Competitividade dos produtos
Artigo: Competitividade dos produtos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vicu12 • 29/9/2014 • Artigo • 415 Palavras (2 Páginas) • 379 Visualizações
Com a globalização, estamos passando por uma grande mudança em nossos mercados. Num momento em que tanto o mercado interno quanto o externo aumentam suas exigências quanto à qualidade dos produtos, podemos observar um crescente aumento da competitividade em vários segmentos de mercado, o que conseqüentemente gerará uma certa pressão sobre os gestores das organizações, por decisões rápidas e eficazes.
Em um contexto de grande movimento dos agentes de mercado, ou seja, a concorrência de empresas percebe-se que muitas delas produzem e comercializam produtos similares. Para ser competitivo, um produto necessita ter qualidade, utilidade e diferencial para conquistar a preferência do consumidor.
O sistema de custos é apontado como uma ferramenta capaz de oferecer informações relativas à estrutura de custos, principalmente em organizações industriais e prestadoras de serviços.
Estes segmentos são marcados pela complexidade na gestão de seus custos. Quando se refere às informações sobre custos, Atkinson comenta que: “Os cálculos de custo do produto influenciam a maioria das decisões dos preços e do mix dos produtos” (ATKINSON, 2000, p. 125) Esta afirmação denota que as informações relativas a custos, possuem grande utilidade para a gestão dos custos da maioria das organizações.
Na gestão de custos, quando se acumula os custos, os organiza e transforma em informações relevantes, o que se pretende é atingir três objetivos principais: a determinação do lucro, o controle das operações e a tomada de decisão.
As informações são importantes quanto são úteis, os principais objetivos de um sistema de custos estão relacionados com o auxilio a administração, pois fornece informações sobre as atividades mais lucrativas, ou com menor ou maior custo.
Com as informações corretas de uma gestão de custos bem feita, o gestor poderá decidir por exemplo: qual a quantidade mínima que se deve produzir e vender para não se ter prejuízo, qual produto é mais rentável para estimular sua produção, qual produto deverá se cortar para aumentar a rentabilidade, quais itens é melhor produzir ou comprar de terceiros, qual o preço adequado para cada produto, sobre qual item de custos devemos exercer melhor controle e o que será feito para reduzir Custos.
Existe a frase “não se pode melhorar o que não se pode medir”. Uma vez que se é possível ter uma boa gestão de custos, fica muito mais clara qual será a melhor decisão a ser tomada.
...