Cienias Sociais
Artigos Científicos: Cienias Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eudesjunior • 22/11/2013 • 1.077 Palavras (5 Páginas) • 253 Visualizações
Atps etapa 1, passo 4
Pode ser chamado de vida cotidiana as atividades do dia a dia, ou seja, a nossa rotina. Atividades comuns que compõem a nossa convivência como, trabalhar, estudar, encontrar os amigos, conversar e etc. A vida cotidiana apresenta dualidades, o ser humano se mostra ao mesmo tempo controlador e controlado.
Segundo Berger, à medida que interagimos uns com os outros, a realidade vai sendo continuamente interpretada pelos diferentes atores sociais. Todos nos somos atores sociais, interagimos socialmente e partilhamos significados com outros indivíduos, especialmente por meio do contato mais imediato que tratamos com as pessoas em nosso cotidiano. A este contato Berger chama de “interação face a face”. A interação face a face é aquela em que a subjetividade do outro é mais acessível e percebida como real, e esta se dar, através de nossa convivência e comunicação diária.
A vida cotidiana é parte da história de cada indivíduo, com o passar do tempo ela se modifica, e junto com ela as relações sociais. É necessário então que o homem tenha consciência de seus valores e cultura para que estas modificações sejam validas em sua história, e lhe traga os benefícios possíveis.
A grande influenciadora no destino da cultura tem sido a globalização e isso é inevitável. A conservação da cada cultura se faz necessária, é preciso criar o respeito entre as diferentes culturas e combater o enfrentamento, o desrespeito e o preconceito de outra cultura, assim sendo, conservando e preservando a variedade cultural no mundo.
E indiscutível que no mundo contemporâneo a cultura popular acabe perdendo suas origens e tradições, chegando ao ponto de até mesmo desaparecer. No mundo Globalizado a segregação da cultura é influenciada por dois fatores como a aproximação entre os povos e a grande presença dominante dos meios de comunicação que tem o poder de alienar uma pessoa, levando-a a pensar e agir conforme o que lhe é proposto sem nenhum tipo de argumentação. Cabe aos órgãos responsáveis fiscalizarem que tipo de informação está sendo veiculada e ao receptor ter criticidade para selecionar as informações que considera úteis para si.
Contudo ha o lodo bom dos meios de comunicação em massa, por ser capaz de mostrar conteúdos reveladores e contribuir para o desenvolvimento humano, e dar informações úteis para a população.
Os meios de comunicação estão contidos em um meio chamado denominado por indústria cultural nada mais é do que o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais, jornais, rádios, revistas e outras formas de descontração, baseado na cultura visando o lucro.
Alguns elementos do nosso contexto atual, envolvidos em reflexões sobre qualidade de vida e saúde mental, também merecem ser discutidos e direcionados ao tema específico das dificuldades que envolvem as pessoas, entre eles estão: o sentimento de solidão individual, a sensação de vazio, os fenômenos que favorecem o empobrecimento das inter-relações, os modos de dedicar cuidados a si, o consumismo, o hedonismo e a presença de comportamentos e situações alienantes. Já nas sociedades em geral os principais problemas enfrentados são os serviços públicos, como falta de infraestrutura, segurança publica, saúde, entre vários outros.
Entres os problemas relacionados à falta de infraestrutura, estão: a má qualidade das ruas e rodovias, ausência de saneamento básico, pouca acessibilidade para os deficientes físicos entre outros.
As deficiências em infraestrutura merecem atenção especial, pois os investimentos nesse campo induzem o crescimento econômico e, de certo modo, contribuem para a distribuição de renda. Um exemplo que pode ser dado, é que, se há um melhoramento na qualidade das rodovias os serviços de logística se tornam mais eficientes.
A segurança pública no Brasil é uma das maiores preocupações da população e, em virtude do aumento vertiginoso da violência, tem sido explorada e debatida pelas entidades governamentais e não governamentais no sentido de buscar uma solução que resolva esta questão, a qual, sem dúvida alguma, está entre as primeiras necessidades de qualquer ser humano.
Uma das principais causas da escalada da violência reside no aumento da sensação da impunidade, aliado ao fato de o Estado abandonar determinadas áreas, que ficam à mercê de quem resolve deter o poder para dominá-las, instalando ali um verdadeiro poder paralelo. (D'Urso, 2002. P. 52).
Os problemas com a segurança só podem ser solucionados com uma mobilização conjunta entre os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e da sociedade em geral, pois só assim conseguiremos, de forma sustentável, impor limites às pressões cotidianas da violência.
A saúde pública centra sua ação a partir da ótica do Estado com os interesses que ele representa nas distintas formas de organização social e política das populações. Na concepção mais tradicional, é a aplicação de conhecimentos (médicos ou não), com o
...