada sua transformação dentro da economia do país.
Ao insistir na importância da agroindústria, a referência é feita aos que são necessariamente industrializados no país ou no exterior, podendo ser, destinados “in natura” ao mercado final e que podem significar muita renda e emprego por hectare, muita procura de insumos, grandes oportunidades de investimentos, contribuindo significantemente para o desenvolvimento.
4. Agroindústria em Sentido Amplo
A agroindústria em sentido amplo é a unidade produtiva que transforma o produto agropecuário natural ou manufaturado para utilização intermediária ou final.
a) Unidade Produtiva é toda empresa que combina os fatores de produção, como trabalho, capital, capacidade técnica e gerencial, para
...