Bolsa De Valores
Trabalho Escolar: Bolsa De Valores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gersonctba • 16/9/2014 • 2.265 Palavras (10 Páginas) • 2.344 Visualizações
Introdução
As bolsas de valores são locais onde são negociados títulos emitidos por empresas de capital aberto. Desde o século XV, em plena Idade Média, cotas de participações em companhias eram comercializadas no meio das ruas, nas calçadas, semelhantemente a qualquer outro produto vendido na época.
As Bolsas de valores são associações civis, sem fins lucrativos com patrimônio representado por títulos que pertencem às sociedades corretoras membros e possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa, mas estão sujeitas à supervisão da Comissão de Valores Mobiliários – CVM.
Neste trabalho iremos abordar sobre a Bolsa de Valores, sua história, definição, as ações, como investir, mostrar algumas recomendações e opções de empresas para se aplicar, curiosidades, etc.
História
A primeira bolsa de valores da história, isto é, um local onde se reunia diversos comerciantes para a realização de negócios relacionados a participações e cotas em empresas surgiu em 1487, na cidade de Bugres, Bélgica. Entretanto, a primeira ação comercializada em uma bolsa de valores que se tem registro pertencia à Companhia Holandesa das Índias Orientais e foi negociada em 1602, na bolsa de Amsterdã.
A partir de 1964, com as leis de reforma bancária e do mercado de capitais, as bolsas de valores começaram a assumir as funções que possuem atualmente. Hoje em dia, as mesmas se transformaram em um símbolo marcante do capitalismo e da globalização. A tecnologia da informação permitiu a existência de bolsas de valores totalmente eletrônicas, como a americana Nasdaq, por exemplo.
Curiosidades
As bolsas de valores mantêm um fundo de garantia com a finalidade exclusiva de assegurar o ressarcimento de prejuízos ocorridos aos clientes de sociedades corretoras, em função de má execução de ordem, falha operacional na liquidação de operações, na administração da custódia, entre outros.
A Companhia Holandesa das Índias Orientais instituiu e comercializou as primeiras ações a serem colocadas em um estabelecimento financeiro, criando a primeira bolsa de valores, localizada em Amsterdã, em 1602.
Tradicionalmente os negócios aconteciam fisicamente no próprio recinto da bolsa: pregão viva-voz. Porém gradualmente as transações foram sendo cada vez mais realizadas por meios eletrônicos em tempo real, e hoje em dia são exclusivamente colocadas pelo pregão eletrônico Mega Bolsa.
O que é Bolsa de Valores
É o local onde se compram e se vendem as ações de companhias. A Bolsa constitui uma associação com autonomia administrativa, financeira e patrimonial cujo objetivo é promover todas as condições necessárias para o funcionamento do mercado de ações. É na Bolsa de Valores que os investidores compram ou vendem suas ações, sempre por meio de uma corretora de valores associada a CBLC e fiscalizada pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM.
As Bolsas de Valores são responsáveis por manter local ou sistema de negociação eletrônico adequados à realização de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários e seu patrimônio é representado por títulos que pertencem às sociedades corretoras membros.
Para o bom funcionamento do mercado, a Bolsa deve preservar elevados padrões éticos de negociação e divulgar as operações executadas com rapidez, amplitude e detalhes.
Seus objetivos e atividades principais são:
• Manter local adequado à realização, entre corretores, de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, em mercado livre, organizado e fiscalizado pelos próprios membros, pela autoridade monetária e pela CVM;
• Estabelecer sistema de negociação que propicie e assegure a continuidade das cotações e a plena liquidez do mercado;
• Dar ampla e rápida divulgação às operações efetuadas em seu pregão;
• Assegurar aos investidores completa garantia pelos títulos e valores negociados;
Como funciona a Bolsa de Valores e como aplicar em ações na Bovespa
Ações na Bolsa de Valores
Uma ação é a menor parte do capital de uma empresa, é um pequeno pedaço dela. Uma pessoa que compra uma ação passa a ser uma pequena sócia da empresa.
Tipos de ação
• Ordinária Nominativa (ON): Dá direito a voto em assembleia sobre definições da empresa.
• Preferencial Nominativa (PN): Não dá direito a voto, mas preferência no recebimento de dividendos.
As empresas dividem seus lucros com os acionistas. Algumas fazem isso mensalmente, outras trimestralmente.
Os dividendos dados a quem tem ONs nem sempre são iguais aos dados a quem tem PNs. Nesses casos, as preferenciais nominativas recebem valores maiores. Além disso, as PNs são vendidas e compradas com maior facilidade.
Porém, algumas empresas só disponibilizam ações ordinárias nominativas.
Como investir em ações
As ações são negociadas nas Bolsas de Valores. No Brasil, a compra e venda de ações acontece na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
Essas negociações são feitas por meio das corretoras habilitas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A lista das corretoras credenciadas pode ser encontrada nos sites da CVM e da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), no item Corretoras.
Para começar a comprar e vender ações, é necessário fazer um cadastro na corretora (informando nome, profissão, endereço e entregando cópias de RG, CPF e comprovante de residência).
Assim, a corretora abre uma conta desse investidor na Bovespa. Cada instituição determina qual a quantia mínima para a abertura da conta.
As ações podem ser compradas de três maneiras:
• Fundos de Investimento: Um fundo funciona como um condomínio. Cada um dos seus investidores possui uma cota, que corresponde a uma porção do total de ações que o fundo tem.
...