Conjuntura Economica
Artigos Científicos: Conjuntura Economica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafasampaiio • 6/10/2014 • 695 Palavras (3 Páginas) • 187 Visualizações
QUESTÃO 1 (Valor: 1,5)
Emprego e crescimento econômico são variáveis macroeconômicas bastante interdependentes e, sem dúvida, interferem decisivamente nas decisões eleitorais. O texto revela um cenário de reduzida taxa de desemprego aliada a baixos níveis de crescimento econômico. Como esta combinação pode provocar pressão inflacionária caso o Governo deseje estimular um maior crescimento do PIB? Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.
Normalmente, baixas taxas de crescimento estão associadas a altas taxas de desemprego. Referente a este caso, tradicionais políticas para estimular a demanda como, por exemplo, o aumento de gastos públicos ou corte da taxa de juros pode ter um moderado impacto sobre a inflação devido ao excesso de mão-de-obra.
Atualmente no Brasil isso é um problema porque não existe essa mão-de-obra excessiva. Isso faz com que não haja um grande espaço para a oferta crescer. Uma política voltada para o aumento de gastos pode provocar um aumento da concorrência por mão-de-obra, ocasionando um baixo impacto sobre o crescimento.
Assim, a competição pelo mercado de trabalho em um cenário de baixo desemprego faz com que políticas de crescimento sejam inflacionárias.
QUESTÃO 2 (Valor: 1,5)
O texto sugere que os preços de energia e combustíveis estariam “segurados artificialmente”. Explique o princípio de formação do preço de equilíbrio em um mercado de concorrência perfeita e conclua se o processo mencionado no texto condiz com esta teoria. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.
O princípio de formação do preço de equilíbrio, considerando um mercado de concorrência perfeita, ocorre quando a demanda é igual a oferta. Nesse caso, a quantidade demandada de um bem no mercado se iguala a quantidade ofertada. Como exemplo, vendedores e compradores de determinada mercadoria, sendo produtos homogêneos, existindo perfeita mobilidade dos recursos onde há o perfeito conhecimento dos preços. Relacionando com o texto, existe uma equivalência com a teoria estudada, onde pode haver a interferência do governo para que a economia aproxime-se do patamar de concorrência perfeita como, por exemplo, estatizar a produção vendendo os produtos por um valor que seja superior ao custo, assim como no caso das organizações estatais de energia e água.
QUESTÃO 3 (Valor: 1,5)
O texto admite uma expectativa de inflação elevada em 2015 por conta do ajuste do Governo nessas tarifas de energia e combustíveis. Explique a diferença entre inflação de demanda e inflação de custos e indique qual das duas deverá ser estimulada neste contexto Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.
A inflação de demanda ocorre quando há o excesso de demanda agregada relacionada a produção de bens e serviços na economia. O crescimento dos meios de pagamento, não sendo acompanhado pelo crescimento da produção, torna-se responsável por essa inflação. Isso faz com que a oferta de bens e serviços a curto prazo não possa aumentar e crescer. Já na inflação de custos, as condições de oferta de bens e serviços são os fatores responsáveis por esse tipo de inflação. O nível da demanda
...