TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Dissertações: Ciencias Contabeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  2.562 Palavras (11 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 11

BALANÇO PATRIMONIAL

O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores integrantes do patrimônio de uma empresa em determinada data. O Balanço Patrimonial é preparado após o encerramento das contas de receita e despesa, ou seja, após a apuração do resultado do exercício.

Conforme as instituições da Lei das S.A. 6.404/76 e alterações promovidas pela Lei 11.638/07 e MP 449/08 de 03 de dezembro de 2008, o Balanço é composto por três elementos básicos:

 O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

 O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

 O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Quando o valor do Passivo for maior que o valor do Ativo, o resultado é denominado Passivo a Descoberto. Portanto, a expressão Patrimônio Líquido deve ser substituída por Passivo Descoberto.

De um lado do Balanço Patrimonial, são relacionadas as contas que refletem a APLICAÇÃO de recursos - bens e direitos (ATIVO) - e, de outro, as que representam as FONTES de recursos (PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO).

AGRUPAMENTO

No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que as registrem e, agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia”. Os elementos da mesma natureza e os saldos de reduzido valor quando agrupados, e desde que seja indicada a sua natureza e nunca devem ultrapassar, no total, um décimo do valor do respectivo grupo de contas, sendo vedada a utilização de títulos genéricos como "diversas contas" ou "contas correntes".

Portanto, é importante que as contas sejam classificadas no Balanço Patrimonial de forma ordenada e uniforme para permitir aos usuários uma adequada análise e interpretação da situação patrimonial e financeira.

ATIVO - classificação em ordem decrescente de grau de liquidez.

São apresentadas em primeiro lugar as contas mais rapidamente conversíveis em disponibilidades, iniciando com o disponível (caixa e bancos), depois seguem-se: direitos de curto prazo (clientes, duplicatas a receber), estoques e outros valores de curto prazo a receber, direitos realizáveis a longo prazo e bens permanentes. Resumindo, os bens que são mais líquidos (passíveis de se transformarem em dinheiro mais rapidamente) aparecem em primeiro lugar.

PASSIVO - classificação em ordem decrescente de prioridade de pagamento das exigibilidades ou dívidas.

No Passivo Circulante aparecem primeiro as contas de fornecedores e empréstimos bancários; a seguir: outras obrigações de curto prazo; no Passivo Não Circulante, aparecem as obrigações de Longo Prazo e Receita Diferida (ex.: Juros Ativos a Vencer, desde que não esteja sujeito a devoluções), e finalmente o Patrimônio Líquido.

Assim, as obrigações com vencimentos mais próximos da data do Balanço aparecem em primeiro lugar. Os recursos dos sócios (PL), por não serem exigíveis, aparecem ao final do Passivo.

Dentro deste conceito geral, os parágrafos 1º e 2º do artigo 178 da Lei nº 6.404 determinam a segregação do Ativo e do Passivo nos seguintes grupos:

Para exercícios encerrados a partir de 04/12/2008, com base na MP 449/08

ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO PASSIVO

CIRCULANTE CIRCULANTE

.Disponível (Caixa,Banco e Aplic.Fin.) .Obrigações Comerciais/ Fornecedores

.Clientes .Obrigações Financeiras

.Outros Créditos .Obrigações Fiscais

.Impostos a Recuperar .Obrigações Trabalhistas

.Estoques .Outras Obrigações

.Despesas do Exercício Seguinte .Participações e Destinações

NÃO CIRCULANTE NÃO CIRCULANTE

.Realizável a Longo Prazo .Receitas Diferidas

.Investimentos . Obrigações de Longo Prazo

.Imobilizado

.Intangível PATRIMONIO LIQUIDO

.Capital Social

.Reservas de Capital

(+/-) Ajustes de avaliação patrimonial

.Reservas de Lucros

(-)Prejuízos Acumulados

ATIVO CIRCULANTE

São os agrupamentos de contas mais líquida da estrutura do ativo, ou seja, são itens consumidos ou vendidos e transformados em dinheiro menos de um ano ou até o final do exercício subseqüente.

São disponibilidades ou outros elementos identificados como os que se espera seja transformado em dinheiro, vendidos ou consumidos durante o ciclo operacional normal da empresa.

DISPONIBILIDADES

CAIXA – compreende o numerário (dinheiro) existente na empresa na data do encerramento do balanço. É o valor mais líquido existente no ativo representando dinheiro em espécie ou cheques recebidos de clientes que serão depositados posteriormente em conta corrente.

Função

Controlar as disponibilidades imediatas da Empresa, mantidas em tesouraria.

Funcionamento

Debita-se sempre que ocorre entrada ou recebimento de numerário, qualquer que seja a origem. Credita-se sempre que ocorrer saída de numerário, qualquer que seja a finalidade.

Saldo

Deve apresentar sempre SALDO DEVEDOR, pois representa o valor em numerário existente na Empresa.

BANCOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com