Business As Usual
Ensaios: Business As Usual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelp • 6/10/2013 • 703 Palavras (3 Páginas) • 1.532 Visualizações
Não existe uma estratégia que seja sempre a melhor para responder a uma pesquisa de um determinado fenômeno, o que existem são estratégias que aperfeiçoam a qualidade da pesquisa em relação a certos contextos. A escolha de uma estratégia de pesquisa tem que ser feita considerando, entre outros elementos, a natureza da questão da pesquisa, o contexto no qual a pesquisa se realizará, a formação e a experiência do pesquisador. Dentre as abordagens que o pesquisador poderá escolher, encontra-se:
I. A Pesquisa Qualitativa, que parte do princípio de que há uma relação dinâmica entre a realidade e o sujeito, uma interdependência entre o sujeito e o objeto de investigação.
II. A Pesquisa Provocada, na qual o pesquisador utiliza variações naturais ou acidentais da variável independente, que não pode manipular, para medir os efeitos sobre uma ou mais variáveis dependentes.
III. A Pesquisa Experimental, que parte da análise de um fenômeno delimitado, sobre o qual se formulam hipóteses e submete o fenômeno à experimentação em condições de controle.
IV. A Pesquisa Invocada, na qual o pesquisador tem um controle muito grande sobre a variável independente decidindo qual a intervenção a ser aplicada, as modalidades e o momento de sua aplicação.
São verdadeiras as afirmações contidas em:
Resposta
a.
I e II, apenas
b.
I, II e III, apenas
c.
I, II, III e IV
d.
I e III, apenas
e.
II e III, apenas
0,2 pontos
Pergunta 3
Conforme Costa*, “As hipóteses científicas são usualmente resultado do que pode ser chamado de imaginação científica, insights como, por exemplo, a descoberta da dupla hélice espiral do DNA por Watson & Crike, ou a hipótese de que a luz tem a mesma velocidade para todos os observadores, que para Einstein deu origem à teoria da relatividade. Mas podemos nos perguntar se mesmo essas hipóteses ousadas se imaginativas dos cientistas poderiam ter surgido se não houvesse uma miríade de crenças indutivamente fundadas constituindo a própria base de construção da ciência”.
*COSTA, Claudio F. Anti-indutivismo e falseacionismo popperianos. Disponível em: http://www.filosofia.cchla.ufrn.br/claudio/epistemologia/anti-indutivismo_falseacionismo_popperianos.pdf Acesso em: 29/09/2008
Podemos afirmar que a hipótese de pesquisa é uma proposição que pode ser colocada à prova para determinar sua validade; pode parecer contrária, ou de acordo com o senso comum, pode ainda ser correta ou errada. Dentre as características de uma hipótese de pesquisa, pode-se citar:
Resposta
a.
Pode conter julgamentos morais, uma vez que possibilitam estudar julgamentos de valor.
b.
Pode ser enunciada em forma interrogativa, pois indica uma dúvida.
c.
Pode ser enunciada em forma condicional, quando não se tem certeza da ocorrência do fenômeno.
d.
Deve possuir alcance geral, portanto deve referir-se a um ou poucos fatos.
e.
Deve ser constituída por termos que ajudam realmente a entender o que se pretende afirmar.
0,2 pontos
Pergunta 4
Em uma pesquisa
...