CAUSAS, EFEITOS E PREVENÇÃO DE AGRESIVO NO DESPORTO COM EMPHASIS NO CAMPO DO TÊNIS
Projeto de pesquisa: CAUSAS, EFEITOS E PREVENÇÃO DE AGRESIVO NO DESPORTO COM EMPHASIS NO CAMPO DO TÊNIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: werthyjkl • 17/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.184 Palavras (5 Páginas) • 525 Visualizações
Lúcio Roberto Dias Bandeira
Marlene Batista Oliveira
CAUSAS, EFEITOS E PREVENÇÃO DA AGRESSIVIDADE NO ESPORTE, COM ÊNFASE NO TÊNIS DE CAMPO
Elaborado para o Módulo II
(Área Pedagógica) dos
Cursos Especiais
para não graduados do
Conselho Regional
de Educação Física
de Santa Catarina
Chapecó (SC)
Outubro de 2001
• INTRODUÇÃO: A competição na sociedade atual tem trazido a cada dia novas e maiores exigências de todos nós, o que tem levado a humanidade a níveis de estresse não atingidos por nossos ancestrais. Toda essa pressão necessita ser descarregada de alguma forma, e o aumento diário dos índices de violência verificados na sociedade certamente é influenciado em parte por esta necessidade.
Este incremento da violência tem se verificado na área esportiva, onde diariamente temos notícias de atos violentos praticados não só pelos atletas, mas também pelos espectadores, treinadores e dirigentes. Isto encontra explicação no fato de que é através do esporte que os confrontos físicos entre pessoas são mais observados, e o aumento da competitividade e da busca da vitória leva os atletas a agredir ou até machucar seus adversários. De parte dos espectadores, acontece a transferência da agressividade, originada pela competitividade do cotidiano, para os ginásios e estádios, canalizada para o time, torcida adversária e até para pessoas ou bens não envolvidos na disputa esportiva.
Este trabalho visa analisar as causas, efeitos e prevenção da agressividade no esporte e particularmente no Tênis de Campo, que tem características específicas: não há contato físico entre os oponentes; não há árbitros nos torneios amadores; geralmente não há torcida ou esta não é fanática; é considerado “esporte de cavalheiros”; e é praticado por pessoas das classes mais elevadas e com maior educação formal.
• CONCEITO DE AGRESSÃO: Agressividade representa, segundo Gabler (1987,94) “uma disposição permanente (motivo) de uma pessoa para comportar-se numa determinada situação de forma agressiva. Um comportamento é denominado agressivo quando existe só a intenção ou desejo de prejudicar outra pessoa, independentemente da realização da ação agressiva e dos efeitos prejudiciais pretendidos. Uma conduta é denominada como agressiva quando uma pessoa desrespeita as normas sociais e as regras esportivas e pretende prejudicar uma outra pessoa no sentido de provocar um prejuízo ou dano pessoal, do qual pode resultar alguma forma de lesão corporal ou dor psíquica”.
• TEORIAS DA AGRESSÃO:
• TEORIA DE INSTINTOS E IMPULSOS: Esta teoria parte do princípio de que a agressão representa um instinto inato, espontâneo e cumulativo, o qual provoca no organismo humano uma acumulação contínua de energia agressiva, a qual deve ser descarregada de vez em quando (Samulski, 1995). A descarga da energia negativa depende de estímulos provocadores externos. Quando ausentes estes estímulos, mais o indivíduo procura-os. O comportamento agressivo não é, necessariamente, comportamento negativo, pois constitui comportamento fundamental para a manutenção da espécie, na defesa do território, na seleção dos mais fortes e na formação de uma hierarquia (Freud, 1920; Lorenz, 1963).
• TEORIA FRUSTRAÇÃO-AGRESSÃO: Esta teoria parte da hipótese que vivências de fracasso (frustrações) provocam agressões. Frustração é definida como impedimento de uma atividade atual dirigida a uma meta. (Samulski, 1995). As frustrações podem levar a regressão, resignação, decepção ou agressão. A agressão tem por objetivo prejudicar intencionalmente outra pessoa ou objeto. A conduta agressiva depende dos seguintes fatores: tendências agressivas; intensidade das frustrações passadas; quantidade e intensidade das frustrações e causas da frustração.
• TEORIAS DA APRENDIZAGEM:
• APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO REFORÇO: De acordo com a teoria de estímulo-resposta de Skinner (1938), quanto mais sucesso consegue uma pessoa através de uma conduta agressiva, maior a probabilidade de que ela repita esta conduta posteriormente.
• APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA IMITAÇÃO DE MODELOS: Esta teoria enfatiza que o comportamento agressivo é aprendido e adquirido através da observação de comportamentos agressivos e imitação de modelos agressivos (Samulski, 1995).
• TIPOS DE AGRESSÃO:
• AGRESSÃO INSTRUMENTAL: Ocorre quando a pessoa utiliza a agressão como um instrumento para atingir seus objetivos e/ou impedir que outra pessoa alcance as suas próprias metas - por exemplo, fazer o gol (Gabler, 1987,96). Assim, aceita um possível dano ao adversário em favor da realização de suas próprias metas.
• AGRESSÃO AFETIVA: Aparecem em decorrência de grande carga emocional (estresse emocional), quando os processos de controle cognitivo e consciente são bloqueados e a pessoa reage de forma impulsiva, sem pensar nas conseqüências prejudiciais de seu comportamento.
• AGRESSIVIDADE NO ESPORTE:
• DETERMINANTES DA CONDUTA AGRESSIVA NO ESPORTE: O comportamento agressivo no esporte competitivo depende, segundo Pilz e Trebels (1976) de determinantes gerais e específicas do esporte:
• GERAIS: Possibilidades genéticas (fatores biológicos, fisiológicos e anatômicos); grau de socialização (educação, classe social, grupo de referência); sistema de valores sócio-culturais (cooperação, competição, rendimento); condições político-econômicas (produção, organização social); condições ecológicas (clima, fatores regionais e geográficos); sistemas de comunicação (televisão,
...