Como Você Montaria O Modelo De Gestão De Pessoas De Sua Empresa?
Artigo: Como Você Montaria O Modelo De Gestão De Pessoas De Sua Empresa?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Julliana24 • 11/6/2014 • 542 Palavras (3 Páginas) • 506 Visualizações
ELEMENTOS COMPONENTES DO MODELO
Um modelo de gestão de pessoas é constituído por uma combinação dos seguintes elementos:
1. Princípios: crenças e valores adotados pela organização;
2. Políticas: diretrizes que orientam e integram os processos da organização;
3. Processos: métodos usados para execução das várias atividades e obtenção dos resultados desejados;
4. Estilo de gestão dos gerentes: modelos de comportamento e relacionamento.
5. O desenho organizacional, a estrutura específica de organização do trabalho e a forma pela qual o serviço é prestado aos clientes também são elementos constituintes do modelo.
FATORES CONDICIONANTES DO MODELO
O desempenho que se espera das pessoas no trabalho e o modelo de gestão correspondente são determinados por fatores condicionantes internos e externos ao contexto organizacional, a saber:
Fatores internos: tecnologia adotada, produtos ou serviços oferecidos, estratégia de organização do trabalho, cultura organizacional e estrutura organizacional.
Fatores externos: cultura de trabalho de certa sociedade, legislação trabalhista e o papel conferido ao Estado e demais agentes que atuam nas relações de trabalho.
EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE GESTÃO DE PESSOAS
As mudanças nos elementos dos modelos de gestão de pessoas caracterizaram quatro diferentes modelos, a saber:
a) Modelo de Gestão de Pessoas como DEPARTAMENTO PESSOAL
Surge ao final do Século XIX e início do Século XX. Nele a administração de recursos humanos é resultado do desenvolvimento empresarial e da evolução da teoria organizacional nos Estados Unidos, conceito que reflete a imagem de uma área de trabalho voltada prioritariamente para as transações processuais e os trâmites burocráticos.
A história da administração de recursos humanos iniciou-se com o surgimento dos departamentos pessoais. O objetivo dos gerentes de pessoal dessa época seria estabelecer um método pelo qual pudessem escolher, entre a extensa e diversificada massa de candidatos, os mais eficientes e ao melhor custo possível.
Nessa época, o modelo de gestão de pessoas estava preocupado com as transações, os procedimentos e os processos que fizessem o homem trabalhar da maneira mais efetiva possível. Produtividade, recompensa e eficiência de custos com o trabalho eram os conceitos chave para definir o modelo de gestão de pessoas como do tipo de departamento de pessoal.
A ideologia organizacional dominante no início do século XX, a administração científica (de Taylor), era muito compatível com um departamento de pessoal voltado para a eficiência de custos e para a busca de trabalhadores adequados às tarefas cientificamente ordenadas.
No Brasil, as condições de trabalho eram um pouco mais primitivas do que nos Estados Unidos. O processo de industrialização era incipiente e a economia, predominantemente agrícola. O modelo de relações trabalhistas era mais próximo do sistema
...