Conceitos de macro ambiente
Tese: Conceitos de macro ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ricardojf100 • 17/8/2014 • Tese • 482 Palavras (2 Páginas) • 687 Visualizações
AD 01
AD 01 Exercício 04/05 (2 pontos) – (Semana 4 – prazo: 12/08/2013 a 18/08/2013)
Orientação: O ambiente econômico e político influenciam fortemente as organizações. Por isso, os administradores precisam estar atentos aos fatores que podem alterar a rotina das organizações, sejam elas públicas ou privadas. Para responder à esta atividade, você precisará fazer uma pesquisa nos principais jornais e revistas especializadas do país.
Questão: No ano de 2008 e 2009 houve uma severa crise econômica que abalou vários países. Pesquise qual a origem desta crise e identifique seus principais efeitos no macroambiente e os impactos que provocaram em sua empresa. Caso você não esteja inserido em nenhuma empresa, você poderá pesquisar em alguma outra organização que tenha acesso, pode ser de um conhecido, do seu bairro, etc.
DICA: Na unidade III de nosso guia você encontra conceitos que sobre macroambiente.
Resposta:
A origem da crise:
O que causou a crise econômica mundial entre 2008 e 2009 foi o desequilíbrio da maior economia do mundo, os estados Unidos. A economia interna não ia muito bem (os EUA estavam importando mais do que exportando) e em resposta ao ataque de 11 de setembro o governo americano se envolveu em duas grandes guerras, no Iraque e Afeganistão, gastando mais do que deveria.
O governo recebeu ajuda de países como a China e a Inglaterra, com o dinheiro, os bancos passaram a oferecer mais crédito, inclusive a clientes considerados de risco. Houve uma baixa de juros, e os consumidores compraram muito, inclusive imóveis, que foram valorizados, foi quando começou a “bolha imobiliária”. Com a grande procura, os preços foram subindo, porém quando a taxa de juros começou a subir, a procura por imóveis diminuiu, começou então a inadimplência, pois as pessoas não viam sentido em continuar pagando altas hipotecas enquanto as propriedades estavam sendo desvalorizadas.
Principais efeitos no macroambiente:
Com a falência do banco Lehman Brothers (tradicional banco fundado em 1850), em poucas semanas a crise financeira afetou países do mundo inteiro, muitas empresas que não conseguiram ajuda do governo faliram, e foi o estopim para que a crise de confiança no mercado financeiro se alastrasse pelo mundo.
Sem crédito internacional, diminui o crédito no Brasil, as exportações diminuíram, entre outros prejuízos.
Pesquisa de uma empresa afetada pela crise:
Não consegui relatos de empresários, nem funcionários de empresas que sofreram perdas nesta crise (a maioria dos que conheço são pequenos empresários, que não trabalham com exportação ou com dólar), mas pesquisei a empresa Sadia, que teve um prejuízo de R$ 239,2 milhões no primeiro trimestre de 2009.
Com o enxugamento do crédito, importadores promoveram grandes reduções de seus estoques, que afetaram as exportações da empresa. Além disso, a empresa perdeu receita com operações cambiais em moeda estrangeira, e pagamento de juros de financiamentos. A saída foi aquecer a venda no mercado interno, para reduzir o impacto da redução da receitas externas.
...