As Empresas
Exames: As Empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodrigobbarbosa • 23/5/2013 • 1.422 Palavras (6 Páginas) • 374 Visualizações
Resumo
A elaboração de um software para qualquer indústria requer um conhecimento dos produtos, da quantidade e do desperdício de matéria prima durante a produção. No caso da indústria de papel (celulose) onde a produção é feita através de bobinas de 5000 Kg chamada de bobinas jumbo e o desperdício cerca de 2,5 % de seus custos. Através dos dados acima será elaborado um software para uma indústria de celulose.
Sumario
• Introdução Pagina 03
• Corte de Bobina Pagina 04
• Conclusão Pagina 08
• Referências Pagina 09
Introdução
Uma empresa fabricação de papel efetua a sua produção através de uma bobina principal que é cortada e divida assim forma a bobina filha que varia de 250 kg no mínimo a 1000 kg no máximo.
Para confecção do software para está empresa e diminuir o seu refugo, será elaborado primeiramente um algoritmo e para isso será necessário o conhecimento de:
• Algoritmo;
• Pseudo linguagem;
• Estrutura de um programa;
• Operações aritméticas;
• Tipos de representação de variáveis;
• Conhecimento em linguagem “C”;
Corte da bobina Jumbo
Para realizar a elaboração do software é necessário adquirir o conhecimento parte a parte da linguagem a ser utilizada e executada nos equipamentos que neste caso são os equipamentos de corte da bobina de papel. Primeiro devemos conhecer:
Algoritmo:
Um algoritmo é uma seqüência de passos para efetuar uma tarefa e pode ser aplicada em qualquer atividade do cotidiano, ou seja, comparando para melhor entendermos o algoritmo nada mais é do que uma receita de bolo.
Por exemplo: Ligar um computador.
Colocar o plug do estabilizador na tomada;
2. Pressionar o botão on /off do estabilizador ;
3. Aguardar o estabilizador se libera a rede elétrica;
4. Colocar o plug da CPU no estabilizador
5. Pressionar o botão on/off da CPU;
6. Ligar o monitor;
7. Espere o Windows iniciar;
Fim.
Pseudo de linguagem:
O pseudo de linguagem é a forma de escrita do algoritmo que indica se o que vai ser inserido é um valor numérico ou um caractere e ainda mais a montagem das tarefas a serem executada. No caso se for inserido um número, deverá conter a informação se é um número inteiro ou um número real, ou seja, fracionário. Na questão do caractere pode ser letra, símbolo ou qualquer outro símbolo.
Exemplo: leitura da constante pi
Inteiro pi
pi ← 3,14;
Escreva (pi);
fim.
Estrutura de um programa
Quando algoritmo é elaborado ele deve possuir uma seqüência de comandos, uma ordem. A construção de um algoritmo segue a seguinte ordem:
• Inclusão das bibliotecas utilizadas;
• Declaração das Variáveis;
• Leitura das variáveis;
• Execução das ações;
• Mostrar os resultados;
• Indicador de fim do programa;
Exemplo: somatório de dois números:
Inicio
Inteiro x, y, z;
Leia (x, y, z);
z←x+y;
Escreva (z);
Fim algoritmo.
Operações Aritméticas
Os operadores são aritméticos e os operando são valores do tipo numérico (inteiro ou real). Esses valores numéricos podem ser acessados por meio de identificadores constantes ou por meio de variáveis. As operações aritméticas fundamentais são: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, divisão inteira, potenciação e radiciação.
As operações seguem uma seqüência simples durante a sua execução no programa, onde a tarefa a ser executada primeira é a que fica entre os parênteses, depois são as potências e radiciação, em seguida multiplicação e divisão e por ultimo as somas e subtrações. Ainda há outras operações além das citadas porém para a execução da primeira parte do desenvolvimento do software de corte da bobina não foram citadas.
Os comandos aritméticos em algoritmo são:
+ →soma;
-→subtração;
*→multiplicação;
/→divisão;
Pot→potenciação;
Rad→radiciação.
Tipos de representação de variáveis
Os tipos de representações de dados nesta primeira parte para a elaboração e execução do programa são bem simples.
• Inteiros (representa somente números inteiros);
• Real (representa números inteiros, fracionários ou decimais);
• Caracter
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