Brics
Projeto de pesquisa: Brics. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Drkphl • 25/6/2014 • Projeto de pesquisa • 639 Palavras (3 Páginas) • 443 Visualizações
BRICS
Introdução
No ano de 2001 foi criado um termo para denominar uma junção de países emergentes que possuíam características econômicas semelhantes. O termo ficou conhecido como BRICS (refere-se às letras iniciais dos países em inglês: Brazil, Russia, India, China e South Africa).
Estes países emergentes possuem características comuns como, por exemplo, bom crescimento econômico. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, estes países não compõem um bloco econômico, mas compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas. Eles formam uma espécie de aliança que busca ganhar força no cenário político e econômico internacional.
A criação desse grupo ocorreu em virtude da necessidade de englobar e fazer um estudo sobre estes países, tendo em vista que até 2050, suas economias juntas superarão as economias dos seis países mais ricos do mundo atualmente (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália). Tudo isso se trata de uma projeção. Os estudos sobre os países do BRICS revelam que cada país tem um desafio a vencer para chegar às condições projetadas pelos especialistas. Caso isso ocorra, as economias do BRICS poderão alterar toda a conjuntura econômica mundial, como veremos a seguir.
Desenvolvimento
O termo BRICS refere-se a um agrupamento econômico composto por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Trata-se de um mecanismo internacional informal, ou seja, que não é registrado burocraticamente com estatuto e carta de princípios.
No ano de 2001, o economista Jim O´Neil formulou a expressão BRICs (com “s” minúsculo no final para designar o plural de BRIC), utilizando as iniciais dos quatro países considerados emergentes, que possuíam potencial econômico para superar as grandes potências mundiais em um período de, no máximo, cinquenta anos. Em Dezembro de 2010, a BRIC convidou formalmente a África do Sul para se unir ao grupo. O convite foi feito por Yang Jiechi, que ocupa a Presidência rotatória do grupo. E a sigla ganhou um S, para África do Sul (em inglês South Africa).
Atualmente, os BRICS são detentores de mais de 21% do PIB mundial, formando o grupo de países que mais crescem no planeta. Além disso, representam 42% da população mundial, 45% da força de trabalho e o maior poder de consumo do mundo. Destacam-se também pela abundância de suas riquezas nacionais e as condições favoráveis que atualmente apresentam para explorá-las.
Durante a V Cúpula do BRICS, em Março de 2013, os países do eixo decidiram pela criação de um Banco Internacional do grupo, o que desagradou profundamente os Estados Unidos e a Inglaterra, países responsáveis pelo FMI e Banco Mundial, respectivamente. A decisão sobre o banco do BRICS ainda não foi oficializada, mas deve se concretizar nos próximos anos. A ideia é fomentar e garantir o desenvolvimento da economia dos países-membros do BRICS e de demais nações subdesenvolvidas ou em desenvolvimento. A BRICS também criou um contingente de reserva no valor de 100 bilhões de dólares nesse período, tal medida foi tomada com o objetivo de garantir a estabilidade econômica dos 5 países que fazem
...