Análise Da fábrica De Caratinga
Trabalho Escolar: Análise Da fábrica De Caratinga. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lmaresf • 26/2/2014 • 2.243 Palavras (9 Páginas) • 375 Visualizações
Matriz de tarefa individual – variáveis opções e critérios*
Módulo: 4 – Método de Harvard Atividade: Tarefa individual 1 e 2
Título: Análise da fábrica de Caratinga pelos princípios do Método de Harvard
1. Introdução
A natureza, desde seus primórdios, sempre forçou os organismos a dizerem sim ou não, como condição imprescindível para que fossem bem sucedidos.
O ser humano, além dos aspectos puramente biológicos de trocas com o ambiente em que vivia, em virtude de sua interação social, teve ainda que aprender, ao longo de sua evolução, a dizer sim ou não e, ainda, a manter o relacionamento e a aceitação de seus pares. Como resposta a essa pressão evolutiva de sobrevivência, surgiram a cognição social e a inteligência emocional. Da ação gregária e harmônica de um grupo social resultava a sua capacidade para sobreviver aos desafios de um ambiente extremamente hostil.
Todos, por conseguinte, temos as potencialidades para negociar. O que nos falta é um conhecimento científico estruturado e organizado que aumente as nossas probabilidades de sucesso.
Logo, querer generalizar e padronizar o processo de negociação é, em primeira instância, uma temeridade, no entanto, ter uma metodologia, ou várias, para desenvolver o processo não só é saudável como indispensável. Existem vários métodos e enfoques para conduzir e facilitar processos de negociação. Um dos mais importantes é o Método de Harvard que se baseia em quatro pontos fundamentais: pessoas, interesses, opções e critérios. Tendo como premissa de que a negociação deve ser baseada em princípios, onde cada negociador deve focar no núcleo da questão e nos critérios objetivos e procurar soluções que atendam as necessidades de todas as partes envolvidas.
O objetivo deste texto é, baseado no Método de Harvard, principalmente em seus pontos fundamentais, criar subsídios para que o gerente da empresa Caratinga possa utilizá-los na reunião que terá com o gerente da empresa Pituba, ambas pertencentes a empresa de computadores Universal, onde discutirão os recentes problemas de qualidades que estão afetando o desempenho de ambas e conseqüentemente da Universal buscando uma solução para os problemas que seja bom para ambas as empresas.
A fábrica de Caratinga produz módulos, cabos e placas de terminais que são enviados para fábrica de Pituba. A empresa fabrica quarenta e dois diferentes módulos para a fábrica de Pituba, onde sua produção tem sido considerada como de má qualidade. Após análise, constatou-se que uma parte considerável do problema pode ser atribuída à qualidade dos módulos recebidos da fábrica de Caratinga.
As duas empresas trabalham mediante uma premissa de qualidade onde 95% das entregas da fábrica de Caratinga deveriam ser aceitas. Pela experiência de Pituba, enquanto alguns módulos estavam consideravelmente acima do nível de 95%, havia 12 módulos de qualidade errática (imprevisível) e que freqüentemente se situam bem abaixo do nível de 95%. Entretanto, se considerados todos os módulos, o nível de qualidade se situava dentro ou até acima dos requisitos exigidos pela empresa apesar das crescentes reclamações da fábrica de Pituba.
Na tentativa de estancar o problema a fábrica de Pituba instalou uma inspeção de recebimento nestes 12 módulos problemáticos, o que ocasionou aumentos de custos para ambas as empresas, principalmente com horas extras no caso de Pituba e dos custos de rejeição semanais de 8000 dólares de Caratinga. Alem deste aumento de custos, os itens defeituosos estavam sendo armazenados aguardando uma definição do responsável pela correção dos mesmos.
Embora o Gerente da fábrica de Caratinga saiba que todos os módulos enviados para a fábrica de Pituba encontram-se acima do nível de 95%, portanto dentro das determinações da empresa, ele se preocupa com os 12 módulos que de tempos em tempos não atingem o padrão. Primeiro, porque deseja um alto padrão de qualidade para a sua fábrica, e segundo porque teme que esse assunto chegue ao alto escalão e eles possam vir a revisar a interpretação quanto ao nível de qualidade de 95%, tornando-o aplicável a cada item individual da linha de produtos, ao invés de ao nível geral da fábrica, fato que está sendo pleiteado pela empresa de Pituba que também, solicita que Caratinga assuma os custos de retrabalho das peças defeituosas. Isso acontecendo, ele prevê dias bem tempestuosos para ele e sua equipe.
Com o objetivo de resolver o problema antes que o mesmo chegue ao vice-presidente de manufatura foi agendada uma reunião entre os dois gerentes.
O gerente de Caratinga preocupado em resolver os problemas mantendo os interesses de sua empresa, deveria se reunir com sua equipe para se preparar para reunião.
2. Aspectos relacionados à variável pessoas
Como as últimas ações/intenções do gerente da fábrica de Pituba mexem com o emocional do gerente de Caratinga, chegando ao ponto de ele considerar a intenção de Pituba de repassar para a sua fábrica todos os custos decorrentes da reparação de partes defeituosas como ridícula, o gerente de Caratinga deve ter uma estratégia de comunicação assertiva, deixando claro, desde o início da reunião, para o gerente de Pituba que entende e concorda que os módulos defeituosos produzidos por sua fábrica estejam prejudicando o desempenho da fábrica de Pituba e que o objetivo dele no final da reunião seria de encontrar, em conjunto com o gerente de Pituba, maneiras de resolver o problema que sejam boas para ambas as empresas.
Será importante que o gerente de Caratinga deixe claro que os módulos defeituosos também são problemas para sua fábrica, pois alem dos custos incorridos com as devoluções, sua empresa vem trabalhando arduamente para produzir, cada vez mais, módulos com ótima qualidade e que se isto não está ocorrendo é porque esta existindo algum problema que necessita ser corrigido o mais breve possível e para resolvê-lo Caratinga necessita da ajuda de Pituba.
Será fundamental o controle emocional nesta negociação por parte do gerente de Caratinga, visto que o gerente de Pituba deva estar muito pressionado devido aos casos recorrentes de problemas de qualidade que já afetaram até os clientes da Universal e deva flutuar suas atitudes entre a razão e a emoção durante o processo de negociação. A separação dos problemas das pessoas será um dos fatores determinantes para o sucesso desta negociação.
...