CUSTO ALVO
Pesquisas Acadêmicas: CUSTO ALVO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: contabeisanhangu • 7/4/2014 • 5.599 Palavras (23 Páginas) • 531 Visualizações
UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO
UNISA BUSINESS SCHOOL
Custo Alvo
e a contribuição do
Sistema de Informações de Custos
Jean Macário
Elisângela
Carlos Eduardo F. Dias
Isaías
Kátia Goria
SÃO PAULO
2006
SUMÁRIO
Abordagem conceitual do Target Coasting................................................ 3
Custo Meta e Engenharia de Valor............................................................. 5
O Processo do Custeio Alvo e sua utilização..............................................7
O Custeio-Alvo como suporte para desenvolver novos produtos............... 9
CASE 1 - INDÚSTRIA MOVELEIRA........................................................... 9
CASE 2 – SERVIÇOS HOSPITALARES.................................................... 14
Bibliografia.................................................................................................. 21
ABORDAGEM CONCEITUAL DO TARGET COSTING
O preço é apontado como um dos elementos importantes nas decisões de compra do consumidor e como diferencial competitivo para algumas organizações. Historicamente, o preço do produto era definido a partir dos custos de produção. Atualmente há uma preocupação por parte dos gestores em analisar a tendência do mercado na aceitação do preço do produto. De acordo com Pereira (2001), mesmo em mercados denominados monopolistas, os produtos concorrem com as alternativas que os consumidores dispõem para aplicação de seus recursos. Nesses mercados existe um preço máximo que o consumidor está disposto a pagar.
O Target Costing é um sistema direcionado ao mercado. A opinião do consumidor é um parâmetro para o desenvolvimento do processo de produção, para incorporar decisões de qualidade, custo e tempo na análise do custo de produção. Segundo Cooper e Slagmulder (2002), em mercados altamente competitivos, os clientes esperam que cada geração de produtos tenha um valor maior que as gerações anteriores. Este valor pode ser aumentado com a melhoria da qualidade, funcionalidade ou redução do preço de venda. Qualquer uma dessas melhorias ou a combinação de algumas delas requer que a empresa reduza os custo e mantenha o nível de lucratividade adequado à empresa (VIÉGAS e CALARGE, 2003).
O Target Cost (Custo-alvo ou Custo-meta) é entendido, tecnicamente, como o custo que se precisa atingir, na produção de determinado bem ou serviço, para garantir a obtenção de um preço que seja competitivo no mercado e que, ao mesmo tempo, propicie lucros justos à organização. A metodologia do Custeio-alvo, então, é o processo por meio do qual se chega a ele. Segundo Cooper (1997), com a utilização da técnica a empresa pode direcionar a estratégia de desenvolvimento de produtos e diminuir o risco com o lançamento desses novos produtos.
Viégas e Calarge (2003), ao fazerem referência à obra de Leahy (1998), The Target Costing Bull’s Eye, expõem que a Segunda Guerra Mundial pode ser considerada um marco na história das organizações. Para atender as necessidades da Segunda Guerra, linhas de produção se proliferaram nas empresas bélicas. A General Eletric (GE), procurando reduzir seus custos para compensar a carência de materiais, na época criou a engenharia de valor. Por sua vez, as empresas japonesas adotaram a engenharia de valor e expandiram o conceito para criar o Target Costing. Sakurai (1997) explica que o custo-alvo foi desenvolvido no Japão, após o conceito e a prática foram levados à Alemanha e aos Estados Unidos, inicialmente utilizados em indústrias montadoras. Posteriormente, recebeu algumas modificações para se adaptar às indústrias de transformação e de computadores.
De acordo com Rocha (1999), os termos custo-alvo, custo-meta, custo-objetivo, ou outros equivalentes, são tão antigos quanto a necessidade de se ajustar o montante dos gastos ao da renda. Quanto a sua aplicação, afirma que trata-se de uma idéia aplicável à qualquer entidade econômica: empresas, instituições governamentais ou não, famílias, indivíduos etc. Porém, é no contexto do mundo dos negócios, em ambientes de acirrada competição, que o custeio-alvo ou target costing vem se revelando como um instrumento gerencial estratégico de grande importância aos gestores.
O custo-meta, segundo Atkinson et al. (2000), é o preço que os clientes estão dispostos a pagar por um produto, menos o lucro desejado. É o custo pelo qual um produto deve ser produzido, a longo prazo, para atingir a meta de rentabilidade, ou seja, o montante de custo em que a produção pode incorrer a fim de obter lucro para determinado produto. Para Sakurai (1997), custo meta é um processo de gerenciamento de custos para reduzir os custos totais, nos estágios de planejamento e desenho do produto. Atingir tais metas requer a concentração de esforços para integrar os departamentos de contabilidade, engenharia, produção e marketing.
O Custo-alvo pode ser entendido como o custo máximo admissível de um produto, com vistas a alcançar o nível de lucratividade desejada, considerando-se o preço de venda que o mercado suporta. Rocha (1999, p.126) menciona que o custo-alvo é considerado como o “montante de custos que deve ser eliminado ou aumentado para que o custo estimado de um produto ou serviço se ajuste ao admissível, tendo em vista o custo de uso e de propriedade para o consumidor, o preço-alvo e as margens objetivadas para cada elo da cadeia”.
O custo-meta, segundo Maher (2001), representa uma abordagem sistemática para o estabelecimento do custo desejado de um produto. Com base no preço de venda aceitável, a companhia calcula o custo máximo que o produto deve ter, para que gere um lucro
...