Ava homem sociedade e cultura
Por: frnclldomingues • 23/11/2016 • Dissertação • 676 Palavras (3 Páginas) • 4.018 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Homem, Sociedade e Cultura
Atividade Discursiva
NOME | Francielle Domingues Cruz |
RA | 1299106714 |
Atividade Discursiva: MULTICULTUARISMO NO BRASIL
Anhanguera Educacional
2016
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Homem, Sociedade e Cultura
Atividade Discursiva
Atividade Discursiva: : MULTICULTUARISMO NO BRASIL
Trabalho desenvolvido na disciplina Homem, Sociedade e Cultura apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Discursiva.
Anhanguera Educacional
2016
Multiculturalismo no Brasil
Multiculturalismo é a mistura de culturas, a miscigenação dos credos e culturas. Essa miscigenação ocorre no Brasil desde a colonização.
Uma das principais características do Brasil é justamente a enorme diversidade de credos e culturas existentes. O Brasil incorporou em seu território culturas de todas as partes do mundo, esse processo que começou quando os portugueses colonizaram o Brasil, e além dos portugueses foram trazidos para a colônia os africanos que eram usados como escravos para as lavouras de café. E foi pelo desenvolvimento das plantações de café que se tornou cada vez mais comum que outros imigrantes como japoneses, alemães e suíços viessem para o Brasil atrás de oportunidades.
Atualmente em um mundo globalizados e em era onde a informação viaja rapidamente esse multiculturalismo cresce ainda mais. Dentro dessa realidade globalizada multiculturalismo é o reconhecimento de que existem diferenças na individualidade de cada um. Na situação política atual luta-se muito por igualdade, o que se tem que entender é que a igualdade que se luta é perante a lei, para que todos independente de raça ou credo tenham os mesmos direitos. As diferenças multiculturais são diferenças de valores, costumes e crenças, por se tratarem de raças que tem origens diferentes, essas diferenças devem ser respeitadas.
No Brasil, existe uma enorme dificuldade de convívio multicultural, o que é contraditório pelo fato de que o Brasil é um pais completamente miscigenado, pois resulta justamente das misturas de raças que ocorreram depois da colonização onde o modo de vida foi se adaptando as essas diversidades de cultura, nessa mistura surgiram indivíduos que não são nem brancos nem índios, mas também não é negro, é brasileiro e tem suas origens hibridas de todas essas raças. Por sermos frutos desse hibridismo de cultura o natural seria que soubéssemos lidar facilmente com as diferenças culturais, mas isso infelizmente não ocorre com a maioria das pessoas.
No Brasil a uma complexidade pois mesmo sendo totalmente miscigenado, em determinado contexto social quando uma cultura é colocada em contato com a outra, uma será sufocada pela outra, e para que isso não faça com que a cultura sufocada se extingue completamente este se adaptara a outra. Porem em um mundo globalizado esse processo de adaptação não é exigido.
Na sociedade contemporânea onde é preciso que haja diferenciação dos indivíduos para que eles se identifiquem como seres humanos membros de determinados contextos sociais. Pela proposta de globalização o conflito cultural é inevitável e necessário, pois a globalização aproxima cada vez mais diferentes culturas. O maior desafio encontrado no Brasil é o reconhecimento de que as diferenças culturais não devem interferir em como o indivíduo é visto legalmente, pois seus direitos civis devem ser os mesmos independente do credo que se segue, ou da cultura e raça ao qual se está inserido.
...