Conceito de liderança
Tese: Conceito de liderança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guilherme1m90m • 2/8/2013 • Tese • 1.358 Palavras (6 Páginas) • 402 Visualizações
Com um determinado objetivo, ou seja, alcançar metas, ter resultados de uma ação a qual se comprometeu a fazer. Ex: Com uma equipe de 500 pessoas e apenas uma pessoa para orienta-las nas tarefas, a pessoas que orientava ficava com muito trabalho enquanto a maior parte da equipe ficava parada esperando a orientação. Através disto esta equipe sendo dividida em pessoas capacitada para orienta-las em grupo definido. Uma pessoa orienta grupos de 100, outra grupos 50, outra grupos de 10.
Sendo visto que uma pessoa não fica com muito trabalho porque o serviço é dividido, os objetivos são alcançados mais facilmente e o trabalho fica mais organizado.
Conceito de liderança: O que é liderança?
• Arte de Liderar
Conceito de liderança: O que é liderança?
Os desafios atuais das organizações exigem diferenciar o líder do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.
Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder. Mas, o que é liderança?
Liderança é um campo convida a exploração e a descoberta. Olhando para o futuro,
a pergunta pode até ser mudada de O que é liderança? Para O que será liderança? No debate sobre líderes e liderança respostas já foram encontradas, mas muitas perguntas ainda permanecem.
Como um conceito geral e simplificado, podemos dizer que Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
O exercício da liderança e sua natureza tem sido objeto de estudo ao longo da sua história e evolução no tempo. Em 1974, Bernard Bass e Ralph Stogdill identificaram 3.000 estudos em liderança em sua primeira edição de ‘Handbook of Leadership’. Na edição de 1990 o número subiu para 7.000 e só se pode estimar que, se atualizada hoje, poderia conter mais de 12.000.Bernard Bass (2007) argumenta que "desde sua infância, o estudo da história tem sido o estudo dos líderes - o que e porque eles fizeram o que fizeram". A busca do ideal do líder também está presente no campo da filosofia. Platão, por exemplo, argumentava em A República que o regente precisava ser educado com a razão, descrevendo o seu ideal de "rei filósofo". Outros exemplos de filósofos que abordaram o tema são Confúcio e seu "rei sábio", bem como e seu "líder servo". Acadêmicos argumentam que a liderança como tema de pesquisa científica surgiu apenas depois da década de 1930 fora do campo da filosofia e da história.
São diferentes escolas, vários autores e uma evolução no tempo, às vezes, muito marcante. Seguem alguns conceitos de liderança:
Liderança é ‘o comportamento de um indivíduo quando está dirigindo as atividades de um grupo em direção a um objetivo comum’ (Hemphill & Coons, 1957,p.7).
Liderança é ‘um tipo especial de relacionamento de poder caracterizado pela percepção dos membros do grupo no sentido de que outro membro do grupo tem o direto de prescrever padrões de comportamento na posição daquele que dirige, no que diz respeito à sua atividade na qualidade de membro do grupo’(Janda, 1960, p.35).
Liderança é ‘uma influência pessoal, exercida em uma situação e dirigida através do processo de comunicação, no sentido do atingimento de um objetivo específico ou objetivos’ (Tannenbaum, Weschler & Massarik, 1961, p. 24).
Segundo Tannenbaum, Weschler e Massarik (1961):
“Liderança é a influência interpessoal, exercida na situação e dirigida através do processo de comunicação humana, com vista à obtenção de um ou diversos objetivos específicos”
Liderança é ‘uma interação entre pessoas na qual uma apresenta informação de um tipo e de tal maneira que os outros se tornam convencidos de que seus resultados serão melhorados caso se comporte da maneira sugerida ou desejada’ (Jacobs, 1970, p.232).
Liderança é ‘o início e a manutenção da estrutura em termos de expectativa e interação’ (Stogdill, 1974, p.411).
Liderança é ‘o incremento da influência sobre e acima de uma submissão mecânica com as diretrizes rotineiras da organização’(Katz & Kahn, 1978, p. 528).
Liderança é ‘o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção da realização de um objetivo’ (Rouch & Behling, 1984 p.46)
Seguindo a mesma autora:
“Dois elementos parecem ser comuns a todas essas definições. Em primeiro lugar, elas conservam o denominador comum de que a liderança esteja ligada a um fenômeno grupal, isto é, envolva duas ou mais pessoas. Em segundo lugar, fica e vidente tratar-se de um processo de influenciação exercido de forma intencional por parte de líder sobre seus seguidores”.
Adicionando Hollander (1978):
Segundo o grande guru da administração, Peter Drucker, diz:
"A única definição de líder é alguém que possui seguidores. Algumas pessoas são pensadoras. Outras, profetas. Os dois papéis são importantes e muito necessários. Mas, sem seguidores, não podem existir líderes."
"O líder eficaz não é alguém amado e admirado. É alguém cujos seguidores fazem as coisas certas. Popularidade não é liderança. Resultados sim!"
De acordo com o livro Liderança, de John Garner, liderança é o processo de persuasão, ou de exemplo, através do qual um indivíduo (ou equipes de liderança) induz um grupo a dedicar-se
...