Atps Processos Gerenciais
Exames: Atps Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wivianni • 18/11/2013 • 1.138 Palavras (5 Páginas) • 259 Visualizações
Introdução
Este é um projeto de extensão do curso de Tecnologia em Logística da Faculdade Anhanguera, que visa fixar os conceitos de planejamento, organização, direção e controle. Iremos abordar a importância do planejamento, seus tipos e a finalidade de estruturar e controlar uma organização através destes processos e explicar qual o conceito que as empresas usam para elaborar, analisar e formular seus planos de estratégia e como elas são implementadas por meios de seus objetivos.
CONCEITO DE PLANEJAMENTO
Segundo CHIAVENATO, o planejamento em uma organização é fundamental para o sucesso da empresa, cujo objetivo é mostrar as formas e tipos de planejamentos que uma instituição pode aplicar em diferentes níveis hierárquicos, sendo eles institucional, intermediário ou operacional.
Neste sentido SHINYASHIKI, Roberto afirma que:
O verdadeiro empreendedor tem visão antecipada, pois sabe que o futuro é consequência do presente.
Segundo SANTOS, Paulo Barreto afirma que o profissional do futuro tem que ficar conectado 24h, ou seja, o profissional deste século que quer ter uma carreira brilhante e de sucesso precisa estudar muito, participar de eventos, palestras e etc.
O que é Planejamento?
Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente, considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.
Tipos de planejamento:
1 - Planejamento Estratégico:
O planejamento estratégico representa a maneira como a estratégia empresarial deverá ser operacionalizada. Suas metas são de longo prazo e inicia-se no topo da hierarquia da empresa.
2 - Planejamento Tático:
Nível intermediário da organização, como tal é elaborado por gerentes ou executivos tendo para base o planejamento estratégico e o objetivo de que a empresa tenha sucesso.
3 - Planejamento Operacional:
Planejamento operacional se preocupa com “o que fazer” e com o “como fazer” no nível que as tarefas são executadas, focaliza a otimização e a maximização de resultados. Os administradores visualizam e determinam ações futuras para alcançar seus objetivos.
Lacombe e Heilbon: não mencionam esse tipo de planejamento.
Desenvolvimento:
Projeto Ambiental: Coleta seletiva de material reciclável.
O propósito deste projeto é conscientizar a população e abordar a necessidade da inclusão de coleta seletiva de material reciclável em nossa sociedade, onde uma pequena empresa fará a triagem de todo o material recebido para reaproveitamento. Após o planejamento, desenvolvemos maneira de organizar a execução e delegar responsabilidades entre nossa equipe com a distribuição de panfletos para a população em diversos locais. Percebemos que os locais atingidos a conscientização da população mudou visivelmente, contribuindo muito com o meio ambiente, alcançando nossos objetivos.
Diretoria: Projetar e elaborar os processos a ser executado na empresa, tomar decisões.
Gerência: Desempenhar e gerenciar todo o processo a fim de acompanhar a liderança para alcançar as metas da operação.
Liderança: Distribuir as tarefas e mobilizar os meios necessários para executá-lo.
Colaboradores: Realização das atividades delegadas pela liderança.
A função da Direção:
De acordo com Chiavenato a direção é a função administrativa que se refere a relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados. Para que planejamento e organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação e apoio às pessoas, através de uma adequada comunicação, liderança e motivação. Para dirigir as pessoas, o administrador precisa saber comunicar, liderar e motivar.
Artigo TITTANEGRO: Por que as ferramentas gerencias podem falhar.
A prática de gestão empresarial vem determinando, nos últimos tempos, a criação de uma nova ferramenta gerencial em função de cada nova necessidade da empresa. A falta de uma declaração clara pode comprometer a eficiência e a eficácia dessas ferramentas.
Organização funcional:
O desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração e serve como estrutura básica, como um conjunto de mecanismos de operação, decisão e coordenação. Está relacionada ao marketing e a propaganda.
Controle da ação empresarial:
Algumas vezes é necessário mudar o planejamento a organização e a direção para os sistemas de controle se tornem mais eficientes. Muitas vezes tem conotação de poder dentro de organizações já que o administrador influencia seus subordinados a executarem tarefas, portanto exercendo o poder interpessoal.
Artigo CURY: o trabalho do gerente executivo: uma visão geral e critica: Para preparar administradores capacitados é preciso fundamentar o ensino e o treinamento em estudos reveladores sobre suas atividades de trabalho.
Artigo CARREIRA: Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem: Um dos principais
...