TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Canais de Distribuição de Pneus

Por:   •  4/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 5

SÚMARIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................ 4

2. OBJETIVO...................................................................................................... 4

3. APRESENTAÇÃO DO PRODUTO................................................................. 5

4. PONTO DE VENDA......................................................................................... 8

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................... 10

6. REFERÊNCIAS ............................................................................................ 11

 

  1. INTRODUÇÃO

A relação de compra e venda está presente na sociedade desde o início dos tempos. A fabricação, o cultivo e o beneficiamento de qualquer produto, tem por objetivo um consumidor final e para isso se faz necessários à utilização de meios ou canais de distribuição.

Canal de distribuição é o caminho escolhido por uma empresa para fazer seus produtos chegarem aos consumidores certos, no local e no momento exato. Em outras palavras, o canal de distribuição é a área do Marketing encarregada de colocar o produto adequado no momento e no local em que ele for necessitado pelos consumidores.

Essas atividades começam quando a organização opta pelo tipo de canal que será usado para distribuir fisicamente seus produtos. Trata-se de uma importante etapa do Marketing, pois sem uma estrutura de distribuição eficaz uma empresa terá dificuldades de atingir seu público-alvo, mesmo comercializando bons produtos.

  1. OBJETIVO

O presente relatório tem por objetivo analisar e avaliar estratégias e técnicas de vendas como merchandising, exibi técnica, ambientação da loja e espaços de consumos, percepção visual e ações promocionais atrelados ao sistema de canais de distribuição e seus processos logísticos da indústria de Pneus.

A partir do conhecimento teórico e da análise das estruturas acimas citadas aplicadas ao ambiente dos pontos de vendas é possível fazer uma avaliação descrevendo e apontando erros e acertos no planejamento e na organização de venda do produto.

  1. APRESENTAÇÃO DO PRODUTO

Um pneu ou pneumático (do latim pneumatĭcus, por sua vez do grego πνευματικός, derivado de πνεῦμα "sopro"), é um artefato circular feito de borracha, para uso em automóveis, caminhões, aviões, motos, bicicletas, etc.

Na maioria das aplicações, é inflado com gases. Geralmente é de cor negra devido ao fato de, durante a fabricação ser adicionado fuligem, também conhecida como negro de fumo que é uma das variedades mais puras de carvão, à composição da borracha. Sem esse elemento, os pneus se desgastariam muito rapidamente.

Em 1888, o veterinário e inventor escocêsJohn Boyd Dunlop, desenvolveu o primeiro pneu com câmara de ar para um velocípede de seu filho de nove anos de idade, antes disso, as rodas eram de madeira, ferro, ou materiais compostos, o que prejudicava a condução e conforto, esse triciclo era utilizado para ir à escola pelas ruas esburacadas de Belfast. Para resolver o problema de trepidação, Dunlop inflou alguns tubos de mangueira de látex, utilizados em medicina, através de uma bomba de ar de inflar bolas. Depois, envolveu os tubos com uma manta de lona para proteger e colocou em volta da roda do triciclo. Até então, a maioria das rodas eram maciças, de borracha ou madeira. O desenvolvimento do pneu com câmara foi crucial para a expansão do transporte terrestre, com introdução de novas bicicletas e automóveis.

Com o passar do tempo e o desenvolvimento de novas tecnologias e necessidades, a produção dos pneus também acompanhou a evolução tecnológica e hoje temos uma grande variedade de tipos e aplicações de pneus para garantir melhor qualidade, funcionalidade e segurança.

A seguir veremos alguns dados sobre a indústria de pneumáticos no Brasil:

  • FABRICAS NO BRASIL

[pic 1]

Percebemos na imagem acima que existe uma grande concentração de fábricas na região Sul e Sudeste, o que exige uma estratégia e operações diferenciadas para a distribuição nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste.

  • PRODUÇÃO E VENDAS

 [pic 2]

Podemos observar nos gráficos apresentados que mais da metade das vendas dos pneus produzidos são destinados a reposição, ou seja, o cliente ou usuário final que faz a reposição (B2C).

De acordo com os dados apresentados, é de suma importância analisar um ponto muito importante dos 4 P’s do Mix de Marketing, a Praça ou Ponto De Vendas (PDV).

  1. PONTOS DE VENDA

Os Pontos de Vendas, chamados de forma simplificada de PDV, são ferramentas importantíssimas de estratégias de marketing e tem papel fundamental na hora de conquistar e reter clientes. Atualmente reter o cliente por muito tempo é o obstáculo mais complexo e difícil, com tanta inovação e tendência existente e com a forte concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (478 Kb)   docx (465.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com