Associação De Moradores X Gravadora
Artigos Científicos: Associação De Moradores X Gravadora. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: WBaquero • 14/10/2014 • 1.808 Palavras (8 Páginas) • 274 Visualizações
Faculdade Anhanguera de São Bernard do Campo
Ciências Contábeis 2ª Série
Disciplinas Norteadoras:
Teorias da Administração
Economia
Desafio Profissional
3º Bimestre
Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo
Anhanguera Educacional
2014
Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo
Ciências Contábeis 2ª Série
Disciplinas Norteadoras:
Teorias da Administração
Economia
Desafio Profissional
3º Bimestre
Trabalho desenvolvido paras as disciplinas de Teorias da Administração e Economia, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação no Desafio Profissional, sob orientação da tutora Caroline Moraes.
Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo
Anhanguera Educacional
2014
Sumário
Conteúdo
1. INTRODUÇÃO 1
1.1 DESENVOLVIMENTO 1
2. PERFIL DOS SUCESSORES 4
3. PARECER 6
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
5. BIBLIOGRAFIA. 8
RESUMO
Por força de fatores internos e externos, as empresas estão continuamente se defrontando com exigências de mudanças, que podem ser classificadas como físicas (novas instalações, maquinários, métodos de trabalho, etc.), lógicas 9novos objetivos organizacionais, estratégias, missões e visões, valores e princípios); estruturais (novos cargos, hierarquias) e comportamentais (novos paradigmas, conhecimentos e competências, tarefas, etc. As mudanças são de natureza reativa (uma resposta tardia) ou proativa (ação antecipada) diante dos problemas. Como toda empresa, a Indústria de Bebidas Pira também exige mudanças decorrentes de fatores externos e internos. Uma destas mudanças está relacionada com a gestão, que depende de decisão de seu fundador Dr. João em se afastar da direção da empresa em virtude de sua aposentadoria, que pode ser imediata, de natureza reativa, ou postergada até que um novo gestor seja definido, de natureza proativa.
Esta decisão depende da análise das competências e habilidades de Paulo e Iran, filhos do Dr. João, herdeiros diretos à sucessão da empresa, na definição de um novo gestor para a empresa.
Palavras Chaves: Competências e Habilidades.
1. INTRODUÇÃO
O principal objetivo deste trabalho é mostrar como é importante a avaliação de Habilidade e Competências de determinados indivíduos no momento em que se faz necessário o processo de mudança dentro de uma organização.
Dentro da situação relatada, no caso, a Indústria de Bebidas Pira, procurou identificar as deficiências das habilidades e competências dos filhos do Dr. João, Paulo e Iran, para elaborarmos um novo plano de gestão para a empresa. A partir daí, podemos sugerir um organograma para a empresa, no qual estão definidos os caros e competências para a nova formação da área administrativa da empresa.
Esse trabalho foi importante para observarmos que a maior parte das atividades humanas é realizada por equipes, não por indivíduos. Os resultados do administrador são os resultados das empresas sob a sua supervisão direta.
1.1 DESENVOLVIMENTO
“A Indústria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca soluções para o novo cenário que se apresenta”
Dentre as várias formas e composições administrativas, uma das mais que se destacam soão as empresas familiares, que ocupam um espaço importante no cenário econômico social capitalista. Estas empresas surgem da iniciativa e empenho de indivíduos empreendedores e dos seus familiares.
Segundo o dicionário brasileiro da língua portuguesa, Aurélio Buarque de Holanda, (p.71), família é: “O pai, a mãe e os filhos, pessoas do mesmo sangue, descendência, ou comunidade formada por um homem e uma mulher unidos por laço matrimonial e pelos filhos nascidos pelo casamento.”
Um caso de empresa familiar é a Indústria de Bebidas Pira, localizada na região de São Paulo, fundada em 1965 por iniciativa do empreendedor Dr. João Barroso.
O Dr. João, como é carinhosamente conhecido dentro a empresa, é um senhor carismático, com uma história de vida repleta de superações. Chegou a São Paulo, vindo do Nordeste em 1956, ainda adolescente, com 14 anos, para trabalhar como vendedor de fumo e bebida, no Mercado Público Municipal de São Paulo.
Em 1965, o jovem João, estava casado e com dois filhos, quando adquiriu um pequeno alambique para produção de cachaça e conhaque. Em pouco tempo, o processo artesanal de produção de bebidas foi substituído por equipamentos e sistemas mais robustos de produção, armazenagem e envelhecimento. A demanda cresceu ma mesma proporção que a empresa se consolidada no mercado
...