TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Qumica

Trabalho Universitário: Atps Qumica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS de Química

ALUMINIO

Etapa I

Passo I

Quando se fala de metais é praticamente impossível não falar do alumínio por se tratar de um dos mais abundantes da crosta terrestre, põem mesmo tendo tanta abundancia raramente é encontrado livre; é dúctil e também, o segundo metal mais maleável atrás apenas do ouro. o procedimento hall-heroult é o que se usa atualmente e consome cerca de 14,8kwhcc(media brasileira)para a produção de um quilo de alumínio primário.o elemento ´´ alumínio ``é abundantemente na crosta terrestre na forma de oxido de alumínio (Al203)e as reservas minerais são quase ilimitadas,o minério industrial mais importante é a ´´ bauxita ``,com um teor de oxido de alumínio entre 35% a 45%,suas jazidas localizam-se principalmente nas regiões tropicais e,no Brasil concentran-se na área amazônica.O Brasil tem vocação para a produção de alumínio,pois alem da abundante reserva de bauxita (o Brasil tem a terceira maior reserva de bauxita do mundo,tem um alto potencial de geração de energia hidrelétrica que é um insumo primordial para obtenção do alumínio primário através da eletrolise.quando o alumínio era ainda uma curiosidade comcusto elevado de produção,as primeiras aplicações foram limitados a trabalhos santuosos,tais como,estatuetas e placas comemorativas.Então, quando o metal tornou-se disponível em grandes quantidades(embora ainda medido em quilos ao em vez de toneladas )passou a ser usado na decoração vitoriana como bandejas e escovas e cabelo ornamentais. No final do século XIX.com o aumento da produção e preços menores,foi gradualmente utilizado em utensílios de cozinha e alguns dos primeiros automóveis já possuíam painéis revestidos de alumínio comercialmente puro.Entretanto,a resistência limitada do metal comercialmente puro restringia sua aplicação,especialmente quando havia alguma dificuldade nas industrias metalúrgicas em favor de materiais tradicionais com os quais elas estavam mais familiarizadas.

Como sabemos o alumínio é obtido através da bauxita, então primeiramente é extraída e transportada para moagem onde a mesma é triturada e misturada com uma solução de soda caustica. A lama formada por essa mistura,é aquecida sob alta pressão e recebe uma nova adição de soda caustica.Após isto é feito a filtragem e a sedimentação.

Sedimentação: é o processo no qual as partículas solidas que estão em suspensão dentro de uma misturaliquida vão se aglomerando no fundo do recipiente onde se encontra a mistura. A solução obtida é chamada de aluminato de sódio e é colocada em um precipitador que nos fornece alumina hidratada que por sua vez é levada aos calcinadores.

Após ter obtida a alumina ela é enviada e dissolvida dentro de fornos eletrolíticos em um banho químico à base de fluoretos. Os fornos são ligados a um circuito elétrico em serie que fornece corrente continua, no momento em que a corrente elétrica passa ocorre uma reação e o alumínio se separa e libera o oxigênio, após isto o alumínio liquido se deposita no fundo do forno e é aspirado a intervalos regulares por meios de sifões. Após isto ele é depositado em fornos de esperas e onde se retira os lingotes de alumínio que é transportado através de esteiras.

Passo II

Fluxo de produção do alumínio

Mineração – transporte – moagem – digestão – filtragem – precipitação – calcinação –alumina - eletrolise-forno de espera – esteira – lingote

Passo III

Características físicas-químicas do alumínio

O alumínio, por suas excelentes propriedades físicas-quimicas entre as quais se destacam a baixo peso especifica, a resistência à corrosão, alta condutibilidade térmica e infinitareciclagem. o alumínio possui ponto de fusão de 660˚C(quando na pureza de 99,80),o que é relativamente baixo comparado com o do aço,que é da ordem de 1570 ˚C.ligas de alumínio,devido a presença de outros metais,possuem,em geral,um ponto de fusão mais baixo que o alumínio puro,por exemplo, a liga 6060(com mais ou menos 2 % de elementos de liga) funde-se entre 600˚C e 650˚C,enquanto a liga 7075(com mais ou menos 10%de elementos de liga)funde-se entre 475˚C e 640˚C.

Numero atômico: 13

Peso atômico: 26,9

Ponto de fusão: 660˚C

Ponto de ebulição: 2.467˚C

Densidade: 2,7

Gravidade especifica: rede cúbica de face centrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com