COMUNICAÇÃO
Trabalho Universitário: COMUNICAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daianaporto • 16/4/2014 • 877 Palavras (4 Páginas) • 1.036 Visualizações
1. Há coerência no texto abaixo? Justifique sua resposta.(1,0)
Na placa ilustrada acima, onde tem a expressão “Aberto todos os dias descanso semanal terça feira” apresenta um texto incoerente, pois, afirma que o estabelecimento ficará aberto todos os dias, isso quer dizer os sete dias da semana, e na afirmação seguinte diz que o descanso semanal é na terça feira, de acordo com o nosso conhecimento de mundo para descansar o estabelecimento terá que fechar, logo não estará aberto todos os dias da semana.
2. Pode haver coerência sem coesão? Justifique sua resposta utilizando os elementos apresentados no texto “Pescaria” de Affonso Romano de Sant’Anna abaixo: (2,0)
O anil
o anzol
o azul
o silêncio
o tempo
o peixe
a agulha
vertical
mergulha
a água
a linha
a espuma
o tempo
o peixe
o silêncio
a garganta
a âncora
o peixe
a boca
o arranco
o rasgão
aberta a água
aberta a chaga
aberto o anzol
aqulíneo
ágil-claro
estabanado
o peixe
a areia
o sol.
No texto a cima, mostra coerência mais não a coesão. Quando lemos o titulo “Pescaria” e depois lemos o texto vemos que as palavras têm sentido coerente a historia que é detalhada. Notamos que não há coesão, pois não tem ligações entre as palavras e nem parágrafos, como: preposições, conjunções, pronomes e adverbio.
3. Há intertextualidade na charge abaixo? Justifique sua resposta: (1,0)
O texto acima faz uma referência à história infantil: Chapeuzinho vermelho, portanto há intertextualidade. Segundo Cercato (2013) a intertextualidade se dá na construção de um texto em cima de outro criado anteriormente. Para fazer essa intertextualidade o autor fez uso do domínio da atualidade, já que usa o mesmo enredo e personagens da história que foi criada por volta do século XIX e traz para nossa realidade atual, colocando policiais armados, dando uma informação pelo rádio, dando a entender que houve um tiroteio.
Leia o texto abaixo, para responder à questão 4:
É um mito a pretensa possibilidade de comunicação igualitária em todos os níveis. Isso é uma idealização. Todas as línguas apresentam variantes: o inglês, o alemão, o francês, etc. Também as línguas antigas tinham variações. O português e outras línguas românicas provêm de uma variedade do latim, o chamado latim vulgar, muito diferente do latim culto. Além disso, as línguas mudam. O português moderno é muito distinto do português clássico. Se fôssemos aceitar a ideia de estaticidade das línguas, deveríamos dizer que o português inteiro é um erro e, portanto, deveríamos voltar a falar latim. Ademais, se o português provém do latim vulgar, poder-se-ia afirmar que ele está todo errado.
A variação é inerente às línguas, porque as sociedades são divididas em grupos: há os mais jovens e os mais velhos, os que habitam numa região ou noutra, os que têm esta ou aquela profissão, os que são de uma ou outra classe social e assim por diante. O uso de determinada variedade linguística serve para marcar a inclusão num desses grupos,
...