CENÁRIO DE CONTABILIDADE - NECESSÁRIO OU LUXUOSO? VANTAGENS DA LETRA CONTABILÍSTICA
Resenha: CENÁRIO DE CONTABILIDADE - NECESSÁRIO OU LUXUOSO? VANTAGENS DA LETRA CONTABILÍSTICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: magnatask8 • 8/9/2014 • Resenha • 339 Palavras (2 Páginas) • 313 Visualizações
Resenha
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL - NECESSIDADE OU LUXO? VANTAGENS DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
Segundo o Código Civil Brasileiro - Lei 10.406/2002, a partir do artigo 1.179, versa sobre a obrigatoriedade da escrituração contábil, para o empresário e para a sociedade empresária. Porem é dispensado das exigências deste artigo o pequeno empresário a que se refere o art. 970.
A escrituração contábil é composta pelo registro de fatos administrativos que alteram qualitativamente ou quantativamente o patrimônio das empresas através das demonstrações contábeis exigíveis ou de apoio para tomada de decisões .
Sabemos que a contabilidade tem como seu objeto de estudo o patrimônio que são compostos ali bens, direitos e obrigações. Controlar o patrimônio não pode ser considerado um luxo, mas uma necessidade pois existem ainda aspectos cíveis, comerciais e tributários, que a escrituração auxilia.
A contabilidade, como ciência, utiliza-se de informações advindas de todos os setores da empresa, e não só da tesouraria ou setor financeiro. Os setores de grande relevância que fornecem importantes informações poderíamos destacar o faturamento, a produção (geradora de custos), a administração de recursos humanos (folha de pagamento e encargos), o fiscal (apuração de impostos) e o financeiro (contas a pagar e a receber), movimentação bancaria a movimentação das varias contas :caixa, banco conta corrente movimentações estas que estão no livro razão. Ao fim de cada período contábil o contribuinte deverá apurar o lucro líquido mediante a elaboração, com observância das disposições da lei comercial, do balanço patrimonial, da demonstração do resultado do período de apuração e da demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (Decreto-lei 1.598/1977, artigo 7°, § 4°, e Lei 7.450/1985, artigo 18).
Essas demonstrações contábeis são fundamentais para todas as organizações lucrativas ou não auxiliando no controle financeiro, a fatos trabalhistas, acesso a linha de créditos e a própria base para a tributação não ser contestada ou tida como sonegada
Para os administradores e gestores ou proprietários não a possibilidade de uma administração sem um tipo de ferramenta como a escrituração contábil de todo e qualquer fato contábil que tenha relação com as atividades da empresa.
...