CAPITULO 6 - APOSTILA INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Dissertações: CAPITULO 6 - APOSTILA INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JESSICAOLVR • 28/9/2013 • 1.593 Palavras (7 Páginas) • 752 Visualizações
01. Uma organização é qualquer grupo social formado por pessoas, com uma série de tarefas e uma administração, que interagem em conjunto com a meta de alcançar certos objetivos planejados. A estrutura organizacional é importante para empresas de pequeno, médio e grande porte pois é com ela que fazemos a divisão de cargos para um determinado número de funcionários. Um organograma é uma representação gráfica da estrutura de uma organização, no qual são definidos os cargos e atribuições, sendo dividido normalmente por hierarquia de cargos, como por exemplo no topo o diretor e os outros cargos vão ramificando.
02. O processo de organização consiste em dividir tarefas entre os blocos de trabalhos chamados departamentos.
03. Amplitude de controle é a capacidade que um líder consegue supervisionar pessoalmente um determinado número de subordinados de maneira efetiva e adequada. Os fatores que influenciam sua extensão são: os deveres pessoais do líder, as habilidades pessoais do líder em lidar com os subordinados, o nível de capacitação do líder, o nível de mutação da empresa perante o ambiente, o nível da estabilidade interna da empresa, a capacidade de um bom relacionamento interpessoal entre os subordinados, o nível de capacitação profissional dos subordinados, o grau de delegação da autoridade imposta, o grau de utilização de assessores e motivação dos subordinados, o grau de interdependência das unidades organizacionais, o nível e tipo de coordenação e controle exercido, o nível de clareza, comunicação e aceitação dos objetivos e o nível de definição, simplicidade e repetitividade das atividades dos subordinados.
04. As formas de departamentalização mais comuns são por funções, produto ou serviço, cliente, território, processo, projeto, matricial e mista.
Funções.
Vantagens: Mantém o poder e o prestígio das funções principais, Cria eficiência através dos princípios da especialização, Centraliza a perícia da organização, Permite maior rigor no controle das funções pela alta administração, Segurança na execução de tarefas e relacionamento de colegas, Aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos.
Desvantagens: A responsabilidade pelo desempenho total está somente na cúpula, Cada gerente fiscaliza apenas uma função estreita, O treinamento de gerentes para assumir a posição no topo é limitado, A coordenação entre as funções se torna complexa e mais difícil quanto à organização em tamanho e amplitude, Muita especialização do trabalho.
Produto.
Vantagens: Pode-se dirigir atenção para linhas especificas de produtos ou serviços, A coordenação de funções ao nível da divisão de produto torna-se melhor, ‰ Pode-se atribuir melhor a responsabilidade quanto ao lucro, ‰ Facilita a coordenação de resultados, ‰ Propicia a alocação de capital especializado para cada grupo de produto, ‰ Propicia condições favoráveis para a inovação e criatividade.
Desvantagens: Exige mais pessoal e recursos de material, podendo daí resultar duplicação desnecessária de recursos e equipamentos, ™ Pode propiciar o aumento dos custos pelas duplicidades de atividade nos vários grupos de produtos, ™ Pode criar uma situação em que os gerentes de produtos se tornam muito poderosos, o que pode desestabilizar a estrutura da empresa.
Cliente.
Vantagens: A principal vantagem da Departamentalização de cliente é a adaptabilidade uma
determinada clientela.
Desvantagens: Dificuldade de coordenação, ™ Subutilização de recursos e concorrência entre os gerentes para concessões especiais em benefício de seus próprios clientes.
Territorial.
As vantagens e desvantagens da Departamentalização territorial são semelhantes às dadas para a Departamentalização de produto. Tal grupamento permite a uma divisão focalizar as necessidades singulares de sua área, mas exige coordenação e controle da administração de cúpula em cada região.
Processo.
Vantagens: Maior especialização de recursos alocados, Possibilidade de comunicação mais rápida de informações técnicas.
Desvantagens: Possibilidade de perda da visão global do andamento do processo, flexibilidade restrita para ajustes no processo.
Projeto.
Em cada um destes casos, o administrador de projeto seria designado para chefiar a equipe, com plena autoridade sobre seus membros para a atividade específica do projeto. As vantagens e desvantagens são parecidas com a departamentalização por função.
Matriz
A Departamentalização de matriz é semelhante à de projeto, com uma exceção principal. No caso da Departamentalização de matriz, o administrador de projeto não tem autoridade de linha sobre os membros da equipe. Em lugar disso, a organização do administrador de projeto é sobreposta aos vários departamentos funcionais, dando a impressão de uma matriz.
05. A formalização é uma dimensão que se refere ao grau de controle sobre o indivíduo. Ele reduz a capacidade de decisão e autonomia dos membros organizacionais, especificando a forma e os limites de atuação no lugar de trabalho. Nesse caso a relação entre a centralização e a formalização não é muito clara. A formalização pode ser encontrada juntamente com a centralização ou descentralização. No caso de empregados profissionalizados observa-se mais comumente em pesquisas, a relação de baixa formalização e descentralização, uma relação direta, portanto.
06. Max Weber, um dos fundadores dessa área de estudo, diz que poder é a capacidade de obrigar, por causa de sua posição ou força, os outros a obedecerem à sua vontade, mesmo que eles preferissem não fazê-lo.
Autoridade é a habilidade de levar os outros, de boa vontade, a fazerem sua vontade.
Poder coercitivo, poder de recompensa, poder legítimo, poder referente e poder de competência.
07. Estrutura funcional é o resultado do critério de departamentalização mais logico e intuitivo, já que de refere à agregação de tarefas de acordo com a função organizacional. A estrutura divisional agregas as tarefas em diferentes unidades semi-autônomas
...