Algoritmos e Programação 2a Engenharia
Tese: Algoritmos e Programação 2a Engenharia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vitoraguilera • 5/6/2013 • Tese • 810 Palavras (4 Páginas) • 439 Visualizações
ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas)
Algoritmos e Programação 2a Engenharia
Prof. Mario Brito
Data da entrega: Dia 31/maio/2013 (sem prorrogação)
DESCRIÇÃO:
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:
_ Favorecer a aprendizagem.
_ Estimular a co-responsabilidade do aluno pela convivência e o trabalho em grupo.
_ Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado.
_ Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.
_ Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas diretrizes
Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
_ Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas
relativos à profissão.
_ Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.
Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um
desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.
Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das
competências e habilidades requeridas.
Descrição da Tarefa:
1) Uma agência de viagem resolveu implementar em seu site, um programa que faça a conversão de moedas devido ao grande número de pedidos de seus clientes. Além disso, percebeu que esta nova ferramenta poderá trazer novos visitantes a sua página virtual, aumentando assim as suas vendas de bilhetes.
Para implementar este aplicativo, o diretor da empresa resolveu contratar um desenvolvedor especializado em páginas de internet, e especificou inicialmente as características do projeto, como a seguir:
I) O conversor, deverá suportar três outras moedas além do real (R$).
a) Dólar americano turismo (US$)
b) Dólar Canadense (CDN $)
c) Euro (Eu)
II) As conversões considerarão o valor de venda da moeda.
III) As cotações serão sempre com relação a 1,00 Real, por exemplo R$ 1,00 = US$ 1,80 – Um real equivale a um dólar e oitenta centavos de dólar americano.
As conversões serão sempre realizadas a partir do real para uma das moedas indicadas.
Pede-se:
Formar uma equipe de no máximo 5 alunos, onde a equipe desenvolverá este aplicativo.
Etapa I:
Fazer uma descrição
a) Entender o problema e analisar o que se pede.
b) Identificar os dados de entrada do problema, analisar os dados do usuário.
c) Processamentos e cálculos necessários para efetuar o pedido.
d) Dados de entrada e saída do problema.
Etapa II:
a) Apresentar um algoritmo em descrição narrativa
b) Apresentar um algoritmos completo em pesudo-código (portugol)
c) Apresentar um algoritmo em fluxograma
Entregar o trabalho na data acima descrita, com o nome de todos os componentes do grupo, e RA.
Valor do trabalho: Até 3,0 na média de estiver correto e completo conforme solicitado.
ATENÇÃO: TRABALHOS IDÊNTICOS SERÃO DESCONSIDERADOS.
ALGORITIMO EM DESCRIÇÃO
Algoritmo "Conversao_moedas"
// Função : Algoritmo que faz conversão monetária para uma agencia de viagem.
// Autor : Vitor Aguilera
// Data : 05/06/2013
// Seção de Declarações
var
Moeda,Valor_converter,Cotacao,Valor_convertido:Real // Variáveis de entrada do tipo real.
Nome_Moeda,Controle_saida:Caracter // Variáveis de entrada e saida do tipo caracter.
inicio
// Seção de Comandos
Enquanto (Controle_saida <> "S") ou (Controle_saida <> "s") FACA // Laço para verificar se quer sair do programa ou não.
Escreval("*****************************************************************")
Escreval("*****************************************************************")
Escreval("***********Programa para conversão de moedas*********************")
Escreval("*********************Versão 1.0**********************************")
Escreval("***********************By LCS************************************")
Escreval("*****************************************************************")
Escreval("*****************************************************************")
Escreval
//PEQUENO MENU DE ESCOLHA DE MOEDAS.
Escreval("*********Menu******************")
Escreval("1 - Dólar americano turismo (US$)”)
...