Análise econômica do chocolate
Projeto de pesquisa: Análise econômica do chocolate. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrianoweb • 2/6/2014 • Projeto de pesquisa • 2.912 Palavras (12 Páginas) • 235 Visualizações
Sumario
INTRODUÇÃO ________________________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬___________________02
ETAPA 1 - PASSO 2
a) Quanto se compra e quanto se vende _________________________02
b) Comportamento do consumidor _____________________________03
c) Influencias da economia sobre o ramo de negócios escolhido ______03
ETAPA 1 - PASSO 3
a) Identificando os consumidores ______________________________ 05
a.a) Consumo por classe social ________________________________ 05
a.b) Quanto se gasta em chocolate _____________________________ 05
a.c) Quando e onde se compra ________________________________ 06
b) História do chocolate _____________________________________ 06
c) Crescimento do consumo de chocolate _______________________ 06
d) Principais fábricas de chocolate _____________________________ 06
Relatório Parcial Etapa 1 _____________________________________06
ETAPA 2 – PASSO 2
Custos iniciais de uma fábrica de chocolate ______________________ 07
ETAPA 2 – PASSO 3
Custos reais _______________________________________________ 08
Relatório Parcial Etapa 2 _____________________________________08
INTRODUÇÃO
A presente ATPS – Atividade prática Supervisionada – Tem como objetivo apresentar uma análise econômica regional sobre o chocolate produzido na Serra Gaúcha. Esta análise será derivada de sucessivas pesquisas sobre demanda e oferta, custo de produção, indicadores regionais, políticas monetárias e fiscais do Governo Federal e influência de economias internacionais.
Com o objetivo de analisar o mercado e identificar potencialidades e dificuldades no ambiente interno e externo das empresas, e relatar entendimentos do cenário econômico. •.
ETAPA I
Passo 2
a) Quanto se Compra e quanto se vende.
Por se tratar de um produto sazonal, a compra e a venda de chocolates costumam oscilar. Os períodos de maior demanda e oferta, costumam ser: Páscoa, inverno, Natal, dia das mães e dia dos namorados.
O constante crescimento das fabricas de chocolate da serra gaucha registraram um aumento de 39% nos últimos cinco anos, de acordo com a associação brasileira do setor. E esse crescimento se reflete diretamente na páscoa, considerada o período de maior movimentação do setor.
Na páscoa 2012, as fabricas de chocolate da serra produziram 1,3 mil toneladas, representando um acréscimo de 8% em relação ao ano de 2011. O Consumo do chocolate artesanal representa 20% das vendas.
Enquanto isso, os supermercados gaúchos venderam 98% dos 9 milhões de ovos de páscoa colocados à venda no período, fazendo com que a demanda e a oferta quase atingisse o total ponto de equilíbrio.
O Rio Grande do Sul responde por 12% da produção total de chocolates no Brasil.
Fonte: Jornal O Florence.
Um fator determinante para esse crescimento se deve ao aumento do consumo per capita, que no Rio Grande do Sul chegou a 3,8 kg/ Ano, sendo o maior do país, ao lado de São Paulo que iguala os números. Esses números superam a média nacional que é de 2,5kg.
(b ) Comportamento do Consumidor
O consumidor gaúcho se destaca pelo diferencial em relação aos consumidores do restante do país. Segundo pesquisa da PUCRS, 64% dos consumidores gaúchos gostam de ver campanhas publicitárias que retratem a cultura gaúcha e 78% percebem quando determinada marca dá um tratamento diferenciado para o estado, e gostam disso. Ou seja, o consumidor gaúcho é mais orientado por valores regionais, dando preferência às marcas locais.
As principais características do consumidor gaúcho são:
Fonte: Ibope Mídia.
O gráfico acima ilustra as principais características do consumidor Gaúcho.
As características mais valorizadas no momento da compra são:
Fonte: Ibope Mídia.
O gráfico acima ilustra proporcionalmente os fatores considerados no momento de realizar uma compra.
E em relação aos tipos de chocolate, os três tipos mais preferidos pelos consumidores são:
Fonte: Ibope Mídia
O gráfico acima mostra proporcionalmente de que forma os consumidores preferem os Chocolates.
c ) Influências da economia sobre o ramo de negócios escolhido.
O grupo escolheu o ramo fábrica de chocolates, tendo como produto o chocolate e a região Sul, abrangendo cidades da Serra gaucha. Não podemos negar que grande parte das regiões é influenciada pela economia nacional, por isso focaremos nossos levantamentos na região Sul, mas citaremos tópicos nacionais.
Faremos abordagem sobre influências econômicas favoráveis e desfavoráveis como a geração de empregos, inflação, bem como cultura e eventos que fortalecem o consumo e encerramos com entrevista realizada no dia 06 de setembro com a Sra. Patrícia Mancini – Gerente da Franquia Cacau Show Rua da Praia, em Porto Alegre-RS.
Na influência positiva, destaca-se o aumento nas vendas de chocolates e a geração de empregos: Segundo levantamento do Sindicato do Comércio varejista (Sindi lojas) tendo a cidade de Pelotas – RS, como fonte de pesquisa, a Páscoa trouxe um incremento médio de 10,60% na venda de chocolates. Na compra
...