TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliando Uma Oportunidade

Trabalho Escolar: Avaliando Uma Oportunidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  1.571 Visualizações

Página 1 de 4

IDENTIFICANDO IDÉIAS/OPORTUNIDADES

DIFERENCIANDO IDÉIAS DE OPORTUNIDADES

Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que elas devam ser únicas. O fato de uma idéia ser ou não única não importa. O que importa é como o empreendedor utiliza sua idéia, inédita ou não, de forma a transformá-la em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer.

As oportunidades é que geralmente são únicas, pois o empreendedor pode ficar vários anos sem observar e aproveitar uma oportunidade de desenvolver um novo produto, ganhar um novo mercado e estabelecer uma nova parceria que o deferencie de seus concorrentes.

IDÉIA CERTA NO MOMENTO ERRADO

Outro fator que deve ser considerado é o timing da idéia (momento que a idéia foi gerada). Principalmente em empresas de base tecnológicas. O timing é crucial, pois a tecnologia evolui rapidamente e, com isso, o ciclo de vida dos produtos é cada vez mais curto exigindo cada vez mais inovações e agilidade para que as empresas se mantenham no mercado.

A EXPERIÊNCIA NO RAMO COMO DIFERENCIAL

Um dos fatos que ocorrem com freqüência é o candidato a empreendedor ter uma idéia brilhante dirigida a um mercado que ele conhece muito pouco, um ramo no qual nunca atuou profissionalmente. As chances de sucesso nestes casos são mínimas.

Procure negócios em áreas que você conhece, em que já tem alguma experiência, já trabalhou, ou têm sócios que já trabalham no ramo.

FONTES DE NOVAS IDÉIAS

Muitas pessoas se queixam da falta de criatividade e que nunca têm boas idéias, que trabalham muito e não são reconhecidas, acomodando-se e aceitando esse fato como normal. O empreendedores de sucesso são diferentes: estão sempre atrás de novas idéias de negócio e de verdadeiras oportunidades de marcado, ficando atentos a tudo que ocorre à volta deles. São curiosos e questionadores, não aceitando a primeira explicação dada para fatos ocorridos.

Será que por isso são criativos e identificam mais oportunidades que as demais pessoas?

Ou será que é o fato de sempre estarem em busca de novas oportunidades que os levam ao encontro das mesmas?

Na verdade, existe um pouco de cada coisa. Novas idéias só surgem quando a mente da pessoa está aberta para que isso ocorra, ou seja, quando está preparada para experiências novas.

As informações são à base de novas idéias. Apesar de existirem muitas fontes de informação, identificar uma oportunidade pode não ser fácil. No entanto, existem algumas dicas que auxiliam o empreendedor nessa tarefa. Uma das mais conhecidas formas de se estimular a criatividade e a geração de novas idéias é o método de brainstorming (tradução literal: tempestade cerebral), que se baseia no fato de as pessoas serem estimuladas a gerar novas idéias quando estão em grupo, reunidas com outras pessoas.

Para se estruturar o brainstorming, aconselha-se as seguintes regras:

1. Ninguém pode criticar outras pessoas do grupo e todos estão livres para expor as idéias que vierem à cabeça, mesmo que aparentemente pareçam absurdas.

2. Quanto mais rodadas entre os participantes melhor, pois serão geradas mais idéias. E sempre, em cada rodada, todos os participantes devem das uma idéias a respeito do tópico em discussão.

3. Podem-se dar idéias baseadas em idéias anteriores de outras pessoas. Essa combinações são bem-vindas e podem gerar bons resultados.

4. A sessão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com