BACHARELADO EM DESIGN DIGITAL : O QUE É DESIGN
Por: Monique Rossomano • 5/11/2017 • Trabalho acadêmico • 365 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA – UNIARA
Monique Rossomano
O que é Design?
BACHARELADO EM DESIGN DIGITAL
Araraquara
2017
Definir a palavra design não é uma tarefa simples, muitos estudiosos discorrem sobre o assunto no intuito de definir tal palavra, referenciando, na maioria das vezes, alguns movimentos históricos, como a revolução industrial e o modernismo.
O antropólogo Bruno Latour, por exemplo, examina minuciosamente a semântica do termo design, em uma palestra, nomeada como Um Prometeu cauteloso? (2009). O design, visto à sua época, era tido como algo secundário, ou seja, sua função não passava de gosto e estética, para complementar a característica principal de um produto, sua funcionalidade.
Latour pontua ainda que a compreensão do design se estendeu na atualidade, e que está presente em todos os processos imagináveis de um produto, desde o planejamento até a embalagem, o consumidor final, hoje, não consegue fazer tal distinção. Enfim o design para Latour pode ser definida como revolução, pois até a natureza, na sociedade atual, pode ser reelaborada.
Outro estudioso que expos seu pensamento sobre o design foi o filosofo Vilém Flusser, que faz observações em sua obra, O Mundo Codificado (2007), sobre a forma e a matéria, no qual seria um dos objetos do termo tratado acima, pois sem o design não há a transformação da matéria em uma forma. A matéria aqui, se trata do conteúdo dentro de um recipiente, a forma o recipiente em si. Flusser também examina a palavra design, concluindo que a área pode ser um método de se projetar uma forma.
Tratando-se do design, a habilidade de transformar, ou até mesmo revolucionar, como citado acima, não se restringe apenas ao mundo material, ao palpável, mas também pode ser incluído o imaterial, como a internet, as interfaces que existem dentro da área tecnológica, o design é essencial para a compreensão e interpretação dos bits e pixels na tela dos computadores.
O design hoje se trata de acessibilidade, dar forma a uma interpretação mais simples aos usuários, independentemente do produto em questão, seja ele material ou imaterial.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
LATOUR, Bruno. Um prometeu cauteloso?: Alguns passos rumo a uma filosofia do
design. In: Agitprop, revista brasileira de design, São Paulo, v.6, n.58, jul. /ago. 2014.
...