Atividade 05- COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Monografias: Atividade 05- COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 180680 • 15/11/2013 • 1.016 Palavras (5 Páginas) • 1.358 Visualizações
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
Correta
A intertextualidade é um recurso muito presente na literatura e mídia contemporâneas e permite o diálogo entre textos. Em geral, pode ser tomada como intertextualidade implícita e explícita. Assinale a alternativa que contém um intertexto explícito nos fragmentos abaixo, de autoria de Machado de Assis.
Resposta
Resposta Selecionada:
d) Fui sempre contrário ao júri, - disse-me aquele amigo, - não pela instituição em si, que é liberal, mas porque me repugna condenar alguém, e por aquele preceito do Evangelho; "Não queirais julgar para que não sejais julgados". Não obstante, servi duas vezes.
Resposta Correta:
d) Fui sempre contrário ao júri, - disse-me aquele amigo, - não pela instituição em si, que é liberal, mas porque me repugna condenar alguém, e por aquele preceito do Evangelho; "Não queirais julgar para que não sejais julgados". Não obstante, servi duas vezes.
Feedback da resposta:
Fui sempre contrário ao júri, - disse-me aquele amigo, - não pela instituição em si, que é liberal, mas porque me repugna condenar alguém, e por aquele preceito do Evangelho; "Não queirais julgar para que não sejais julgados". Não obstante, servi duas vezes. Encontramos no trecho citado um trecho que foi retirado do Evangelho. O fato de o trecho ser copiado fielmente do Evangelho demonstra a intertextualidade explícita. No texto, aparece o trecho entre aspas.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Correta
Observe a imagem:
‘We Can Do It!’, feito por J. Howard Miller
A tela à esquerda é uma pintura; ela foi totalmente recriado a partir de balas de goma, cujo resultado podemos ver na imagem à direita.
Podemos dizer que para a reconstituição desse quadro, o tipo de intertextualidade usado foi:
Resposta
Resposta Selecionada:
a) a estilização, pois foi mantido o original e acrescentado elementos (outro material, as balas de goma) que não pertenciam a ele.
Resposta Correta:
a) a estilização, pois foi mantido o original e acrescentado elementos (outro material, as balas de goma) que não pertenciam a ele.
Feedback da resposta:
Na imagem, houve uma estilização, pois, a partir do original, o quadro foi recriado com balas de coma; foi respeitada a essência e acrescentado outro elemento que proporcionou uma visão diferente para a imagem (ao fazer a imagem com bala de goma, acrescentam-se outros valores ao original, associados a esse material de composição).
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
Correta
Cândido Portinari (1903-1962), um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX, tratou de diferentes aspectos da realidade em seus quadros.
Sobre a temática dos Retirantes, Portinari também escreveu o seguinte poema:
(....)
Os retirantes vêm vindo com trouxas e embrulhos
Vêm das terras secas e escuras; pedregulhos
Doloridos como fagulhas de carvão aceso
Corpos disformes, uns panos sujos,
Rasgados e sem cor, dependurados
Homens de enorme ventre bojudo
Mulheres com trouxas caídas para o lado
Pançudas, carregando ao colo um garoto
Choramingando, remelento
(....)
Cândido Portinari. Poemas. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1964
Das quatro obras reproduzidas abaixo, assinale aquelas que abordam a problemática que é tema do poema, tornando-se exemplo de intertextualidade implícita.
Resposta
Resposta Selecionada:
a) 2 e 3.
Resposta Correta:
a) 2 e 3.
Feedback da resposta:
2 e 3. Os quadros citados retomam o tema do poema, constituindo um exemplo de intertextualidade implícita. A intertextualidade implícita ocorre sem a citação expressa da fonte. Aqui, no caso, os textos dialogam sem que haja a indicação explícita da fonte. A imagem 1 não se relaciona com tema de retirantes e a imagem 4 mostra um cangaceiro, o que não necessariamente se relaciona com retirantes.
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
Correta
Assinale a alternativa correta quanto a classificação dos níveis de intertextualidade:
I- A paródia deforma os valores do texto original, mantendo sua organização estrutural.
II-
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