Cocacola
Trabalho Escolar: Cocacola. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 24/5/2014 • 2.780 Palavras (12 Páginas) • 1.710 Visualizações
De acordo com Chiavenato (1993), “a análise interna trata-se de uma análise organizacional, ou seja, de uma análise das condições internas para permitir uma avaliação dos principais pontos fortes e fracos que a empresa possui”.
Conforme o site da empresa “em 2010, deu-se prosseguimento à busca de melhores soluções em equipamentos e mobiliários em geral, que atendessem com agilidade e eficiência às necessidades do cliente e oferecesse mais tranquilidade, certeza de bons resultados e atendimento à produção programada”. E isso quer dizer que antes já se falava em expandir o negocio, por se tratar de um mercado que está em alta nos últimos anos e só tem a crescer nos próximos.
Entretanto, a empresa já anda desde 2011 investindo em segurança e na questão do meio ambiente como o site cita “agora em 2011, a empresa está se adaptando para a gestão integrada de Meio-Ambiente e Segurança do Trabalho, buscando, também, um maior reaproveitamento de resíduos e materiais, para causar o menor dano possível ao ecossistema, preocupação gradativamente mais imperiosa”.
Atualmente a empresa conta com clientes como: Vale Fertilizantes, Cimpor Cimentos do Brasil, Yara Brasil Fertilizantes, Bunge Fertilizantes e Galvani. E uma grande maioria dessas mesmas empresas se encontra no Polo Naval da cidade de Rio Grande.
Portanto a logística é de extrema importância para uma organização sendo através dela o ponto de partida para uma empresa trabalhar com maior segurança, produtividade e lucratividade.
1 2.1 NÍVEL INSTITUCIONAL
Seja reagindo ao ambiente, seja tentando influenciá-lo, a empresa passa a apresentar estruturas e estratégias distintas e bem delineadas, as quais constituem, na realidade, respostas organizacionais às coações e contingências ambientais. Além disso, o nível institucional está relacionado com os cargos mais elevados da empresa, ou seja, os níveis de comando. E nele que ocorre às mudanças nos objetivos e nas estratégicas de uma empresa.
A tarefa do nível intermediário é estudar e mapear as oportunidades e ameaças que o ambiente impõe à empresa. Logo, o conhecimento acerca do ambiente é fundamental para o processo estratégico, no sentido de obter a adequada compatibilização entre a empresa e as forças externas que a afetam dieta ou indiretamente, seus objetivos, estratégias, estrutura, recursos, planos, procedimentos, operações, entradas, saídas etc.
O nível institucional da empresa Sobel é composto por: um diretor, um presidente, um vice-presidente.
2.2 NÍVEL INTERMEDIÁRIO
O nível intermediário está relacionado com cargos de mais importância que os do nível operacional, mas não chega a ser como os do nível institucional, pois, o nível intermediário está no meio dos outros na hierarquia. E nele que ocorre ás mudanças na estrutura organizacional da empresa, ou seja, órgãos, funções, relações e recursos.
O nível intermediário da empresa Sobel é composto por encarregados (geralmente são engenheiros).
2.3 NÍVEL OPERACIONAL
Os níveis mais baixos de uma empresa estão relacionados com os aspectos internos da organização, como o caso do nível operacional. E nele que ocorre às mudanças na tecnologia, nas tarefas e nas operações.
O nível operacional da empresa Sobel é composto por prestadores de serviços gerais como: limpeza, conservação, operador de comando, operador de trator, eletricista, pintor etc.
3. RECURSOS HUMANOS
Segundo Robbins (2004, p.119), a qualidade de uma organização é determinada em grande parte pela qualidade das pessoas que ela emprega. E por isso, é necessário adotar as medidas que a empresa Sobel utiliza para contratar seus funcionários.
O modo de seleção funciona basicamente do mesmo modo para os três níveis da organização. Mas, os níveis mais elevados possuem certa exigência que não é tão pedida nos outros cargos.
