Conjuntura Economica
Artigos Científicos: Conjuntura Economica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiagosousaw • 5/10/2014 • 484 Palavras (2 Páginas) • 195 Visualizações
Atividade
1º) Faça uma breve análise do texto incluindo suas percepções sobre as interferências da Conjuntura Econômica Brasileira para esta realidade. (2,0 PONTOS)
Um dos principais objetivos da macroeconomia é avaliar o desempenho econômico, ou seja, “medir” a quantidade total de bens e serviços que estão sendo disponibilizados à sociedade verificar as relações econômicas que estão na base desse processo. Ela permite saber se a economia de um determinado país esta crescendo ou em recessão. Em minha opinião, não é uma opção inteligente buscar na macroeconomia orientação para decisões de caráter microeconômico. Há interferências remotas e defasadas da macroeconomia na microeconomia. O que acontece no geral nem sempre se repete no particular. Podemos evidenciar tanto através do texto como através do nosso quotidiano que a demanda é maior que a oferta, nos dias de hoje, bastante devido as interferências tributarias do governo, como o regulamento do IPI.
2º) É possível afirmar que a medida macroeconômica de reduzir tributos sobre produtos industrializados interfere nas relações de oferta e procura de mercado? Comente sua resposta. (2,0 PONTOS)
Sim, é possível afirmar que a medida macroeconômica de reduzir o IPI interfere sim, nas relações de oferta e procura. A demanda ou a procura é a quantidade de um bem qualquer que os compradores desejam e podem comprar. Quantidade demandada pelo comprador é a quantidade de produto que ele vai procurar no mercado, de acordo com fatores como qualidade e preço. A quantidade da demanda é negativamente relacionada com o preço. Através das mudanças tributarias podemos aplicar a lei da oferta, ou seja, quando o preço de um bem aumenta, a quantidade ofertada desse bem também aumenta, quando o preço de um bem cai, a quantidade ofertada desse bem também cai. Os tributos como o IPI, ajudam a manter a balança econômica estável.
3º) O texto cita a existência de uma possível pressão inflacionária desnecessária. Através do módulo e das suas interações no AVA é possível distinguir algumas causas de inflação. Diferencie estas causas de inflação associando com o que o texto revela. (2,0 PONTOS)
Em primeiro lugar, inflação não deve ser confundida com ajuste de mercado. Existem vários tipos de inflação, inflação de demanda, inflação de custos, inflação inercial e inflação de lucros. O tipo de inflação evidenciada no texto é, inflação de demanda. Uma das principais causas da inflação é o reajuste de preço no mercado de forma continua e desorganizada. Aumento da renda disponível em decorrência de reajustes salariais ou de redução de carga tributaria. Isto ocasiona um aumento no poder aquisitivo e pressiona o consumo para níveis maiores do que a capacidade de expansão da produção, gerando um desequilíbrio no mercado e induzindo os preços a se elevarem. Uma causa bastante comum é a expansão do credito ao consumidor que, mesmo com limitações na sua renda disponível, passa a dispor de um mecanismo de compra. A diminuição das taxas de juros estimula a inflação, sendo também uma das principais causas.
...