Conceito de administração
Tese: Conceito de administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laila123 • 19/8/2013 • Tese • 772 Palavras (4 Páginas) • 326 Visualizações
Centro Educacional Anhanguera Uniderp
Teorias da Administração
Acadêmico: RA:
Fundamentos da administração: Conceito e antecedentes históricos da Administração. Da revolução urbana à revolução industrial.
Professor: Julio Cezar da Gama Fernandes
Agosto de 2013.
Introdução
Nesta etapa da ATPS vamos abordar uma introdução a administração. Vamos falar sobre os conceitos, definições e a história da administração até aqui, mostrando a sua importância no decorrer do tempo.
Conceito de administração
Administração é uma área das ciências humanas que se caracteriza por aplicar uma prática de um conjunto de princípios dentro de uma organização (pública ou privada, entre outras) visando obter lucros não só financeiros, como também causar impactos positivos na sociedade. Administrar é fazer o melhor com os recursos que se possui. Em síntese, o processo administrativo resume-se em: planejar, organizar, liderar, executar e controlar.
A revolução industrial e sua influência na Teoria Geral da Administração
A revolução industrial foi um processo histórico que resultou na substituição de ferramentas e meios de produção por maquinas e sistemas fabril. Tudo teve inicio na segunda metade do século XVIII, na Inglaterra, que foi beneficiada pelo grande acúmulo de capital, matéria prima e mão de obra que contribuíram para que saíssem na frente. Ela passou por quatro fases distintas que foram: a mecanização da indústria e da agricultura, aplicação da força motriz na indústria, o desenvolvimento do sistema fabril e o aceleramento dos transportes e da comunicação. Já em 1860 a revolução industrial passou por sua 2ª fase, na Europa, onde ouve a substituição do ferro pelo aço, do carvão pela eletricidade, o desenvolvimento de maquinas automáticas com a especialização do trabalho, o controle da indústria pela ciência e as transformações nos meios de transportes e comunicação que se tornaram mais eficazes.
Com o desenvolvimento de novas formas de organização capitalista ouve o domínio da indústria pelos investidores bancários e pelas instituições financeiras e de crédito, e com a formação de acúmulos de capital, ouve a separação entre a propriedade particular e a direção das empresas. Todas estas modificações contribuíram para o surgiu uma nova concepção de trabalho que modificou completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordens econômicas, políticas e social. Que foram fundamentais para sepultar antigas crenças que impediam o desenvolvimento tecnológico.
E com esse novo mundo capitalista que surgia, foi necessário criar um meio de controlar e separar gastos, pois já havia a necessidade de obter novos fornecedores e com a mão de obra se tornando assalariada. Começaram a ser aplicadas as primeiras técnicas de administração que antes eram apenas conceitos surgidos pelo pensamento filosófico e sociológico que mais tarde se consolidou como uma ciência, contribuindo para a evolução da administração, que ainda é utilizada nos dias atuais, como um importante fator de vida para as empresas.
A história da teoria da administração
Como se pode ver, teoria da administração surgiu após a Revolução Industrial, tendo como principal objetivo assegurar o máximo de prosperidade tanto para o empregado como para o patrão.Desde seu surgimento, ela passou por fases bem distintas uma das outras. Cada uma dessas fases enfatiza um aspecto importante na administração, sendo elas.
• Ênfase nas tarefas;
• Ênfase nas estruturas organizacionais;
•
...