CUSTOS
Artigo: CUSTOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ka1000 • 25/9/2014 • 2.644 Palavras (11 Páginas) • 1.698 Visualizações
Pesquisar uma empresa que publica suas demonstrações financeiras na internet, especialmente Balanço Patrimonial e DRE, que publiquem com dados comparativos de dois anos pelo menos.
Escolhida a empresa, transcreva os demonstrativos e faça uma análise da situação desta empresa.
1 – Liquidez
2 – Estrutura de Capitais
3 – Rentabilidade
Com os dados da análise, faça um breve comentário sobre a situação da empresa, resumindo as situações de liquidez, estrutura e rentabilidade.
Faça a pesquisa individualmente, não serão aceitos atividades com a mesma empresa analisada ou com respostas iguais.
RESPOSTA:
Empresa Andrade Gutierrez S/A. Esta empresa é uma holding que tem participações em controladas que atuam em variados segmentos como: construção pesada, telecomunicações, concessões de serviços públicos e investimentos imobiliários. O carro-chefe deste grupo, até então, é a Construtora Andrade Gutierrez S/A, que atua no segmento de construção pesada no Brasil e em diversos países no exterior.
Foi escolhida essa empresa pelo fato de ela ter adquirido o controle conjunto de outra grande empresa nacional, a Telemar Participações S/A (controladora da Tele Norte Leste Participações S/ A, holding que controla 16 operadoras de telefonia fixa no país), e ter passado por uma reestruturação societária no período de 1999 a 2001, o que ocasionou a publicação das demonstrações consolidadas pró-forma referentes aos anos de 1999 e 2000, auxiliando na comparabilidade entre elas. Finalmente, entendemos que a apresentação de um caso real pode enriquecer muito este tipo de trabalho.
Os dados foram extraídos das demonstrações contábeis consolidadas da AG, dos anos de 1998, 1999 e 2000, da Telemar, de 1999, e da Tele Norte Leste, do ano de 1998. Portanto, foi utilizada a pesquisa documental para o desenvolvimento deste estudo de caso.
As demonstrações utilizadas foram publicadas em jornais de grande circulação e, portanto, são documentos de conhecimento público.
Em 29 de julho de 1998, o Governo Federal alienou 51,79% das ações com direito a voto da Tele Norte Leste. Essa alienação fez parte do Programa Nacional de Desestatização e aconteceu através de leilão de privatização de parte do Sistema Brasileiro de Telefonia Fixa. A Andrade Gutierrez arrematou, em conjunto com outros investidores, o controle acionário da Tele Norte Leste - TNL, através do Consórcio denominado Telemar. Como resultado da participação neste Consórcio, a AG passou a deter 12,59% do capital votante da TNL. No entanto, 7,32% seriam repassados para outros investidores e, por esse motivo, o registro do investimento, naquele ano, se deu da seguinte forma:
Em 31 de dezembro de 1998, data de fechamento das demonstrações, o modelo de gestão ainda não estava definido, e a holding Telemar Participações S/ A não se encontrava juridicamente formalizada. Portanto, o investimento ficou avaliado pelo método de custo, pois não havia sido definido se a AG teria ou não influência na sua administração.
Conforme consta na Nota Explicativa n.º 6, que acompanha as demonstrações contábeis da Andrade Gutierrez do ano de 1999, em 30 de julho daquele ano os participantes do Consórcio subscreveram capital na holding Telemar, com os investimentos permanentes que possuíam na Tele Norte Leste. Assim, a Telemar passou a ter oficialmente o controle dos negócios dessa empresa, com participação de 51,79% em seu capital votante, o qual representava 19,26% de seu capital total.
Em decorrência disso, a Andrade Gutierrez transferiu para os outros investidores o investimento registrado no ativo circulante e passou a ter 11,275% do capital votante (e total) da Telemar. Assim, a partir do ano de 1999, o investimento que era avaliado pelo método de custo passou a ser avaliado pelo método de equivalência patrimonial. Ficou estabelecido que o modelo de gestão seria o compartilhamento das deliberações societárias. Portanto, o investimento passou a ser consolidado nas demonstrações contábeis da AG.
O quadro, a seguir, mostra como esse investimento foi considerado nas demonstrações consolidadas da Andrade Gutierrez entre os anos de 1998 e 2000, uma vez que este período compreende o ano de aquisição do controle (1999), o ano anterior a ele (1998), e o posterior (2000).
Nota-se claramente, que a falta de uniformidade entre os três exercícios sociais ocasionou uma perda de comparabilidade das demonstrações consolidadas da AG nesse período, principalmente quanto ao resultado, uma vez que houve tratamento diferenciado nos três anos.
Em 1999, ano em que se consolidou pela primeira vez o investimento na Telemar, houve muitos questionamentos dos usuários, principalmente dos analistas financeiros, sobre a evolução dos valores das contas patrimoniais e de resultados. Vale destacar que os números da Telemar são muito representativos no consolidado da AG, e que, pelas demonstrações comparativas (1999 e 1998), não havia como determinar quanto da variação havia ocorrido em função da consolidação desse novo investimento e quanto em função das operações normais da controladora e das demais controladas constantes na consolidação. Houve, portanto, algumas dificuldades para a análise das demonstrações daquele ano.
No ano de 2000, a AG promoveu uma reestruturação societária separando suas áreas de negócios, o que ocasionou a constituição de uma holding não operacional e quatro sub holdings. Foram efetuadas diversas transferências de investimentos para estas novas holdings. Essa questão, aliada ao fato de que nesse ano o resultado consolidado abrangeu todo o exercício social da Telemar, levou a Andrade Gutierrez a elaborar as demonstrações consolidadas pró-forma do ano de 2000, publicando também o pró-forma do ano de 1999 para fins comparativos, como se todos esses fatos já tivessem ocorrido naquele ano, tendo inclusive considerado 12 meses de resultado da Telemar.
Isso possibilitou aos usuários efetuar as análises comparativas e inferências sobre as tendências futuras desse grupo empresarial. Conforme apresentado no item-5.1.2, na opinião dos profissionais do mercado financeiro e de capitais, que participaram da pesquisa de campo, a publicação das demonstrações contábeis pró-forma da Andrade Gutierrez contribuiu muito para suas análises. Vale lembrar que alguns dos profissionais pesquisados
...