CONJUNTURA ECONÔMICA
Exames: CONJUNTURA ECONÔMICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andrecanario • 15/4/2014 • 681 Palavras (3 Páginas) • 1.681 Visualizações
SISTEMA DE INFORMAÇÃO
CONJUNTURA ECONÔMICA – ATIVIDADE VIRTUAL 1ª VERSÃO – 2014.1
QUESTÃO 1 (Valor: 1,5)
A leitura deste texto nos remete a um importante estudo microeconômico – Análise das Estruturas de Mercado. Das estruturas de mercado estudadas qual você acredita ser mais estimulada com o assunto central do texto? Comente sua resposta com base na teoria estudada. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.
R Diante do texto lido, a afirmação para a estrutura de mercado que mais se encaixa é o Oligopólio, exemplo disso é a fusão da Sadia com a Perdigão. Apesar do CADE combater este tipo de mercado e impedir que isso aconteça sabemos que não tem outra saída para o pais a não ser aceitar as regras das grandes organizações. Atualmente a maioria da fatia do mercado está centrada em um numero pequeno de empresas contolando quase a totalidade do mercado. Outro exemplo as companhias de cimento, que atualmente no pais temos apenas três onde detém todo o mercado da construção civil. Além disso o forte bloqueio de entrada de concorrentes é grande, não permitindo que tenham acesso ou uma entrada facilidade, e para finalizar tem uma forte tendência de concentração de capitais através de fusões.
QUESTÃO 2 (Valor: 1,5)
Ainda no âmbito microeconômico, como você vislumbra vantagens e/ou desvantagens para o consumidor? Explique com base nas leis da oferta e procura. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.
R A utilização de fusão pelas grandes empresas, tem duas vertentes vantagem e desvantagem. A vantagem está na redução de custos operacionais, marketing entre outros. Agora, a desvantagem é bem maior, pois haverá uma concentração de capitais e de produtos nas mãos de poucos, ou seja, um controle monopolista do mercado em que está sendo fundido. Na atual conjuntura da nossa economia temos um alto índice de consumo, o que para estas empresas é bom, pois passa a produzir pouco forçando o aumento de preços dos produtos. Enquanto o consumidor não para de consumir (lei da procura) as empresas fundidas passam a produzir em curta escala, forçando o aumento de preços. E assim, temos um cruzamento entre as leis da oferta e da procura.
QUESTÃO 3 (Valor: 1,5)
Falando agora em termos agregados, como esse assunto pode interferir no nível geral de preços da economia? Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.
R Partindo do pressuposto e das informações do texto de que muitas fusões ocorreram ao longo de 2013, dependendo do que teremos de concorrência, podemos ter um elevado aumento nos preços, pois se a demanda existe e a oferta está centrada na mão de apenas um o preço ofertado será alto. É por isso que o governo submete as fusões ao CADE que vinculado ao Ministério da Justiça, pois o mesmo tem como objetivo orientar, fiscalizar prevenir e apurar os abusos de poder econômico e até mesmo repreendendo esta prática. É claro, que os preços tendem a elevar quando ocorre uma fusão, pois a livre concorrência fica reduzida.
QUESTÃO 4 (Valor: 1,5)
Agora é a vez de você correlacionar com a área de atuação do seu curso. Faça
...