Entretanto, para poder ser feita uma seleção de funcionários é preciso que a vaga para a qual esteja disponível. E quando a vaga está disponível é realizado um processo de seleção em que na primeira etapa são pegos e selecionados currículos; na segunda etapa é realizado entrevistas com os candidatos com os currículos mais qualificados para o cargo em questão. E depois disso se escolhe o candidato que preenche da melhor formas os requisitos para o emprego e é dado um período de experiência para ver se o candidato se adéqua a empresa. Logo, se tudo ocorre bem o candidato é empregado com todos os benefícios que ele tem direito.
Contudo, os recursos humanos não tratam só da seleção de pessoal, mas também lidam com a folha de pagamentos dos funcionários, controlam o ponto dos empregados.
De acordo com Chiavenato (1997, p. 329), a departamentalização é uma característica típica das grandes organizações. E ela é diretamente relacionada com o tamanho da organização e com a complexidade das operações.
O tipo de departamentalização que ocorre na empresa Sobel é por produtos ou serviços, mas como a empresa presta serviços e não oferece produtos, logo os seus departamentos são classificados por seus serviços. Além disso, Chiavenato (1997, p. 337) afirma que nas empresas não-industriais denomina-se departamentalização por serviços, pois, a única diferença é que o agrupamento das atividades nessas organizações fundamenta-se nos serviços prestados em vez de produtos.
A Sobel está divida nos seguintes departamentos: manutenção industrial e predial, e conservação. E neles se subdividem em outros setores. E a manutenção industrial está divida nos seguintes setores: conserto, restauração, reparo, pintura, solda e elétrica.
A manutenção predial está dividida nos seguintes setores: pintura, pedreiro, elétrica e instalação hidráulica. E a conservação está divida em: manutenção de jardins, gramados e limpeza de escritório.
5. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
A principal atividade desenvolvida pela a Sobel é o fornecimento de maquinário Industrial, sendo que a empresa atua no ramo da indústria. Além disso, a faz a Manutenção Industrial de seus equipamentos e isso faz mais do que apenas corrigir falhas, esse serviço tem como objetivo minimizar prejuízos com os equipamentos parados. Por isso, a Sobel conta com profissionais qualificados e compromissados em realizar um trabalho ágil e que realmente faça a diferença em seu dia a dia. São realizados os seguintes serviços de manutenção industrial:
Engenharia de Manutenção Industrial On-Shore/Off-Shore:
¬¬ Manutenção Mecânica;
Manutenção Elétrica;
Manutenção e Calibração de Instrumentos;
Manutenção de Equipamentos Dinâmicos;
Manutenção e Calibração de Válvulas;
Controle e Planejamento da Manutenção;
Controle e Inventário de Almoxarifado;
Lubrificação Industrial;
Alinhamento de Eixos a Laser;
Análise de Vibrações Mecânicas.
Apoio Logístico / Técnico Especializado:
Movimentação de Pequenas Cargas;
Seleção e movimentação de Documentos;
Engenharia de Meio Ambiente;
Consultoria em Gerenciamento de Custos;
Consultoria em Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional;
Engenharia de Segurança do Trabalho;
Consultoria em Qualidade;
Consultoria em Licenciamento Ambiental.
As tarefas desenvolvidas pela a empresa vão vim a depender dos contratos de trabalhos, pois, os serviços que a Sobel presta funcionam de acordo com o que foi pedido no contrato de trabalho, ou seja, que maquinário o cliente deseja.
6. MERCADO
Quando uma empresa detém poder econômico tal que lhe permita a atuação no mercado de forma independente e indiferente aos outros agentes econômicos, ela poderá assumir comportamentos prejudiciais aos consumidores. Isso significa ausência de ambiente concorrencial. A empresa em posição dominante tende a adotar comportamento típico de monopolista, aumentando preços e adotando práticas que não adotaria caso houvesse concorrência. Mas, não é o caso da Sobel, pois, que oferece um preço de qualidade.
