Atps
Trabalho Universitário: Atps. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lilianef • 21/9/2013 • 2.070 Palavras (9 Páginas) • 500 Visualizações
MRP e MRP II se baseiam em um Plano Mestre de Produção, o detalhamento dos planos específicos para cada produto em uma linha de produção. Enquanto MRP permite a coordenação do fluxo de compra de materiais, MRP II permite o desenvolvimento de um plano detalhado de produção que considera as capacidades de máquinas e humanas, programando a execução da produção de acordo com a chegada dos materiais. A saída de um sistema MRP II é um programa de operações, envolvendo pessoas e máquinas. Dados sobre o custo da produção, incluindo tempo de máquina, tempo de trabalho humano e consumo de materiais, bem como os números finais de quantidades produzidas são disponibilizados pelo sistema MRP II para contabilização e análise financeira.
3.2 – TABELA PRODUTOS NECESSÁRIOS PARA O PROCESSO PRODUTIVO
ITEM ES = 0
COMPROMETIDO=0 LOTE=0 TA = 0
ESTOQUE EM MÃOS = 0
Semana S01 S02 S03 S04 S05 S06 S07 S08 S09 S10
NP
RP
DM 0
NL
PL
LIBERAÇÃO DA ORDEM
O mesmo também é um sistema de transformação de informações, pois recebe as informações sobre estoques existentes, vendas previstas, linhas de produtos, modo de produzir, capacidade produtiva e transforma estas informações em ordem de fabricação.
Sendo assim, a função administrativa do PPCP vai desde o planejamento até o gerenciamento e controle do suprimento de materiais e atividades de processo de uma empresa, a fim de que produtos específicos sejam produzidos por métodos específicos para atender o programa de vendas estabelecidos.
1.2 – IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
Nome : Arte laje Pré Fabricados Ltda
Rua: Professor Antonio Estanislau Ayroso, 695
Nova Brasília – Jaraguá do Sul – SC
CEP 89252-270
Segmento: Construção Civil.
Porte: Pequeno
Missão: Ajudar o cliente na solução dos seus problemas na construção de moradia, comércio e indústrias, através dos seus produtos com tecnologia de ponta com qualidade e pessoal qualificado e em continuo aperfeiçoamento.
Valores: A empresa cresceu nestes 36 anos baseada em princípios sólidos e valores rígidos, buscando sempre a satisfação de seu objetivo de existência, permanência e continuidade: o cliente. Entre os PRINCÍPIOS destacam-se o cumprimento do que é prometido, o respeito por clientes, fornecedores, colaboradores e instituições financeiras, além de ser justo e honesto. Entre os VALORES destacam-se a integridade, a responsabilidade, a disciplina, a transparência e a igualdade no atendimento aos mais variados tipos e tamanhos de clientes.
Produtos Comercializados: Produz, além das lajes pré-fabricadas (piso e forro), lajes treliçadas, mini-painéis treliçados, caixas de luz concretadas, caneletas para lajes treliçadas bidirecionais.
Público Alvo: Clientes pessoa física e jurídica em geral.
Nome: Denis de Souza
Cargo: Sócio proprietário
1.2 - PESQUISA DETALHADA NA EMPRESA
Segundo informações colhidas antes do contato técnico, a Empresa Arte Laje Pré Fabricados Ltda, não tem um Plano de Produção específico. Baseia-se apenas em uma Planilha de Controle, através da qual obtêm informações para manter um estoque regulador, já que não há uma estimativa de demanda a médio/longo prazo.
Os estoques são controlados por uma média obtida ao longo dos anos, sendo, nas vigotas e medidas tradicionais, ou seja, laje forro e piso de 0,10cm a 5,90cm mantêm-se um estoque constante de no mínimo 50 vigotas, abaixo disso sabe-se que é urgente a necessidade de produção. Nas medidas intermediárias, que são as que mais tem movimentação, a quantidade é de 100 vigotas o estoque mínimo. Já as lajes treliçadas e painéis, somente sob encomenda, portanto, não tem estoque.
A produção média diária é de 700 metros aproximadamente.
Já o tempo máquina e horários operacionais não foram ainda cronometrados.
1.3 - LISTA DE PERGUNTAS ENCAMINHADA A EMPRESA
1. Existe um Planejamento de Produção? Como é organizada essa área da empresa?
R: Conforme já abordado no texto à cima, a demanda juntamente com a urgência do cliente, faz com que a empresa tenha uma noção do tempo e o quanto fabricar os produtos, obedecendo a uma ordem de estoque regulador mínima ( Em produtos que a empresa trabalha com estoque) e determinando prazos coerentes que não venham comprometer a qualidade dos produtos e se adéquam as necessidades do consumidor ( Cliente ).
2. Como é feita a programação de produção diária?
R: A mesma normalmente é feita para repor itens do estoque, e eventualmente, produzir os pedidos que não provem de estoque tais como Lajes Treliçadas e Painéis ( Produtos Sob medidas ).
3. E o acompanhamento dos estoques?
R: Atualmente é feito via planilha de EXEL e subseqüentemente, em loco ( Pátio ) .
4. Sobre o aproveitamento de horas máquinas, se está sendo utilizado todo o seu potencial, há alguma forma de acompanhamento?
R: Na empresa existem praticamente 2 linhas de produção, porem ambas não são em serie, o que torna difícil tal acompanhamento. Em virtude disso, as maquinas trabalham com folga, e a demanda é a responsável pela intensidade das mesmas.
5. E quanto ao tempo de produção, como é feito esse controle?
R: Atualmente, tem-se um parâmetro estatístico, onde é confrontado a quantidade em m² e quanto tempo levou para produção de tal quantidade. Sabe-se o tempo que leva pra produzir X m² e com isso tem-se o controle.
6. Como é organizada a produção diária, quando essa informação chega ao responsável
...