Agronegocio
Resenha: Agronegocio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucaslima17 • 18/11/2014 • Resenha • 404 Palavras (2 Páginas) • 195 Visualizações
Cada um de nós - dirigente de empresa ou simples cidadão - tem a responsabilidade de agir de forma a manter vivo nosso Planeta, garantindo às próximas gerações a possibilidade de viver num ambiente adequado e do qual possam tirar seu sustento de forma digna. Sustentabilidade é um conceito relativamente recente, como também o é a percepção de que a ação humana pode colocar em risco o futuro da Terra. Felizmente, ele vem sendo absorvido de forma crescente pela sociedade e, em particular, pelo agronegócio.
Atualmente, tanto o produtor rural como seus fornecedores têm a preocupação de aumentar a produtividade das áreas em que atuam e ao mesmo tempo trabalhar de forma que o solo possa continuar produzindo ao longo de séculos. Essa vem sendo a prática de sustentabilidade do agronegócio, evitando o desaparecimento da fertilidade do solo e a redução da água disponível e, ainda, protegendo a biodiversidade da região em que se atua.
Fornecendo produtos para a alimentação humana ou gerando insumos renováveis para a indústria e para o setor logístico - como fibras, combustível e outros -, é possível e necessário fazê-lo de forma sustentável. O agronegócio vem enfrentando e vencendo o desafio de aumentar continuamente a sua produção, mantendo a sustentabilidade.
Na Bunge, sustentabilidade passou a ser um dos focos da atuação. Incentivamos e premiamos anualmente os agricultores que têm uma atuação diferenciada, visão de futuro e preocupação com a melhor forma de produzir, contribuindo com suas iniciativas para o desenvolvimento sustentável do agronegócio.
Encaramos sustentabilidade como um modelo de desenvolvimento baseado nos três aspectos definidos pela GRI Global Reporting Iniciative: Desempenho Econômico, Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental, contemplando, ao mesmo tempo, a prosperidade econômica, maior equidade social e a proteção do meio ambiente. Não é um desafio fácil, mas estamos trabalhando nesta direção.
A empresa associa seus objetivos econômicos às questões de responsabilidade socioambiental, possibilitando a promoção da cidadania e a continuidade das operações em um meio ambiente preservado. Entendemos que aprimorando a cadeia global de alimentos e do agronegócio, também melhoramos a vida dos funcionários, comunidades, consumidores, clientes, acionistas e da sociedade como um todo. As empresas precisam caminhar nesta direção para tornar suas operações cada vez mais eficientes, gerar impactos positivos na sociedade como um todo e obter retornos sólidos no longo prazo.
Para a Bunge, sustentabilidade é somar, contribuir e preservar para poder colher, pois o importante é produzir, hoje, de forma responsável e eficiente, para viabilizar a produção nas gerações futuras.
...