Comunicação E Expressão Atividade 6
Ensaios: Comunicação E Expressão Atividade 6. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juliana223 • 17/11/2013 • 1.143 Palavras (5 Páginas) • 563 Visualizações
Pergunta 1
Correta
Leia o parágrafo abaixo e assinale a alternativa que indica o tópico frasal:
Não há nova tecnologia nem desenvolvimento tecnológico sem a compreensão do mundo. A tecnologia é a aplicação dos conhecimentos científicos; sem dominá-la, não se pode pretender aplicá-los no desenvolvimento de novos conceitos, produtos ou serviços inovadores. A Física, por se dedicar ao estudo das leis e dos fenômenos mais elementares, contribui decisivamente para a compreensão da Natureza e, assim, para o desenvolvimento das tecnologias ditas de ponta.
Resposta
Resposta Selecionada: a.
Não há nova tecnologia nem desenvolvimento tecnológico sem a compreensão do mundo.
Resposta Correta: a.
Não há nova tecnologia nem desenvolvimento tecnológico sem a compreensão do mundo.
Feedback da resposta:
Tópico frasal é o período que expressa a ideia principal do parágrafo. Portanto: “não há nova tecnologia nem desenvolvimento tecnológico sem a compreensão do mundo”.
Pergunta 2
Correta
Leia o texto abaixo e escolha a alternativa adequada:
"Não há comicidade fora do que é propriamente humano. Uma paisagem poderá ser bela, graciosa, sublime, insignificante ou feia, porém jamais risível. Riremos de um animal, mas porque teremos surpreendido nele uma atitude de homem ou certa expressão humana. Riremos de um chapéu, mas no caso o cômico não será um pedaço de feltro ou palha, senão a forma que alguém lhe deu, o molde da fantasia humana que ele assumiu. Como é possível que fato tão importante, em sua simplicidade, não tenha merecido atenção mais acurada dos filósofos? Já se definiu o homem como "um animal que ri". Poderia também ter sido definido como um animal que faz rir, pois se outro animal o conseguisse, ou algum objeto inanimado, seria por semelhança com o homem, pela característica impressa pelo homem ou pelo uso que o homem dele faz."
(Henri Bergson, O riso)
Quanto ao parágrafo acima, é INCORRETO afirmar que:
Resposta
Resposta Selecionada: e.
O tópico frasal do parágrafo acima é sobre o riso na vida das pessoas.
Resposta Correta: e.
O tópico frasal do parágrafo acima é sobre o riso na vida das pessoas.
Feedback da resposta:
Ao estudarmos tópico frasal, verificamos que nele há a apresentação do assunto a ser desenvolvido no parágrafo, por isso é comum encontrá-lo no início do parágrafo. Se seguirmos esta orientação básica, o tópico frasal deste trecho é a "Não há comicidade fora do que é propriamente humano.". Isto quer dizer que tópico frasal não é apenas a ideia desenvolvida no parágrafo, mas é uma frase inteira que está presente no parágrafo e, normalmente, encontra-se em seu início.
Pergunta 3
Correta
Leia o parágrafo abaixo e assinale a alternativa que apresenta o tópico frasal.
Mais ainda que um criador de poesia, Fernando Pessoa foi um inventor de poetas. Ele não inventou pseudônimos com que assinou variadamente seus poemas; seus heterônimos são outra coisa: outras possibilidades, dotadas de vida, pensamento e estilo distintos dos próprio Pessoa. Assim, temos Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Fernando Pessoa “por ele mesmo”.
Resposta
Resposta Selecionada: a.
Mais ainda que um criador de poesia, Fernando Pessoa foi um inventor de poetas.
Resposta Correta: a.
Mais ainda que um criador de poesia, Fernando Pessoa foi um inventor de poetas.
Feedback da resposta:
Uma vez que tópico frasal é o período que expressa a ideia principal do parágrafo, a alternativa correta é: Mais ainda que um criador de poesia, Fernando Pessoa foi um inventor de poetas.
Pergunta 4
Correta
Leia o texto abaixo e selecione a alternativa correta, com relação a sua temática: uma importante questão para profissionais conscientes e competitivos.
O caso Paula Oliveira mostra os desafios do caos informativo
(...) O caso da brasileira, supostamente atacada por neonazistas na Suíça pode ser considerado um paradigma dos problemas enfrentados pelo consumidor de informações na era da avalanche informativa.
Se formos olhar o noticiário da imprensa com uma lupa, veremos que o caso Paula se repete diariamente na mídia com outros nomes e outras situações. Estamos começando a viver aquilo eu alguns classificam de caos informativo, mas que na verdade é apenas o sintoma da necessidade de desenvolvermos novas atitudes diante da notícia e da informação.
(In:http://www.observatoriodaimprensa.com.br)
...