TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEPÇÃO, OBJETIVO E OBJETIVO DE CONTABILIDADE

Projeto de pesquisa: CONCEPÇÃO, OBJETIVO E OBJETIVO DE CONTABILIDADE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 5

VISÃO GERAL SOBRE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE 4

2.2 Escrituração e Demonstrações contábeis 4

2.3 A contabilidade na gestão empresarial 4

2.4 A missão e a visão empresarial 4

2.5 O Processo administrativo e o ambiente das organizações................................................................................................................4

2.6 Aspectos jurídicos relevantes na contabilidade.................................................... 4

2.7 Principais operações matemáticas utilizadas pela contabilidade...........................4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Desde o princípio do tempo conforme o homem evoluía sentiu a necessidade e o interesse em controlar e preservar seus bens, daí do surgimento dos primeiros indícios contabilidade, na cidade de Uruk localizada na região da Mesopotâmia foram encontrados objetos que datam de 8000 a 3000 A.C. , eles eram utilizados para fazer o controle e o registro do patrimônio.

Muitas escolas e estudiosos do pensamento contábil se destacaram ao longo do tempo, dentre eles: Frei Luca Pacioli da Escola contista, considerada como escola idealizadora da contabilidade; Francesco Villa da Escola administrativa que prezava a administração das entidades; Francesco Marchi e Giuseppe Cerboni ambos da escola personalista a qual consolidou a teoria da personificação das contas como física e jurídica; Giovanni Rossi da escola matemática que não teve tanta relevância no desenvolvimento das ciências contábeis; Fábio Besta da escola , entre outras.

Aqui no Brasil esta ciência teve maior ênfase após 1808, com a chegada da família real, Dom João VI tornou obrigatório o uso das partidas dobradas pelos contadores. Tivemos inicialmente no Brasil duas influências na contabilidade, na primeira fase houve intervenção da legislação para o desenvolvimento dos procedimentos contábeis e a influência das escolas italianas do pensamento contábil, nessa fase se destacaram dois grandes estudiosos, Francisco D’Auria e Frederico Hermann Junior ambos da escola patrimonialista, na segunda fase houve maior influência da escola norte-americana liderada pelo professor José da Costa Boucinha, houve um grande desenvolvimento na contabilidade dessa época até os dias atuais.

2 DESENVOLVIMENTO

Seguem alguns tópicos que nos ajudarão a ter uma noção introdutória à contabilidade.

2.1 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE.

Contabilidade é a ciência que apura, controla e interpreta os dados, gerando relatórios úteis para a tomada de decisões relativas ao futuro do negócio, ela tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades que é composto por bens, direitos e obrigações, seu objetivo é fazer o controle do patrimônio.

2.2 Escrituração e Demonstrações contábeis.

Escrituração contábil é o lançamento dos fatos contábeis realizado usando o método das partidas dobradas, observando os princípios e normas contábeis vigentes, esse lançamento é realizado em livros próprios como o Livro Diário e o Livro Razão, ambos obrigatórios numa empresa.

Demonstrações contábeis é o conjunto de relatórios dentro do processo contábil, dentre esses relatórios temos o Balanço patrimonial que nos mostra a posição financeira da empresa em uma data específica e a DRE- Demonstração do Resultado do Exercício que é o resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado momento, normalmente um período de 12 meses.

2.3 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL.

A contabilidade é de suma importância para administração de uma empresa, pois através dos dados e relatórios gerados por ela os gestores podem tomar decisões inerentes ao futuro e crescimento da empresa. Para gerir uma empresa o administrador precisa de suporte advindo de diferentes áreas, dentre elas está à contabilidade, além de ser obrigatório a empresa ter um contador.

2.4 A MISSÃO E A VISÃO EMPRESARIAL.

O que é uma empresa ou organização? Uma empresa pode ser entendida como o conjunto de recursos integrados que tem o objetivo de suprir determinadas necessidades sociais. Existem diversos tipos de empresa seja com fins lucrativos ou não, mas qualquer que seja o tipo da empresa o objetivo é o mesmo, suprir nossas necessidades diárias.

A missão da empresa a meu ver é justamente essa, avaliar as necessidades sociais, planejar a melhor forma de suprir essas necessidades com a visão de ter benefícios, sejam financeiros ou não, pela prestação desse serviço. A todo instante necessitamos da prestação de diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com