TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Macroambiental

Por:   •  14/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  1.269 Visualizações

Página 1 de 6

         Introdução
        
        As organizações fazem parte de um sistema social e devido a isso podem ser impactadas tanto pelo o que acontece em seu ambiente interno, como, pelo o que acontece no ambiente externo, porém, diferentemente do ambiente interno, no externo elas não tem controle algum sobre os acontecimentos.        
        

          Artigo

         Segundo a teoria geral da administração, as organizações podem ser divididas em dois tipos de sistema: fechado e aberto. O sistema fechado analisa somente a organização internamente, não visando o ambiente em que esta se encontra. Já no sistema aberto, a organização é entendida como um sistema que precisa não só conhecer o seu ambiente interno como também o externo.
        A análise macroambiental trata-se de um estudo do ambiente externo divido nas dimensões: internacional, nacional e regional onde se pesquisa seis variáveis: econômica, politico-legal, sociocultural, demográfica, tecnológica e ecológica.
        O ambiente externo da organização é o mais complexo de se entender, mas, consequentemente é o maior responsável por impulsionar as mudanças organizacionais.
        No que tange a comunicação, segundo Kunsch: 2003
“pensar estrategicamente a comunicação organizacional implica, necessariamente, conhecer e fazer diferentes leituras do ambiente”, logo, a análise macroambiental torna-se essencial na formulação do diagnóstico dentro do planejamento estratégico, é o estudo das variáveis que apontará as oportunidades e ameaças que serão organizadas e cruzadas na análise SWOT com as forças e fraquezas da organização, detectadas na análise interna. Como sabemos, o diagnóstico é responsável por analisar os cenários e indicar o caminho das ações que serão propostas no plano de comunicação.        
         Quando realizamos um planejamento estratégico da comunicação organizacional, temos de verificar quais variáveis no ambiente externo serão relevantes para a organização e para que ela possa exercer maior influência em sua atuação e sobrevivência na sociedade.        
        Para uma melhor compreensão de como é realizada a análise macroambiental, faz-se relevante listar e comentar as principais características das seis variáveis, citadas anteriormente no texto.        

         Variável Econômica:         
        Diz respeito a análise do sistema econômico da região, cidade, estado, país ou continente o qual a organização está inserida. Não se esquecendo de que uma análise de como anda a economia na esfera mundial também pode ser de extrema importância na identificação de tendências de mercado.        
        Nessa variável podemos levar em consideração para análise os seguintes indicadores: nível e variação do PIB; balanço de pagamentos; distribuição de renda; taxas de juros; inflação; políticas fiscais e tributárias; câmbio; grau de industrialização; nível de desenvolvimento; nível de emprego e competitividade.        

        Variável Politico-legal:        

        Diz respeito à política estabelecida pelos governos federal, estadual e municipal compreende-se nas estruturas ideológicas, de poder e nas leis que regulamentam e controlam as áreas tributárias, trabalhistas, criminalistas e as demais normas e portarias vigentes no país.        
        Nessa variável podemos levar em consideração para análise os seguintes indicadores: legislação federal, estadual e municipal; politicas governamentais; incentivos fiscais, ou seja, benefícios da legislação tributária, comercial ou trabalhista e legislação específica de ONGs, OSCIP e trabalho voluntário.

        

        Variável Sociocultural:        

        Diz respeito à situação social e cultural da sociedade o qual a organização está inserida, deve-se pensar nos segmentos populacionais, na participação e organização da sociedade, sobretudo, para que exista um bom relacionamento entre as organizações e a sociedade, a primeira deve entender e falar a linguagem da segunda.        
        Nessa variável podemos levar em consideração os seguintes indicadores: segurança pública; desigualdades sociais; relações de trabalho; cidadania; clima social; demanda de lazer; rituais culturais regionais e nacionais; hábitos das pessoas com relação a atitudes e suposições; crenças e aspirações pessoais; estrutura educacional; nível de alfabetização, preocupação com a saúde e preparo físico.        

         Variável Demográfica:        
        
Diz respeito à densidade, onde se observa o crescimento e o desenvolvimento de uma população.        
        Nessa variável podemos levar em consideração os seguintes indicadores: tamanho, densidade e distribuição populacional; taxa de crescimento e envelhecimento da população; estrutura familiar e residencial e composição étnica e religiosa da população.        

         Variável Tecnológica:        
        Diz respeito à adaptação e inovação dos processos organizacionais a partir dos constantes avanços tecnológicos, essa variável exerce um extenso poder sobre as organizações e é ela a responsável pela viabilização da economia mundial.        
        Nessa variável podemos levar em consideração os seguintes indicadores: velocidade das mudanças tecnológicas; proteção de marcas e patentes; incentivos governamentais ao desenvolvimento tecnológico e o nível de pesquisa e desenvolvimento do país.        

        
Variável Ecológica:        
        
Diz respeito á questões ligadas à sustentabilidade e a proteção dos recursos naturais.
        Nessa variável podemos levar em consideração os seguintes indicadores: nível de desenvolvimento ecológico; condições ambientais; índices poluição sonora, atmosférica, hidrológica e visual.        


        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com