Conceitos de gestao finaceira
Pesquisas Acadêmicas: Conceitos de gestao finaceira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jkkkk • 28/10/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.386 Palavras (6 Páginas) • 582 Visualizações
1.1 Conceitos de gestao finaceira
Gestão financeira é uma das áreas funcionais de maior importância encontrada em qualquer organização. Tem a finalidade de assegurar a sustentabilidade e a rentabilidade dentro de um patamar organizacional, aoqual cabem as análises, decisões e controles de atuações relacionadas com os meios financeiros necessários à atividade da empresa.
Visa tornar a estrutura financeira organizada e equilibrada, demodo a não correr riscos de que a empresa sofra sérios problemas financeiros. Isso por meio de uma estratégia financeira, que tem a função de obter e assegurar que a soma dos resultados seja o maiselevado possível, visto que a empresa necessita que se compre, produza e venda, para se manter em atividade.
Desta forma, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização econtrole de recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a estabilidade das operações da organização e, por outro a rentabilidade.
Portanto, a maior importância da gestão financeira emqualquer organização é certificar que a empresa saiba de quanto dinheiro vai necessitar, como obter o dinheiro de que necessita e como deve empregar esse dinheiro para alcançar os seus objetivos de formaética, responsável e sustentável. É impossível uma organização sobreviver sem uma gestão financeira apropriada.
1.2 gestao financeira e fluxo de caixa
A gestão dos recursos financeiros representa uma das principais actividades da empresa.
Dessa forma, faz-se de forma necessária, um efectivo planeamento dos montantes captados e
o acompanhamento dos resultados obtidos, com o objectivo de administrar tais recursos,
possibilitando uma melhor operacionalização.
Gestão financeira pode ser definida como a gestão dos fluxos monetários derivados da
actividade operacional, em termos de suas respectivas ocorrências no tempo. Contudo, ela não
é função exclusiva do gestor da área financeira, mas de todos os gestores das diversas áreas de
responsabilidades. Esta gestão, conduz ao objectivo encontrar o equilíbrio entre a
rentabilidade e a liquidez, o que significa que o que, está implícita na necessidade da gestão
financeira é a busca do equilíbrio entre gerar lucros e manter caixa. É relevante saber que, a
gestão financeira está preocupada com a administração das entradas e saídas de recursos
financeiros provenientes da actividade operacional da empresa, ou seja, com a administração
do fluxo de disponibilidade da empresa.
Para obter-se um boa gestão financeira, é necessária a utilização de ferramentas de gestão,
como o Fluxo de Caixa, entre outros, que visam orientar e planear os recursos disponíveis na
organização. Com isso, torna-se possível a identificação de necessidades ou oportunidades,
para a aplicação dos excedentes de caixa em áreas rentáveis da empresa ou em investimentos
estruturais.
A partir da implementação do Fluxo de Caixa, como uma das ferramentas operacional da
gestão financeira, será possível obter informações imprescindíveis à tomada de decisão e
resultados satisfatórios num curto espaço de tempo
o fluxo de caixa de uma empresa consiste na proteção de entradas e saidas de recursos financeiros em seu caixa. Possui alguns objeitivos basicos,tais como prever qual vai ser o saldo em caixa de cada periodo orçado e também determinar a previsão dos recebimentos e desembolsos de capital em cada periodo
fluxo de caixa, de acordo com lunkes (2007), possibilita também assegurar recursos monetarios suficiente para atender as operações da empresa estabelecidas nas outras peças orçamentais.
Completa ianda que ode ajudar a epresa e equilibra o caixa, indentificando deficiencias de recursos monetarios com antecedencia, o que pode levar a empresa a busca empréstimos e juros menores, como também estimar investimentos com certa antecedencia.
É importamte ressaltar que, antes da elaboração do fluxo de caixa,é necessario que a empresa possua um comtrole de contas a pagar e contas a receber, em que leve em consideração os prazos de pagamentos e de recebimentos adotados pela mesma.
1.3principais decisoes de investimento
É importante destacar as principais decisões da área financeira. Um administrador financeiro, além de reconhecer sua principal meta, deve entender as decisões a serem tomadas e suas extensões na organização. Portanto, é recomendável classificar tais decisões, de maneira a sistematizá-las e compreendê-las.
São mostradas aqui três classificações não excludentes entre si. Desta forma, elas podem ser enquadradas em mais de uma classificação. Para os propósitos aqui levantados, são sugeridas classificações quanto aos tipos, prazos e níveis das decisões financeiras. Cada uma delas é explorada nos subitens a seguir.
As decisões de investimentos dizem respeito aos comprometimentos de recursos necessários para a organização obter, em um momento futuro, algum tipo de retorno. Sejam em ativos circulantes ou permanentes, sejam em ativos financeiros ou em outras empresas, é fundamental decidir que projetos receberão recursos, em que quantidade e quais são os retornos esperados, tendo em vista os objetivos traçados pela empresa e os meios necessários para atingi-los.
As decisões de curto prazo
As decisões de curto prazo têm uma amplitude temporal curta, de no máximo alguns meses. Os ciclos envolvidos nestas decisões são executados
...