Bagunça Box - Estudo De Caso
Trabalho Escolar: Bagunça Box - Estudo De Caso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FLYINDIANARA • 18/3/2015 • 365 Palavras (2 Páginas) • 2.234 Visualizações
Leonardo Estêvão, jovem executivo, deseja implantar no Rio de Janeiro, um serviço inovador e promissor: o self-storage. Imóveis cada vez menores, aumento de divórcios no país, jovens brasileiros prolongando a permanência na casa dos pais, pessoas trabalhando mais em casa, precisando de espaço adicional, são alguns fatores que favorecem a abertura do negócio.
Produto: locação de caixas por tempo flexível (a princípio de dois tamanhos distintos) para armazenagem de bens, realizando o transporte e guarda em local seguro, com acesso rápido do cliente se necessário. Praça: a coleta poderia ser realizada diretamente na casa do cliente ou através de pontos de coleta definidos pela empresa de Leonardo, a Bagunça Box. Preço: definiu valores para cada tamanho de caixa e um valor referente a taxa de coleta, caso a caixa fosse retirada no local indicado pelo cliente.
O público alvo de acordo com o texto e site do negócio seriam clientes residenciais, na cidade do RJ, uma cidade lançadora de tendências e com abrangência nos bairros de classe média-alta e classe alta: Flamengo (Zona Sul), Tijuca (Zona Norte), Ilha do Governador (Zona Norte) e Recreio (Zona Oeste) onde se encontram os postos de coleta das caixas.
Ele demonstrou amadorismo ao utilizar espaços comerciais emprestados de amigos para definir os pontos de coletas. Apesar de boas idéias e experiência na abertura de outros negócios, ainda não tem um plano de negócios.
Tendo em mãos o plano de negócios ficaria mais claro informações como: barreiras como a resistência cultural, concorrência dos guarda-móveis, bem como, as oportunidades de expansão do setor, boa capacidade de atrair novos investimentos.
Além disso, ele poderá aproveitar melhor os pontos fortes do negócio, tais como: flexibilidade no prazo dos contratos, espaço adicional a baixo custo, baixa concorrência, variedade de serviços agregados e de conveniência (tester do serviço durante um mês, busca e devolução em pontos de coleta espalhados por regiões estratégicas da cidade), segurança e comodidade (acesso 24h). Tendo essas informações, Leonardo pode se preparar melhor inclusive para tomar decisões acertadas em relação ao custo alto de implementação do negócio e divulgação.
Fontes:
- VALLS, Ricardo. As oportunidade de Mercado Self-storage no Brasil. Disponível no site: http://pt.scribd.com/doc/21620617/As-Oportunidades-Do-Mercado-de-Self-Storage-No-Brasil#scribd. Acesso em 12/03/15.
- Site do negócio: http://www.baguncabox.com.br/
- Texto do Estudo de Caso.
...