Cia Athletica
Casos: Cia Athletica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AndresaBosick • 20/4/2014 • 9.564 Palavras (39 Páginas) • 377 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
Andrêsa Lucia Bosick Lima
Claudia Aparecida Simões
Lorena Gomes Pereira Martins
PROJETO EXPERIMENTAL: Bandeirante Motos e seu Público Consumidor Feminino (Título provisório)
BELO HORIZONTE
2011
1 INTRODUÇÃO
É fácil observar em nosso cotidiano o aumento crescente do número de motociclistas que transitam nas ruas das cidades. Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, a frota brasileira de motos cresceu 409% entre 2000 e 2010, e paralelamente a essa realidade, cresce também o número de mulheres que buscam praticidade, agilidade, economia e transporte próprio, dando preferência assim á compra de motocicletas e motonetas, se tornando assim uma parcela significativa do mercado comprador motociclístico.
Diante dessa nova realidade e analisando os dados de uma pesquisa realizada pelas autoras do projeto, foi possível perceber que as mulheres motociclistas sentem falta de um atendimento diferenciado das concessionárias para com elas. Com isso, nosso projeto pretende analisar se as concessionárias de motocicletas estão preparadas para lidar com o aumento desse público
O objeto de estudo deste projeto é a Bandeirante Motos Ltda, uma representante da marca Honda localizada em Sete Lagoas, no estado que é o segundo com o maior número de motocicletas em circulação no país, Minas Gerais. A análise feita na concessionária Bandeirante Motos Ltda e os estudos teóricos realizados nos permitiram detectar o problema deste projeto que é: Como a comunicação pode contribuir para aproximar e fortalecer o relacionamento entre a Bandeirante Motos Ltda e o público feminino?
Relacionando o problema detectado com as teorias estudadas sobre comunicação e com as necessidades do público feminino obtivemos a seguinte hipótese: A comunicação utilizada de forma adequada poderá contribuir para aproximar e fortalecer a relação da Bandeirante Motos Ltda. com o público feminino.
Para conseguir estabelecer soluções diante do problema detectado e baseando na hipótese, definimos o objetivo geral como: Estabelecer um plano de comunicação com ações da área de Relações Públicas, com o intuito de aproximar e fortalecer o relacionamento da empresa com seu público potencial, definido como público feminino.
Para alcançarmos o nosso objetivo geral, definimos como objetivos específicos:
• Estudar e analisar os dados internos e externos da organização para conhecer as diretrizes e estratégias da empresa.
• Identificar os instrumentos mais adequados para promover a aproximação do público feminino com a empresa.
• Capacitar os funcionários da organização, com a finalidade de prepará-los para compreender a necessidade de um atendimento diferenciado para o público feminino, que desponta como potencial comprador de motos.
• Apresentar a diretoria da organização os estudos e dados sobre o aumento do consumo de motos no mercado pelo público feminino.
• Criar um programa de atendimento direcionado para o público feminino.
• Desenvolver campanhas direcionadas para as mulheres consumidoras de motos.
Os métodos e as técnicas que utilizaremos para melhor analisarmos os fatos apresentados serão a pesquisa bibliográfica (pesquisa de dados secundários por possibilitarem a resolução de problemas já conhecidos e facilitarem ao explorar outras áreas onde os problemas ainda não se cristalizaram suficientemente) e pesquisa qualitativa de caráter exploratório (entrevista em profundidade), para identificar o nível de conhecimento dos entrevistados, assim embasando o projeto e dessa forma ajudando na definição das ações.
Este trabalho foi desenvolvido para que as concessionárias de motocicletas possam perceber a necessidade de terem um atendimento diferenciado para o público feminino comprador de motocicletas, que hoje e a cada dia mais, são uma parcela significativa dessa nova realidade que movimenta milhões de reais por todo Brasil. O número de mulheres consumidoras de motocicletas vem crescendo a cada ano, e as concessionárias não estão preparadas para atendê-las da forma como elas gostariam.
O projeto está dividido em sete capítulos. No primeiro, a introdução, tem uma breve descrição do cenário que utilizamos para basearmos o projeto, como o trânsito, mercado consumidor, empresas do ramo. Apresenta-se também o problema em questão, sua possível hipótese, o objetivo geral e os específicos, os métodos e técnicas utilizados, como pesquisa bibliográfica, dados secundários e pesquisa qualitativa de caráter exploratório e, a justificativa, finalizando a introdução.
No capítulo do cliente, é abordado a história da empresa, desde a criação até hoje, quem são os proprietários, como a organização funciona diariamente, e mostra-se o organograma e fotos da empresa.
O terceiro capítulo fala sobre comunicação, que é o nosso foco. Abordamos a comunicação em geral, comunicação empresarial, interna, externa, dirigida e de massa.
O quarto capítulo relata a metodologia utilizada para embasar o projeto, bem como problema, hipótese, objetivos, entre outros. Os métodos e técnicas que ajudaram na análise dos fatos, entre eles, pesquisa bibliográfica, dados secundários e pesquisa qualitativa de caráter exploratório (entrevista em profundidade) e a análise de SWOT.
A Análise dos dados consta no quinto capítulo. Neste são apresentados todos os resultados das pesquisas e os gráficos analisados.
O sexto, é composto pelo plano de ação. É o capítulo que vai propor e detalhar as ações de comunicação interna e ações de comunicação dirigidas que o cliente em questão pode ou não utilizar para possível solução do problema.
O sétimo capítulo é a finalização do projeto, onde encontra-se a conclusão. Nessa observa-se um breve relato final de tudo que foi-se realizado durante todo projeto.
...