Conceitos básicos e funções do idioma XML
Tese: Conceitos básicos e funções do idioma XML. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MJhon • 20/5/2014 • Tese • 886 Palavras (4 Páginas) • 383 Visualizações
Linguagem para Organização e Transferência de Dados para Web
A linguagem XML Conceitos básicos e Características (Etapa: 1)
XML, do inglês Extensible Markup Language, é uma linguagem de marcação recomendada pela W3C para a criação de documentos com dados organizados hierarquicamente, tais como textos, banco de dados ou desenhos vetoriais. A linguagem XML é classificada como extensível porque permite definir os elementos de marcação. XML é capaz de descrever diversos tipos de dados, e seu objetivo principal é a facilidade de compartilhamento de informações através da Internet.
Linguagem de Marcação?
Linguagem de marcação é um agregado de códigos que podem ser aplicados a dados ou textos para serem lidos por computadores ou pessoas. Por exemplo, o HTML é uma linguagem de marcação para organizar e formatar um website, já o XML tem o mesmo conceito, mas para padronizar uma sequência de dados com o objetivo de organizar, separar o conteúdo e integrá-lo com outras linguagens.
Principais Características do XML
O XML traz uma sintaxe básica que pode ser utilizada para compartilhar informações entre diferentes computadores e aplicações. Quando combinado com outros padrões, torna possível definir o conteúdo de um documento separadamente de seu formato, tornando simples para reutilizar o código em outras aplicações para diferentes propósitos. Portanto, uma das suas principais características é sua portabilidade, pois, por exemplo, um banco de dados pode escrever um arquivo XML para que outro banco consiga lê-lo. XML é uma tecnologia simples que tem ao seu redor outras tecnologias que a complementam e a faz muito maior e com possibilidades muito mais amplas. XML representa uma maneira distinta de fazer as coisas, cuja principal novidade consiste em permitir compartilhar. XML também permite ao programador e aos suportes dedicar seus esforços às tarefas importantes quando trabalha com os dados, já que algumas tarefas trabalhosas como a validação destes ou o percorrido das estruturas correm a cargo da linguagem e está especificado pelo padrão.
Aplicações
Alguns dos propósitos do XML são: auxiliar os sistemas de informação no compartilhamento de dados (especialmente via internet), codificar documentos e inserir seriais nos dados comparando o texto com o de outras linguagens baseadas em serialização. Entre linguagens baseadas em XML incluem-se XHTML (formato para páginas Web), SDMX ,SMIL, MathML (formato para expressões matemáticas), NCL, XBRL, XSIL e SVG (formato gráfico vetorial). A principal característica do XML é de criar uma infraestrutura única para diversas linguagens.
Quando você recebe atualizações vindas de uma assinatura de RSS, isso só foi possível porque a fonte em questão disponibilizou um arquivo XML que pode fornecer o feed ao programa que fez a leitura instalada em seu computador. W3C, ou World Wide Web Consortium, é um consórcio de empresas de tecnologia que visa padronizar a criação e interpretação de conteúdos para websites. Foi fundada em 1994 por Tim Berners-Lee, o criador da internet, para extrair o máximo que a rede pode oferecer.
Tabela 01 – Tabela de Descrição das principais sintaxes do XML.
Sintaxe Descritivo
<?xml version="1.0"?> Sintaxe inicial da linguagem XML. Indica a versão utilizada (no momento, são homologadas as versões 1.0 e 1.1). Os caracteres “?>” indicam que esta é uma instrução de abertura de documento, para que o interpretador XML compreenda que esta instrução não deve ser apresentada aos usuários.
<cadastro_funcionarios> Sintaxe referente ao registro/cadastro (E está entre duas tags, referenciando o inicio do registro.) de funcionários da empresa Vassoura Vassourinha.
</cadastro_funcionarios> Sintaxe referente a finalização do registro de Funcionários da empresa Vassoura Vassourinha.
<funcionario> </funcionario> Sintaxe referente atributos da tabela de cadastro de funcionários.
<id>1</id>
<nome>Jose Mendes</nome>
<sexo>Masculino</sexo>
<endereco>Av. Santana</endereco> Sintaxe referenciando aos elementos pertencentes ao atributo funcionários.
Tabela 02 – Tabela de Funcionários da Vassoura Vassourinha.
<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>
<!DOCTYPE Library SYSTEM "CadastroFuncionarioVassouraVassourinha.dtd">
<cadastro_funcionarios>
<funcionario>
<id>1</id>
<nome>Jose Mendes</nome>
<sexo>Masculino</sexo>
<endereco>Av. Santana</endereco>
</funcionario>
<funcionario>
<id>2</id>
<nome>Maria Joana</nome>
<sexo>Feminino</sexo>
<endereco>Av. Pernambuco</endereco>
</funcionario>
</cadastro_funcionarios>
Tabela 03 – Tabela de Funcionários da Vassoura Lindaura.
<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>
<!DOCTYPE Library SYSTEM "CadastroFuncionarioVassouraLindaura.dtd">
<cadastro_funcionarios>
<funcionario>
<id>1</id>
<nome>Joao Martins</nome>
<sexo>Masculino</sexo>
<endereco>Av. São Jose</endereco>
</funcionario>
<funcionario>
<id>2</id>
...