Criando algoritmos e programas
Projeto de pesquisa: Criando algoritmos e programas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlosfernando • 5/5/2014 • Projeto de pesquisa • 2.053 Palavras (9 Páginas) • 474 Visualizações
CURSO TÉCNICO EM PROCESSAMENTO DE DADOS
APOSTILA DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
CAP
Criação de Algoritmos e Programas
PROFESSOR RENATO DA COSTA
“Não estamos aqui para sobreviver e sim para explorar a oportunidade de vencer adquirindo o saber!”
R E N A T O D A C O S T A
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
ALGORITMO 6
ALGORITMO NÃO COMPUTACIONAL 6
PROGRAMA 7
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO 7
TÉCNICAS ATUAIS DE PROGRAMAÇÃO 8
ALGORITMOS EM “PORTUGOL” 8
OPERADORES ARITMÉTICOS 8
OPERADORES RELACIONAIS 9
LINEARIZAÇÃO DE EXPRESSÕES 9
MODULARIZAÇÃO DE EXPRESSÕES 10
OPERADORES ESPECIAIS (MOD E DIV) 10
FUNÇÕES 11
BIBLIOTECAS DE FUNÇÕES 12
FUNÇÕES PRÉ-DEFINIDAS 12
OPERADORES LÓGICOS 13
TABELA VERDADE 13
EXPRESSÕES LÓGICAS 14
VARIÁVEIS 15
VARIÁVEIS DE ENTRADA E SAÍDA 15
CONSTANTES 16
IDENTIFICADORES 16
TIPOS DE DADOS 17
TIPOS PRIMITIVOS DE DADOS 18
COMANDOS DE I/O (INPUT/OUTPUT) 18
SINAL DE ATRIBUIÇÃO 19
SINAL DE IGUALDADE 19
CORPO GERAL DE UM PROGRAMA 20
ESTRUTURAS SEQÜÊNCIAIS 20
; PONTO E VÍRGULA ; 21
PRIMEIRO ALGORITMO 21
SEGUNDO ALGORITMO 22
{LINHAS DE COMENTÁRIO} 22
‘ASPAS SIMPLES’ 23
ESTRUTURAS DE DECISÃO 23
ALGORITMO TRÊS 24
ALGORITMO QUATRO 25
NINHOS DE SE 26
ALGORITMO CINCO 26
ESTRUTURAS DE CONDIÇÃO 27
ALGORITMO SEIS 27
ESTRUTURA DE REPETIÇÃO DETERMINADA 28
ALGORITMO SETE 29
ALGORITMO OITO 30
ESTRUTURA DE REPETIÇÃO INDETERMINADA COM VALIDAÇÃO INICIAL 31
ALGORITMO NOVE 31
ESTRUTURA DE REPETIÇÃO INDETERMINADA COM VALIDAÇÃO FINAL 32
ALGORITMO DEZ 33
ALGORITMO ONZE 34
PROGRAMAS EQUIVALENTES 35
EXERCÍCIOS 36
INTRODUÇÃO
O trabalho a que me propus é resultado de minha experiência em ministrar a disciplina CAP (criação de Algoritmos e Programas) desde 1996, motivado pela falta de texto relacionado às condições e necessidades do curso.
O objetivo principal da Lógica de Programação é demonstrar técnicas para resolução de problemas e consequentemente automatização de tarefas.
O aprendizado da Lógica é essencial para formação de um bom programador, servindo como base para o aprendizado de todas as linguagens de programação, estruturadas ou não.
De um modo geral esses conhecimentos serão de supra importância pois ajudarão no cotidiano, desenvolvendo um raciocínio rápido.
Partindo do princípio que “a única coisa constante no mundo é a mudança”, forneço abaixo meu endereço eletrônico para que você possa me ajudar, enviando críticas, elogios ou sugestões que servirão para o eterno aprimoramento desse trabalho.
renato@professor.mailbr.com.br
www.renatodacosta.cjb.net
ALGORITMO
Um Algoritmo é uma seqüência de instruções ordenadas de forma lógica para a resolução de uma determinada tarefa ou problema.
ALGORITMO NÃO COMPUTACIONAL
Abaixo é apresentado um Algoritmo não computacional cujo objetivo é usar um telefone público.
Início
1. Tirar o fone do gancho;
2. Ouvir o sinal de linha;
3. Introduzir o cartão;
4. Teclar o número desejado;
5. Se der o sinal de chamar
5.1 Conversar;
5.2 Desligar;
5.3 Retirar o cartão;
6. Senão
6.1 Repetir;
Fim.
PROGRAMA
Um programa é um Algoritmo escrito em uma linguagem computacional.
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
São Softwares que permitem o desenvolvimento de programas. Possuem um poder de criação ilimitado, desde jogos, editores
...