7. FINANÇAS
A cada termino de um contrato na sua renovação existe uma pesquisa de mercado dos materiais que são utilizados para tal serviço. E quando há a necessidade de ser feito um financiamento a empresa escolhe uma das financiadoras que está acostumado a trabalhar. Abaixo segue as principais financiadoras em que a Sobel utiliza, quando é necessário. Além disso, está detalhadamente o que cada financiadora oferece e para o que oferece, suas vantagens, encargos etc.
BNDES
Utilizando recursos do BNDES, elaboramos projetos de financiamento e investimento dos setores industrial, de infra-estrutura e de comércio e serviços, realizados por empresas de qualquer porte. Além disso, esta Linha de Crédito tem a finalidade de financiar projetos ligados à implantação, expansão, relocalização ou modernização de atividades produtivas ou de infra-estrutura, capacitação tecnológica, treinamento e qualificação de pessoal.
Os prazos para pagamento e carência são definidos de acordo com a capacidade de pagamento do investimento e cliente, já os encargos financeiros são estabelecidos de acordo com o porte da empresa, local e tipo de empreendimento.
Vantagens:
Longo prazo para pagamento;
Encargos atrativos;
Carência para pagamento;
Alíquota do IOF de 0%;
Financiamento de até 90% do valor do investimento.
Admite financiamento de equipamentos cadastrados na FINAME e capital de giro associados a investimento fixo.
LEASING
O Leasing (Arrendamento Mercantil) é a solução para a empresa suprir a necessidade de veículos, máquinas e equipamentos de origem nacional ou estrangeira. E o bem desejado é adquirido pelo banco e disponibilizado à empresa, que tem até 60 meses para pagar. É uma maneira simples de ampliar ou modernizar sua empresa sem comprometer o capital de giro. Conheça algumas das vantagens do Leasing:
Operação de longo prazo;
Financiamento de 100% do valor do bem;
Pagamento ao fornecedor à vista, permitindo que o cliente negocie o melhor preço;
Conservação de capital próprio da empresa;
Possibilidade de dedução das contraprestações para empresas tributadas com base no lucro real, com redução do lucro tributável e, conseqüentemente, do Imposto de Renda e Contribuição Social;
Manutenção dos índices financeiros da empresa, uma vez que a operação de leasing não é registrada como obrigação da arrendatária e a imobilização do bem é efetuada pela arrendadora;
Não há restrições quanto ao país de origem do bem;
Há financiamento a taxas internacionais (Leasing Internacional), mesmo para equipamentos de origem nacional.
FINAME
O Finame oferece financiamento de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional, incluindo veículos de carga, cadastrados na Finame. As operações tem prazo de até 5 anos para pagamento e os encargos financeiros são estabelecidos de acordo com o porte da empresa, local e tipo de empreendimento. A linha é uma ótima alternativa para financiamentos de longo prazo e conta com taxas de juros bastante atrativas.
Vantagens:
Longo prazo para pagamento;
Encargos atrativos;
Carência para pagamento;
Não há incidência de IOF;
Financiamento de até 90% do valor do investimento.
8. CONCLUSÃO
O ramo industrial nos últimos anos vem crescendo muito na cidade de Rio Grande, desde que a plataforma de petróleo P53 começou a ser desenvolvida nesta cidade. E a partir daqui várias empresas do ramo começaram a se instalar em Rio Grande e uma delas é a Sobel, uma empresa fundada em Brasília, a qual foi usado dado para a elaboração deste trabalho.
Embora a Sobel ofereça muitos maquinários, mas não é todos que são utilizados em Rio Grande. Mas, nada impede que em alguns anos a empresa não venha a oferecer os mesmos serviços que presta em outras cidades em Rio Grande. Todavia, isso vai depender de uma analise de mercado para ver se o negocio é cabível ou não nesta cidade.
Entretanto, nesse ramo a concorrência é muito acirrada porque tendo em vista o desenvolvimento do município de Rio Grande por ocorrência do desenvolvimento das plataformas de petróleo. E com o objetivo de lucrar muitas empresas estão procurando e fazendo analises de mercado para desenvolverem o seu trabalho nesta cidade, porque já foi divulgado que outras plataformas de petróleo viram a serem desenvolvidas na cidade de Rio Grande.
...