Bolsa De Valores
Artigos Científicos: Bolsa De Valores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GustavoScheeffer • 14/5/2014 • 591 Palavras (3 Páginas) • 504 Visualizações
Bolsa de Valores
# O que é a Bolsa de Valores? É o mercado organizado onde se negociam ações de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como Ações e Opções. As bolsas têm o dever de repassar aos investidores (através de revistas, boletins e meios eletrônicos) informações sobre seus negócios diários, comunicados relevantes de empresas abertas, dados de mercado e tudo o mais que contribua para a transparência das operações. No Brasil, a atividade das bolsas é fiscalizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em Portugal a actividades das bolsas é fiscalizada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
# A primeira Bolsa de Valores: A Companhia Holandesa das Índias Orientais instituiu e comercializou as primeiras ações a serem colocadas em um estabelecimento financeiro, criando a primeira bolsa de valores, localizada em Amsterdã, em 1602. Apesar de que, as primeiras negociações sobre valores empresariais, ocorreram em 1531, em Antuérpia, na Bélgica.
# O que são ações na Bolsa? Uma ação é a menor parte do capital de uma empresa, é um pequeno pedaço dela. Uma pessoa que compra uma ação passa a ser uma pequena sócia da empresa.
# Como ocorrem as operações de compra e venda? O investidor A quer comprar ações de uma determinada empresa; já o investidor B quer vender papéis da mesma companhia. Ambos enviam ordens de compra e de venda, respectivamente, para suas corretoras. Estas, então, transmitem os pedidos para o Mega Bolsa - o sistema eletrônico de negociação da Bovespa, que compara todas as ofertas em tempo real. Caso o valor oferecido pelo investidor A seja igual ao valor pedido pelo investidor B, o negócio é fechado instantaneamente. Se os valores não forem compatíveis, o sistema compara outras ofertas até encontrar um negócio que satisfaça as duas partes. Com milhares de investidores comprando e vendendo ações todos os dias, as operações são fechadas rapidamente.
# Qual é o valor mínimo para investir na Bolsa? Não há valores mínimos para se investir em ações, eles variam de acordo com a corretora e o preço das ações que serão compradas. Para quem investe valores pequenos, como R$ 1.000, optar por um fundo ou clube pode ser uma maneira de aumentar o total investido.
Porém, quando a quantidade de ações compradas por meio de um fundo for a mesma que a pessoa pode comprar investindo sozinha, torna-se vantajoso comprar diretamente. A vantagem de investir individualmente é que neste caso não se paga a taxa de administração.
# Funções da Bolsa de Valores: Levantar capital para negócios, mobilizar poupanças em investimentos, facilitar o crescimento de companhias, redistribuir a renda, aprimorar a Governança Corporativa, criar oportunidades de investimento para pequenos investidores, atuar como Termômetro da Economia e ajudar no financiamento de projetos sociais.
# A Bolsa de Valores no Brasil: No Brasil, a bolsa de valores chegou em 1845 quando o Imperador do Brasil, Dom Pedro II, regulamentou a profissão.
# Como uma empresa entra na Bolsa de Valores? Uma empresa pode seguir diversos caminhos para conseguir dinheiro para investir em seu crescimento. Uma delas é se dividir em ações, ações é uma forma de divisão do patrimônio. Nem todas as empresas têm suas ações negociadas
...