Analises Financeiras
Casos: Analises Financeiras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Estoro • 4/6/2014 • 2.503 Palavras (11 Páginas) • 281 Visualizações
Introdução
O investimento tem uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações e sociedade.
A economia de um país só pode crescer com fluxo continuo de investimentos. A lógica dessa afirmação é que, para a economia crescer, faz-se necessário aumentar a produção das fabricas, empresas, fazendas e das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto PIB.
Uma vez que as unidades produtivas tem capacidade de produção limitada, ou seja, não podem produzir mais do que a capacidade de suas maquinas e instalações, para aumentar o PIB em longo prazo, é fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que só é possível por via de investimentos.
Além de possíveis investimentos na própria empresa, quando se tem caixa sobrando podem-se aplicar esses recursos no mercado financeiro e, assim, receber juros pela aplicação.
As empresas que geram muito caixa têm uma grande preocupação com essas aplicações, uma vez que, dadas as altas taxas de juros no Brasil, podem significar uma considerável fonte receita para a empresa.
Objetivo
Este trabalho tem por objetivo proporcionar ao grupo uma visão geral, mas eficaz sobre a sistemática de uma análise de investimentos em uma empresa de caráter hipotético para que possam ser levados em relevantes considerações.
O real intuito deste trabalho é demonstrar que é possível fazer uma breve projeção de investimentos com base nas ferramentas criadas, e forçá-los a desenvolver a capacidade de discernimento para que possam tomar decisões futuras no mercado de trabalho como merecidos profissionais de respeito.
Etapa1
Passo1
Formas de Investimentos
Existem diversos tipos de investimento, basicamente se dividem em três grandes categorias, quando definido em relação a sua origem.
• Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social. O investimento público não tem como objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Exemplos desse tipo de investimento público são hospitais, escolas, rede de saneamento básico entre outros.
• Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com objetivo de retorno monetário aos investidores. Esse tipo de investimento é responsável pela maior parte geradora de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Exemplos de investimentos privados são: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas entre outros.
• Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem objetivo de gerar tanto bem estar para sociedade quanto retorno monetário.
Exemplos de investimento misto são a Petrobrás e o Banco do Brasil.
A Importância dos Investimentos
Os investimentos são fundamentais tanto para a economia, quanto para as organizações. A economia de qualquer país só pode crescer de acordo com o fluxo continuo de investimentos.
A sobrevivência das organizações em longo prazo esta condicionada ao volume de investimentos realiza por elas. O investimento influencia a sobrevivência das organizações.
As organizações privadas têm como objetivo crescer, expandir seu mercado consumidor, de forma a poder gerar mais retorno ao investidor. Somente realizando investimentos a empresa ira viabiliza esse crescimento. Numa situação inversa, temos organizações que não estão em expansão, e que necessitam de um fluxo de investimentos, no mínimo, suficiente para repor o desgaste e a obsolescência de suas máquinas e equipamentos.
Tipos de investimentos:
-Poupança: Uma das mais tradicionais formas de investimento, aceito valores baixos para investimento e pode ser efetuadas retiradas imediatas, não incide IR sobre rendimentos, paga até 80% da SELIC mais (TR) taxa referencial.
-CDB: São títulos de renda fixa, depósitos a prazo utilizados pelos bancos para captação de recursos, modalidade de baixo risco, incidência de IR sobre os rendimentos.
-Debêntures: Títulos emitidos por S.A, captação de recursos médio a longo prazo.
-Ações: Parte de uma empresa, ao adquirir parte dela vira um acionista, sua renda varia de acordo com o valor da mesma no mercado.
- Fundos de Investimentos: Chamado de “condomínio” de investidores, são várias modalidades de investimentos para cada perfil de investidores, geralmente administrados por bancos, possuem CNPJ e regras próprias.
- Títulos Públicos: Compra de títulos públicos federais, investimento seguro e de valor inicial baixo. Ex:
LTN – Letras do Tesouro Nacional
LFT – Letra Financeira do Tesouro
NTN – Notas do Tesouro Nacional
- FIIs (Fundos de Investimentos Imobiliários): Assim como os outros fundos de investimentos, os FIIs, são condomínios que reúnem investidores que optam por aplicar nos mais diversos negócios imobiliários, através de cotas que dividem o valor do patrimônio do fundo de maneira igual, investem em galpões, shoppings, hospitais, escritórios, hotéis, faculdades, agência bancárias. Os FIIs são fechados, o que não permite resgate, e suas cotas são negociadas na BM&FBOVESPA.
- Previdência Privada: Também conhecida como Previdência complementar para auxiliar na aposentaria, além de servir como renda extra a Previdência possui outras vantagens:
Fácil de investir, boleto ou debito bancário.
Flexibilidade, as contribuições podem ser mensais, esporádicas ou apenas no momento da contratação.
Diversificação, os planos oferecem renda fixa, renda variável, multimercados e outras modalidades.
Sem incidência de IR semestral, o dinheiro que seria usado para pagar
...